Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26519
Tipo: Artigo
Título: Fatores da embalagem de café orgânico torrado e moído na intenção de compra do consumidor
Autor(es): Lucia, Suzana Maria Della
Minim, Valéria Paula Rodrigues
Silva, Carlos Henrique Osório
Minim, Luis Antonio
Abstract: O efeito de algumas características da embalagem de café orgânico sobre a intenção de compra do consumidor foi avaliado, utilizando-se a conjoint analysis. Quatro características, cada uma com dois níveis, foram manipuladas: preço do produto (alto e baixo), cor da embalagem (vermelha e verde), marca (conhecida e desconhecida) e informação sobre orgânicos (com e sem os dizeres "produto isento de agrotóxicos" e "não agride o meio ambiente"). Dezesseis embalagens hipotéticas foram criadas seguindo o delineamento fatorial completo e avaliadas por 144 consumidores, de acordo com a intenção de compra. O modelo clustering segmentation foi utilizado para a análise dos dados. A marca conhecida afetou positivamente a intenção de compra de 93% dos consumidores. Embalagens possuindo preço alto conferiram impacto negativo na intenção de compra de todos os participantes. A cor da embalagem teve pouco impacto na avaliação. As informações adicionais sobre orgânicos afetaram positivamente a intenção de compra de 79% dos participantes, demonstrando que consumidores gostam de encontrar informações sobre o produto descritas na embalagem.
The effect of some of the characteristics of organic coffee packaging on the consumer s intention to purchase was studied using conjoint analysis. Four factors, each having two levels, were chosen and considered, namely: price (high and low), color of the packaging (red and green), brand name (familiar and unfamiliar), and information about organic foods (with and without the terms "environmental-friendly product" and "free of agrotoxic chemicals"). Sixteen hypothetical organic coffee bags were created following a complete factorial design, which were then evaluated by 144 consumers based on their intention to purchase. The data were analyzed using the clustering segmentation model. The familiar brand name positively affected the intention to purchase of 93% of the consumers. High-priced organic coffee packaging had a negative impact on all the participants intention to purchase. The color of the packaging had little impact on the consumers evaluation. Printed information about organic foods positively affected the intention to purchase of 79% of the participants, demonstrating that consumers want to find information about the product printed on its packaging.
Palavras-chave: Consumido
Conjoint analysis
Embalagem
Intenção de compra
Consumer
Conjoint analysis
Packaging
Intention to purchase
Editor: Food Science and Technology
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20612007000300010
https://locus.ufv.br//handle/123456789/26519
Data do documento: Jul-2007
Aparece nas coleções:Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo83,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.