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Tipo: Dissertação
Título: Entre as produções do feminino e a conquista de espaços: mulheres e educação na Universidade Federal de Viçosa (1931- 1956)
Between the productions to be woman and the conquest of spaces: women and education at the Federal University of Viçosa (1931-1956)
Autor(es): Carmo, Monalisa Aparecida do
Abstract: Este estudo aborda as ações das mulheres nos espaços educativos da Universidade Federal de Viçosa. Fundada em 1922, com o nome de Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), foi planejada para ser uma referência, pautada no modelo estadunidense dos land grant colleges. Nas primeiras décadas da instituição percebe-se uma hegemonia masculina que colocaria as mulheres em ambientes restritos de atuação. Baseado nesse contexto, algumas questões orientam esse estudo: Quais espaços eram ocupados pelas mulheres na instituição? Como elas conseguiram se inserir? Qual sentido da criação do curso de Ciências Domésticas, no que tange a ocupação da vida pública por meio da educação? Como se constituíram as relações entre homens e mulheres? Com base nessas questões, tem-se como objetivo geral compreender a conquista das mulheres nos espaços educativos da Universidade Federal de Viçosa, no período de 1931 a 1956. Para dar conta desse objetivo, a pesquisa foi construída a partir da análise de documentos institucionais - jornais, estatutos e relatórios anuais - que nos apontaram a inserção feminina em diversos âmbitos ainda não manifestados em trabalhos anteriores. Neste estudo o curso de Ciências Domésticas aparece como uma conquista, resultado de um conjunto de reinvindicações e ações que vão marcar a participação das mulheres, partindo de outros meios de atuação feminina. Assim, as mulheres estiveram presentes na ESAV antes da criação da ESCD, foram funcionárias e, muito além de apenas esposas de professores, estiveram nos espaços de socialização e se organizaram para realização do Curso Profissional Feminino, Mês Feminino e Associação Feminina Effie Rolfs. A vida pública passou a contar com maior participação das mulheres nas ruas possibilitando o acesso à educação e à profissionalização, mas sem desconstruir um padrão feminino legitimado pelo discurso biológico socialmente construído.
This study aproach the actions of women in educational spaces of the Federal University of Viçosa. Founded in 1922 under the name of the School of Agriculture and Veterinary Science (ESAV), it was designed to be a reference, based on the US model of land grant colleges. In the first decades of the institution one perceives a masculine hegemony that would place the women in restricted environments of performance. Based on this context, some questions guide this study: What spaces were occupied by women in the institution? How did they get in? What sense of the creation of the course of Domestic Sciences, in what concerns the occupation of public life through education? How were build the relations between men and women? Based on these questions, the general objective is to understand the conquest of women in the educational spaces of the Federal University of Viçosa, from 1931 to 1956. In order to fulfill this objective, the research was built on the analysis of institutional documents - newspapers, statutes and annual reports - that pointed us to the feminine insertion in several areas not yet manifested in previous works. In this study the Domestic Sciences course appears as an achievement, the result of a set of claims and actions that will mark the participation of women, starting from other means of female performance. The women were present at the ESAV before the creation of the ESCD, they were employees and, far beyond just wives of teachers, they were in the spaces of socialization and they organized to realize the Professional Women's Course, Women's Month and Effie Rolfs Women's Association. The public life started to have a greater participation of women in the streets, allowing access to education and professionalization, but without deconstructing a female pattern legitimized by socially constructed biological discourse.
Palavras-chave: Educação - História - 1931-1956
Mulheres na educação
Universidade Federal de Viçosa - História - 1931-1956
CNPq: História da Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: CARMO, Monalisa Aparecida do. Entre as produções do feminino e a conquista de espaços: mulheres e educação na Universidade Federal de Viçosa (1931- 1956). 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26613
Data do documento: 26-Abr-2019
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