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Tipo: Dissertação
Título: Histórias cruzadas: tramas de vida de estudantes negras graduandas da Universidade Federal de Viçosa
Cross-histories: life plots of graduating black students of Federal University of Viçosa
Autor(es): Ladeira, Priscila Daniele
Abstract: Este trabalho teve como tema de investigação as relações raciais no Ensino Superior, sendo as estudantes de graduação negras e suas produções cotidianas na Universidade Federal de Viçosa (UFV) os sujeitos desta pesquisa. Ao longo da construção deste trabalho, pretendi acompanhar e encontrar possíveis respostas ao seguinte problema: como as composições tecidas no cotidiano acadêmico das estudantes negras da UFV contribuem para a construção das suas narrativas e como influenciam na construção de suas trajetórias pessoais e acadêmicas? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as narrativas de estudantes negras e identificar os pontos que tecem uma trama comum na história de vida dessas mulheres, e os objetivos específicos foram: a) verificar a presença de estudantes negras nos cursos de graduação da UFV; b) compreender as estratégias e táticas presentes nos processos de escolarização formal da população negra, especificamente de mulheres negras dos cursos de graduação da Universidade; e c) analisar as trajetórias de escolarização vivenciada por estudantes negras da Instituição. O primeiro capítulo apresenta os percursos metodológicos percorridos para produção dos dados desta pesquisa, realizados em três etapas. A primeira etapa contou com um levantamento quantitativo no Registro Escolar da UFV, a fim de produzir dados sobre a população negra na Universidade, em especial as mulheres. A segunda etapa consistiu em um encontro coletivo para realização de um grupo de discussão. Desenvolveu-se com as participantes uma dinâmica de grupo chamada de “Rio da Vida”¹ , a partir de elementos pedagógicos, como: livros com a temática racial; imagens de mulheres e personalidades negras; produtos de beleza; fantoches; bonecas; flanelógrafos e outros, que despertavam nas participantes memórias de suas trajetórias de vida até chegarem à Universidade. Estes elementos foram distribuídos pelo Departamento de Educação da UFV em espaços que levavam à sala onde seriam realizados os debates. Após breve apresentação, as participantes tiveram a oportunidade de interagir com os elementos e escolher um que havia lhes chamado mais atenção e despertado nelas memórias referentes à sua construção enquanto mulheres negras até chegarem ao Ensino Superior. O terceiro momento foram entrevistas individuais realizadas com todas as participantes do grupo de discussão em dias, horários e locais previamente agendados. A partir do segundo capítulo, apresentam-se, em forma de contos, as narrativas das mulheres negras participantes da pesquisa. Cada conto permitiu-me dialogar com as questões que atravessam a temática racial e de gênero, a partir dos referenciais bibliográficos consultados. Os temas abordados nestes capítulos versam sobre as seguintes questões: construção da identidade negra em uma perspectiva relacional a partir dos conceitos de preconceito de marca e preconceito de origem de Oracy Nogueira; panorama quantitativo sobre a população negra da UFV, especificamente as mulheres; a solidão da mulher negra, o processo de preterimento experimentado nas relações afetivas e de trabalho e como o racismo institucional afeta suas narrativas; a trajetória escolar do povo negro a partir da narrativa de uma intelectual negra, estudante do curso de Geografia da UFV e autora de diversos textos no periódico Cadernos Negros; o conceito de colorismo a partir do uso do termo negro ao longo da História do Brasil, as teorias eugenistas e a teoria do embranquecimento, bem como a ideia de democracia racial desconstruída por meio de pesquisas ao longo da década de 1950; e o feminismo negro e sua contribuição para a luta das mulheres negras e não negras. Nas considerações finais são apresentadas as contribuições desta pesquisa nas discussões raciais dentro da Universidade e os pontos que tecem uma trama comum nas histórias de vida das mulheres negras. ¹ O Rio da Vida é uma dinâmica muito utilizada por organizações não governamentais em trabalhos de base com grupos de mulheres. Consiste em desenhar no chão um rio, ou usar um tecido TNT ou papel para representar um rio. Diversos elementos são disponibilizados para que as/os participantes possam colocar no rio de forma a representar sua trajetória de vida (nascimento, formação escolar, relações familiares etc.) e socializá-las com o restante do grupo.
This study had as a research theme the racial relations in Higher Education, the subject of this study were black female undergraduate students and their daily productions at the Federal University of Viçosa (UFV). Throughout the development of this work, I intended to follow and find possible answers to the following problem: how do the compositions woven in the academic daily life of UFV black students contribute to the construction of their narratives and how do they influence the construction of their personal and academic trajectories? The general goal of the research was to analyze the narratives of black students and identify the points that weave a common plot in the life history of these women, and the specific goals were: a) to verify the presence of black students in undergraduate courses at UFV; b) to understand the strategies and tactics present in the processes of formal education of the black population, specifically of black women in undergraduate courses at the University; and c) to analyze the educational trajectories experienced by black students of the Institution. The first chapter presents the methodological frameworks used to produce the data of this research, carried out in three stages. The first stage was based on a quantitative survey in the UFV School Register, in order to produce data about the black population in the University, especially the women. The second stage consisted of a collective meeting to hold a discussion group. A group dynamics called “River of Life” (Rio da vida) was developed with the participants, using pedagogical elements, such as: books with the racial theme; images of women and black personalities; beauty products; puppets; dolls; woolen frames (flanelographs) and others, which stir up the participants’ memories related to their life trajectories until they had started studying at the University. These elements were spread throughout the Department of Education of the UFV in spaces that led to the room where the debates would be held. After a brief presentation, the participants had the opportunity to interact with the elements and choose one that had attracted their attention the most and also stirred up memories about their life story as black women until they reached Higher Education. The third stage consisted of individual interviews with all participants in the discussion group, in previously scheduled days, times and locations. Starting from the second chapter, the narratives of the black women participating in the research are presented as short stories. Each story allowed me to dialogue with the issues that cross the racial and gender concerns, in the bases of the bibliographic references consulted. The topics covered in these chapters deal with the following issues: the construction of black identity in a relational perspective in the bases of the concepts of race prejudice of markers and race prejudice of origin of Oracy Nogueira; a quantitative picture of the UFV's black population, specifically women; the loneliness of the black woman, the process of postponement experienced in affective and work relationships, and how institutional racism affects their narratives; the school trajectory of the black people in the basis of the narrative of a black intellectual student who is an undergraduate in Geography of the UFV and authoress of several texts in the journal “Black Notebooks” (Cadernos Negros); the concept of colorism in the basis of the use of the term black throughout the history of Brazil, eugenics theories and whitening theory, as well as the idea of deconstructed racial democracy through research throughout the 1950s; and black feminism and its contribution to the struggle of black and non-black women. In the final remarks the contributions of this research in the racial discussions within the University and the points that weave a common plot in the life histories of black women are presented.
Palavras-chave: Ensino superior
Negras
Relações étnicas
Relações raciais
CNPq: Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: LADEIRA, Priscila Daniele. Histórias cruzadas: tramas de vida de estudantes negras graduandas da Universidade Federal de Viçosa. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26614
Data do documento: 29-Mar-2019
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