Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26667
Tipo: Artigo
Título: Demanda energética de uma semeadora-adubadora em diferentes velocidades de deslocamento e rotações do motor
Autor(es): Fernandes, Haroldo Carlos
Silveira, João Cleber Modernel da
Modolo, Alcir José
Silva, Suedêmio de Lima
Trogello, Emerson
Abstract: A velocidade de operação do trator influencia diversos aspectos, entre eles o consumo de combustível, a capacidade operacional e a qualidade de semeadura. Este trabalho teve como objetivo avaliar a demanda energética de um conjunto trator-semeadora-adubadora em sistema plantio direto, em função das velocidades de deslocamento e rotações no eixo do motor, na semeadura da cultura do milho. Os 12 tratamentos foram constituídos de quatro velocidades de deslocamento, obtidas em função dos escalonamentos de marchas e de três rotações do motor do trator. Durante a semeadura, monitoraram-se a velocidade de operação, a rotação do motor, a força de tração e o consumo horário de combustível. Os resultados mostraram que o requerimento de potência na barra de tração, média, por linha de semeadura, por profundidade do sulco e por área mobilizada aumentou com o aumento da velocidade de operação do conjunto mecanizado. O consumo horário de combustível foi elevado com o aumento da velocidade de operação e da rotação do motor, sendo menor na rotação do motor de 1.500 rpm.
The operating speed of the tractor influences various aspects, including fuel consumption, operational capacity and sowing quality. This study aimed to assess the energy needs of a tractor-planter when sowing maize in a no-tillage system, according to its travel speed and the rotation speed of the motor shaft. The 12 treatments consisted of four travel speeds, obtained by staggering the gears, and three tractor-engine rotation speeds. During sowing, the speed of operation, engine speed, the traction force and hourly consumption of fuel were monitored. The results showed that the average power requirement on the drawbar per seeding row, groove depth, and worked area, increased with an increase in the operating speeds of the mechanism. Hourly fuel consumption went up with the increase in operating and engine-rotation speeds, being lowest at a speed of 1,500 rpm.
Palavras-chave: Desempenho operacional
Mecanização
Plantio direto
Operational performance
Mechanization
No-tillage
Editor: Revista Ciência Agronômica
Tipo de Acesso: Open Access
URI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-66902013000100006
https://locus.ufv.br//handle/123456789/26667
Data do documento: Jan-2013
Aparece nas coleções:Engenharia Agrícola - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdftexto completo479,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.