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Tipo: Dissertação
Título: Arquitetura para jogos como facilitadores no processo de ensino- aprendizagem: um estudo de caso com disciplina de curso de graduação
Título(s) alternativo(s): Game architecture for teaching-Iearning process: an application on an undergraduate course
Autor(es): Amaral, Heber Fernandes
Primeiro Orientador: Braga, José Luis
Primeiro coorientador: Silva Júnior, Aziz Galvão da
Primeiro avaliador: Oliveira, Alcione de Paiva
Segundo avaliador: Passos, Frederico José Vieira
Abstract: Jogos educativos são ferramentas importantes para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, pois permitem simular conceitos em um ambiente virtual e promover a colaboração e a comunicação entre os alunos. Porém, deve-se ter em mente que jogos educacionais eletrônicos são softwares e, por sua vez, seu desenvolvimento sofre os mesmos problemas e dificuldades já conhecidos na engenharia de software quando se trata de desenvolvimento de softwares tradicionais. Soma-se a esses problemas a necessidade de se atender aos requisitos educacionais e também aos requisitos específicos de um jogo, sendo que requisitos educacionais consistem em todo o conteúdo programático de determinada matéria ou curso e requisitos de jogos são todas as características que diferenciam um software de um jogo. O presente trabalho envolve o a elaboração de uma arquitetura de software para auxiliar ou reduzir o retrabalho no desenvolvimento de jogos educacionais de simulação e estratégia. E para validar essa arquitetura foi desenvolvido um jogo para uma disciplina de administração rural como evidência da aplicabilidade da arquitetura proposta.
Educational games are important tools to assist the process of teaching and Iearning as they aIIow simulating concepts in a virtual environment and foster coIIaboration and communication among students. But, in order to develop an educational game, one should have in mind that electronic games are softwares and in turn their development suffers the same problems and difficulties known in software engineering when it comes to traditional software development Added to these problems there is the need to meet the educational and also the specific requirements of a game: educational requirements consist of an entire syllabus of a particular subject or course requirements and the gaming factor is one of the features that differentiates a software from a game. This work proposes an educational game architecture aimed to heIp or reduce rework in the development of simulation and strategy educational games. We also describe an experience of developing a game about rural management using the proposed architecture as evidence of the applicability of the proposed architecture.
Palavras-chave: Arquitetura de software
Software educacional
Jogos por computador
Administração rural
Métodos de simulação
Software architecture
Educational software
Computer games
Rural administration
Simulation methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação
Programa: Mestrado em Ciência da Computação
Citação: AMARAL, Heber Fernandes. Game architecture for teaching-Iearning process: an application on an undergraduate course. 2014. 47 f. Dissertação (Mestrado em Metodologias e técnicas da Computação; Sistemas de Computação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/2678
Data do documento: 14-Jan-2014
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