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Tipo: Dissertação
Título: Política pública de turismo em nível municipal: o caso do Programa Porto Alegre Turismo Criativo
Public policies of tourism at the municipal level: the case of the Porto Alegre Creative Tourism Program
Autor(es): Niquini, Waléria Thabata Roldão
Abstract: O objetivo deste trabalho é compreender a implementação do Programa Porto Alegre Turismo Criativo, desenvolvido como política pública no município de Porto Alegre (RS), Brasil. A escolha do case se deu pelo seu pioneirismo nacionalmente ao implementar o conceito de turismo criativo a partir de uma política pública em nível municipal. O trabalho se pautou no modelo do policy cycle como categoria de análise, focando na etapa de implementação. A pesquisa é classificada como um estudo de caso e considerada descritiva. Por trabalhar um case único no Brasil, o propósito é identificar e analisar a realidade de tal programa. Os dados foram coletados através de observação participante com diário de campo em dois momentos, entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica e documental. Os mesmos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa de campo possibilitou entender por completo a formação do programa e reconstruí-lo a partir do modelo do Policy cycle. Verificou-se que este foi elaborado com o intuito de aumentar a permanência de turistas de negócios e consolidar Porto Alegre no cenário nacional de turismo de lazer. A partir da análise das entrevistas, identificou-se que os policy makers não se basearam no policy cycle quando a política foi elaborada, mas é perceptível que suas etapas estão claras durante a formulação do programa. O Programa Porto Alegre Turismo Criativo não teve êxito nos anos que seguiram o seu lançamento, entrando em stand by desde dezembro de 2016, quando ocorreu a troca de gestão municipal. Em paralelo ao Programa Porto Alegre Turismo Criativo, criou-se o Projeto Turismo de Galpão, essencialmente baseado no turismo criativo, onde as atividades ligadas ao conceito se consolidaram. O Turismo de Galpão completou, em 2018, sua sétima edição dentro do maior evento alusivo ao tradicionalismo gaúcho: a Semana Farroupilha. Observa-se que o poder público municipal tem possibilidade de desenvolver suas próprias políticas de turismo, não dependendo apenas das esferas federais e estaduais. Outro aspecto é a possibilidade de que o Programa Porto Alegre Turismo Criativo se torne inspiração a outros municípios que buscam o turismo criativo como alternativa à massificação do turismo ou como oportunidade de desenvolvimento econômico e social.
The objective of this work is to understand the implementation of the Porto Alegre Creative Tourism Program, developed as a public policy in the city of Porto Alegre (RS), Brazil. The choice of the ‘case’ was due to its national pioneering when implementing the concept of creative tourism based on a public tourism policy at the municipal level. The work was based on the ‘policy cycle’ model as a category of analysis, focusing on the implementation stage. The research can be classified as descriptive and a case study. By working on a single case in Brazil, the main purpose is to identify and analyze the reality of such a program. Data were collected through participant observation with field diary in two moments, semi-structured interviews and bibliographic and documentary analysis. They were analyzed using the content analysis technique. The field research made it possible to fully understand the creation of the program and reconstruct it from the cycle. It was verified that the program was designed with the purpose of increasing the stay of business tourists and consolidating Porto Alegre in the national leisure tourism scenario. From the analysis of the interviews, it was identified that the ‘policy makers’ were not based on the ‘policy cycle’ when the policy was elaborated, but it is noticeable that the steps are present during the formulation of the program. The Porto Alegre Creative Tourism Program was unsuccessful in the years following its releaze, entering ‘stand-by’ from December 2016, when the municipal government exchange took place. Parallel to the Porto Alegre Creative Tourism Program, the Galpão Tourism Project was created, essentially based on creative tourism, which activities linked to the concept were consolidated. The Galpão tourism completed, in 2018, its seventh edition in the biggest event allusive to Gaucho traditionalism: Farroupilha Week. It is observed that the municipal/local government has the capacity of developing its own tourism policies, not only depending on the federal and state levels, such as the possibility that the Porto Alegre Creative Tourism Program becomes an inspiration to other municipalities that seek creative tourism as an alternative to mass tourism or as an opportunity for economic and social development.
Palavras-chave: Turismo
Política Pública
Porto Alegre (RS)
Admnistração pública
CNPq: Administração Pública
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Administração
Citação: NIQUINI, Waléria Thabata Roldão. Política pública de turismo em nível municipal: o caso do Programa Porto Alegre Turismo Criativo. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/26918
Data do documento: 27-Fev-2019
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