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https://locus.ufv.br//handle/123456789/27519
Tipo: | Tese |
Título: | Aprisionamento parental: representações de família e punibilidade por crianças e adolescentes filhos de detentos Parental imprisonment: representations of family and punishment by children of prisoners |
Autor(es): | Castro, Cláudia Gomes de |
Abstract: | Estudos têm sido direcionados para a formação do conhecimento acerca das implicações
do aprisionamento parental na vida de crianças e adolescentes filhos de detentos. Diante
das indagações já realizadas, identificamos uma lacuna importante e relacionada ao
nosso contexto sociocultural: qual a representação que crianças e adolescentes, filhos
de detentos, possuem sobre família e punibilidade? Como os filhos de detentos
percebem suas famílias? Quais as imagens construídas e desconstruídas pelo
aprisionamento dos pais? Como essas crianças e adolescentes, separadas do convívio
diário com seus pais, percebem a questão do afeto familiar? Quais as possíveis
consequências do aprisionamento parental na vida dessas crianças e adolescentes?
Dessa forma, o objetivo central desta pesquisa foi conhecer as representações que
crianças e adolescentes possuem sobre família e punibilidade quando um ou ambos os
pais estão aprisionados. A pesquisa é de caráter qualitativo e empregamos o Método
Clínico Piagetiano adaptado às pesquisas em Ciências Humanas, pois, compartilhamos
da concepção de Juan Delval (2001) que este método é capaz de permitir um melhor
entendimento de como crianças e adolescentes elaboram suas representações sobre
aspectos da realidade e do mundo social. Isto porque o método clínico consiste em uma
intervenção sistemática do pesquisador, sobrepondo perguntas às respostas do
pesquisado, buscando percorrer os caminhos e a compreensão do pensamento do
sujeito. Foram entrevistados 26 sujeitos: 13 adultos e 13 crianças e adolescentes. Dentre
as mais diversas implicações do aprisionamento parental na vida de crianças e
adolescentes, concluímos que suas representações sobre família e punibilidade são oriundas das experiências que vivenciaram em decorrência do encarceramento de um
familiar. As representações de Família estão associadas a cuidados, a presença física; à
afetividade, mas, também, é identificada como lugar de briga e violência e não segue a
tradicional representação de pais e filhos. A escola, muitas vezes, é o local onde o
estigma se fortalece e representa uma dicotomia entre o sonho de uma vida melhor com
a realidade das barreiras que lhe são colocadas a todo instante em busca de um futuro.Palavras-chave: Infância-Adolescência. Família. Punibilidade. Aprisionamento-parental. Método-clínico-piagetiano. Studies have focused on knowledge about the effects of imprisonment of parents on their small and teenage children. Given the questions already made, an important and useful gap has been identified in our socio-cultural context: what representation do small and teenage children of prisoners have of family and punishment? How do small and teenage children of prisoners perceive their families? What images are constructed and deconstructed by the imprisonment of their parents? How do these children and adolescents, separated from their parents, perceive family affection? What are the possible consequences of parental imprisonment in the lives of these children and adolescents? Thus, the main objective of this research is to unveil the representations of children and adolescents about family and punishment when one or both parents are imprisoned. This is a qualitative research that used the Piagetian Clinical Method adapted for Human Sciences research, which was selected because we agree with Juan Delval (2001), who stated that this method is able to improve knowledge related to how children and adolescents elaborate their representations about some aspects of reality and the social world. This is true, since the clinical method consists in a systematic intervention of the researcher, who overlaps questions to the responses of the interviewee, so as to understand the rationale of the respondent. Twenty-six subjects |
Palavras-chave: | Infância Adolescencia Família Detenção de pessoas Pena (Direito) Testes psicológicos para crianças |
CNPq: | Economia Doméstica |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Titulação: | Doutor em Economia Doméstica |
Citação: | CASTRO, Cláudia Gomes de. Aprisionamento parental: representações de família e punibilidade por crianças e adolescentes filhos de detentos. 2019. 281 f. Tese (Doutorado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/27519 |
Data do documento: | 30-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Economia Doméstica |
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