Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27527
Tipo: Dissertação
Título: Variabilidade aenetica nos milhos braquíticos 'Piranão' e 'CIMMYT' e avaliação de seus bibridos cripticos
Autor(es): Assunção, Maurício da Silva
Abstract: No presente trabalho, avaliaram-se os híbridos, planta a Planta (So X So! obtidos de cruzamentos entre as var iedades braquiticas Piranão e CIMMYT, e estudou-se a variabilidade genética em ambas as variedades, por meio de avaliação de suas respectivas progênies S, sem “lattice“ simples. Um ensaio com hibridos (So x So) teve 81 entradas no total, incluindo as testemunhas (Piranão!, 'CIMMYT'e O híbrido comercial 'AG-305 B'produzido pela Companhia de Sementes Agroceres S/A). Outros dois ensaios tiveram, respectivamente, 169 e 144 progênies S,'s das variedades Piranão e CIMMYT. Os caracteres estudados foram: altura de planta, altura de espiga, número de plantas acamadas, número de plantas quebradas, “stand” final, número de espigas, xii Peso de 50 grãos, peso de espigas, peso de grãos, número de folhas acima da espiga, número de folhas abaixo da espiga e umidade. No experimento dos híbridos (So X So!» onde o efeito de tratamentos foi considerado como fixo, decidiu-se selecionar 24 híbridos (So X So) superiores em relação à Produção. Estes híbridos tiveram 10% da produção maior que a média geral do experimento e, também, 14, 18e 51% de Produção maior que as testemunhas 'Piranão, 'AG-305 B' e CIMMyT' respectivamente. Para os outros dois exper imentos das progênies S, S, onde se considerou o efeito de progênies como aleatório, encontrou-se significância em quase todos os caracteres estudados, evidenciando considerável variabilidade genética em ambas as variedades, passível de ser explorada num programa de melhoramento. Tais evidências também puderam ser verificadas pelos altos coeficientes de herdabilidade obtidos para a maioria dos caracteres estudados nos dois experimentos. Somente para os caracteres número de Plantas acamadas, número de plantas quebradas e “stand” final, no experimento das progênies S, Ss do CIMMYT, a análise de variância não apresentou diferenças significativas. Obser vou-se, nos dois experimentos (S,'s da variedade Piranão e S,'s da variedade CIMMYT), que, de maneira geral, as correlações genéticas foram maiores que as ambientais e as fenotipicas, evidenciando a presença marcante de efeitos genéticos. Em ambos os experimentos das progênies S,'s. encontrou-se correlação genética positiva entre altura de planta e altura de espiga, altura de planta e peso de grãos e altura de espiga e peso de grãos.
Palavras-chave: Milho - Melhoramento genético
Milho - Variedades - Seleção
Milho híbrido - Seleção
Milho braquítico - Seleção
Milho - Porte baixo
CNPq: Genética e Melhoramento
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Genética e Melhoramento
Citação: ASSUNÇÃO, Maurício da Silva. Variabilidade aenetica nos milhos braquíticos 'Piranão' e 'CIMMYT' e avaliação de seus bibridos cripticos. 1989. 70 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 1989.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27527
Data do documento: 15-Set-1989
Aparece nas coleções:Genética e Melhoramento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo12,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.