Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27755
Tipo: Dissertação
Título: Construção de um equipamento multifuncional de baixo custo para análises fluorimétricas e fotométricas: uma opção para abordagens contextualizadas no ensino médio e superior
Construction of a low-cost multifunctional equipment for fluorometric and photometric analysis: an option for contextualized approaches in high school and higher education
Autor(es): Simões, Marriete Gonçalves
Abstract: Este trabalho visa promover a reflexão acerca da necessidade de interconexão entre conteúdos relacionados à luz nas disciplinas de Física e Química na atualidade e oferecer uma alternativa para a correlação dos mesmos através da transposição de abordagens interdisciplinares, de forma experimental, contextualizada e transdisciplinar. Para tal, realiza-se uma retrospectiva histórica abrangendo as principais descobertas acerca da natureza da luz, além da descrição e explicação dos principais conceitos relacionados à fotometria e fluorimetria, de forma multidisciplinar. Para a abordagem experimental, realizou-se a construção de um equipamento multifuncional de baixo custo para a realização de análises fotométricas e fluorimétricas, assim como sua aplicação na determinação do teor de quinino em água tônica e diclofenaco de sódio em medicamentos. Objetivou-se minimizar a lacuna existente no processo de ensino e aprendizagem, visando proporcionar ao discente a possibilidade de compreender como os conceitos teóricos sobre o modelo de Bohr, em Química e as ondas, em Física, estão intimamente relacionados com tecnologias presentes em seu cotidiano e como as análises quantitativas e qualitativas são de fundamental importância nos dias atuais. O equipamento proposto tem sua construção descrita com detalhes e os testes realizados apresentaram resultados correspondentes a 98% do método de comparação na determinação de quinina em água tônica e recuperação acima de 95% no ensaio de adição e recuperação para determinação de diclofenaco em medicamentos, o que indica viabilidade para a sua reprodução no ensino. Palavras-chave: Fotometria. Fluorimetria. Experimentação.
This work aims to promote reflection on the need for interconnection between current content related to light in the disciplines of Physics and Chemistry and to offer an alternative for their correlation through the transposition of interdisciplinary approaches in an experimental, contextualized and transdisciplinary way. To this end, a historical retrospective was carried out covering the main discoveries about the nature of light, in addition to the description and explanation of the main concepts related to photometry and fluorimetry in a multidisciplinary way. For the experimental approach, a low cost equipment was built in order for photometric and fluorimetric analysis, as well as its application in determining the content of quinine in tonic water and sodium diclofenac in medicines. The objective was to minimize the gap in the teaching and learning process, aiming to provide students with the possibility to understand how the theoretical concepts about the Bohr model in Chemistry and waves, in Physics, are closely related to technologies present in their daily lives and to the manner in which quantitative and qualitative analyzes are fundamentally important nowadays. The proposed equipment has its construction described in detail and the tests performed showed results corresponding to 98% of the comparison method in the determination of quinine in tonic water and recovery above 95% in the addition and recovery test for the determination of diclofenac in medicines, which indicates viability for its reproduction in teaching. Keywords: Photometry. Fluorimetry. Experimentation.
Palavras-chave: Fotometria
Fluorimetria
Experimentos
CNPq: Instrumentação Analítica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: SIMÕES, Marriete Gonçalves. Construção de um equipamento multifuncional de baixo custo para análises fluorimétricas e fotométricas: uma opção para abordagens contextualizadas no ensino médio e superior . 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27755
Data do documento: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.