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Tipo: Dissertação
Título: Contextualização dos Polímeros no ensino de Química numa perspectiva de sustentabilidade ambiental para o aproveitamento dos resíduos de bananeiras
Contextualization of the Polymers in the teaching of Chemistry in a perspective of environmental sustainability for the use of banana residues
Autor(es): Rangel, Alexsander Rodrigues
Abstract: O presente trabalho relata uma pesquisa desenvolvida ao longo do mestrado com o intuito de propor uma sequência didática que busque auxiliar o professor de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente no conteúdo de polímeros para alunos da 3a série do ensino médio abordando uma perspectiva de sustentabilidade ambiental de forma contextualizada a fim de promover um ensino significativo e a transformação social. A necessidade de propor um ensino contextualizado e significativo sobre o tema se dá pelo fato de a Educação de Jovens e Adultos possuir diversos obstáculos a serem enfrentados pelo corpo docente, como a diversidade de estudantes, alguns estão sem estudar há mais de 20 anos, outros transferidos para a EJA por causa do alto número de reprovações no ensino regular, e também pelo fator trabalho e família, já que muitas alunas abandonam os estudos quando engravidam na adolescência e outros por arrumarem trabalho já que necessitam para ajudarem os familiares ou a si mesmo. Esses são alguns problemas sociais que se encontram na EJA. A dificuldade no Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos além das já mencionadas anteriormente é a disciplina de Química só é lecionada a partir da 2a série do ensino médio e com apenas uma aula por semana, sendo assim, o trabalho baseou-se nessas peculiaridades e propôs uma sequência didática que posso envolver os estudantes, por meio do ensino significativo fundamentado na teoria de Ausubel. Para o desenvolvimento do assunto polímeros em sala de aula, está sendo proposta uma sequência didática que, inicialmente, foi realizado, em laboratório, um procedimento para produção de papel de fibra de bananeira. Após, foi proposto a contextualização do ensino, a construção de mapas conceituais e, por fim, a confecção de produtos a partir do papel de fibra de bananeira. Com a aplicação da sequência didática, espera-se que, além de facilitar a aprendizagem do estudante, trabalhará com questões socioambientais e auxiliará o professor em sala com novos métodos de ensino, também espera-se que os agentes participantes da pesquisa sejam beneficiados, pois os produtos que serão confeccionados no final do processo utilizando materiais de baixo serão artesanatos que poderão ser comercializados, sendo assim, uma alternativa de renda extra para os envolvidos.
This paper reports a research developed during the master's degree in order to propose a didactic sequence that seeks to assist the teacher of Chemistry in Youth and Adult Education (EJA), specifically in the content of polymers for third grade students approaching a perspective of environmental sustainability in a contextualized way in order to promote meaningful teaching and social transformation. The need to propose a contextualized and meaningful teaching on the subject is due to the fact that Youth and Adult Education has several obstacles to be faced by the faculty, such as the diversity of students, some have not been studying for over 20 years, others transferred to EJA because of the high number of failures in mainstream education, and also because of work and family, as many students drop out of school when they get pregnant in their teens and others because they find work because they need to help their families or themselves. . These are some social problems that are encountered in EJA. The difficulty in teaching Chemistry in Youth and Adult Education beyond the previously mentioned is the Chemistry discipline is only taught from the 2nd grade of high school and with only one class per week, so the work was based on these peculiarities and proposed a didactic sequence that I can engage students through meaningful teaching grounded in Ausubel's theory. For the development of the subject polymers in the classroom, a didactic sequence is being proposed that initially was performed in the laboratory, a procedure for the production of banana fiber paper. After, it was proposed the contextualization of teaching, the construction of conceptual maps and, finally, the production of products from banana fiber paper. With the application of the didactic sequence, it is expected that, in addition to facilitating student learning, will work with socio-environmental issues and assist the classroom teacher with new teaching methods, it is also expected that the research participants will benefit, as The products that will be made at the end of the process using low materials will be handicrafts that can be marketed, thus, an alternative income for those involved.
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Sustentabilidade e meio ambiente
Química Ambiental
Aprendizagem
CNPq: Química dos Produtos Naturais
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: RANGEL, Alexsander Rodrigues. Contextualização dos Polímeros no ensino de Química numa perspectiva de sustentabilidade ambiental para o aproveitamento dos resíduos de bananeiras. 2019. 57 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/27801
Data do documento: 29-Jun-2019
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

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