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dc.contributor.advisorTeixeira, Evandro Camargos-
dc.contributor.authorCuenca López, Anibal David-
dc.date.accessioned2021-06-10T12:49:36Z-
dc.date.available2021-06-10T12:49:36Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.citationCUENCA LÓPEZ, Anibal David. Impacto da infraestrutura econômica sobre a probabilidade de pobreza no Paraguai. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.pt-BR
dc.identifier.urihttps://locus.ufv.br//handle/123456789/27861-
dc.description.abstractA Organização das Nações Unidas (ONU) define que pobreza é uma privação que as pessoas sofrem em vários aspectos, sejam eles monetários, de acesso a serviços básicos, educação, saúde e direitos humanos. Apesar da redução dos indicadores globais de pobreza no mundo nas últimas décadas, ainda existem milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza e pobreza extrema. No Paraguai, a situação não é diferente, pois de acordo com informações da Dirección General de Estadísticos Encuestas y Censos (DGEEC), 1,8 milhões de pessoas se encontravam abaixo da linha de pobreza no ano de 2017, isto representa 26,40% do total dos habitantes do país. Assim, tendo em vista o objetivo de redução das taxas de pobreza no mundo, diversas organizações sociais como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), a Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outras, estabeleceram como uma das medidas fundamentais a elevação dos investimentos em infraestrutura. Nesse sentido, o aumento do nível de infraestrutura desempenha papel fundamental na promoção do crescimento econômico e redução da probabilidade de pobreza dos indivíduos, o que é evidenciado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no qual o Paraguai está inserido. Diante dos aspectos mencionados, o objetivo deste trabalho é analisar o impacto do acesso a infraestrutura econômica sobre a probabilidade dos indivíduos estarem abaixo da linha de pobreza no Paraguai em 2018. Para cumprir tal objetivo, foi estimado um modelo logístico ordenado multinível em dois níveis, individual e departamental. Os resultados indicam que o acesso aos serviços de infraestrutura é primordial para a diminuição da probabilidade de pobreza no Paraguai. Com relação aos departamentos, o efeito da infraestrutura sobre a probabilidade de redução da pobreza extrema foi maior em Caazapá (6,37%), San Pedro (6,15%) e Caaguzú (4,47%). Por conseguinte, denota-se a importância da elevação dos investimentos em infraestrutura, sejam públicos ou privados, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos paraguaios. Palavras-chave: Infraestrutura. Pobreza. Paraguai.pt-BR
dc.description.abstractThe United Nations (UN) defines that poverty is a deprivation that people suffer in many ways, whether monetary, access to basic services, education, health and human rights. Despite the reduction of global poverty indicators in the world in recent decades, there are still millions of people below the poverty and extreme poverty line. In Paraguay, the situation is no different, because according to information from the Dirección General de Estadísticos Encuestas y Censos (DGEEC), 1.8 million people were below the poverty line in the year 2017, this represents 26.40% of the total population of the country. Thus, in view of the goal of reducing poverty rates in the world, various social organizations such as the United Nations (UN), the Economic Commission for Latin America (ECLA), the Organization of American States (OAS), among others, established as one of the key measures to increase investment in infrastructure, because the increase in the infrastructure index plays an important role in promoting economic growth and reducing the likelihood of poverty of individuals. This is evidenced in the Sustainable Development Goals, promoted by the United Nations Development Programme (UNDP) in which Paraguay is inserted. Before-mentioned aspects, the objective of this study is to analyze the impact of access to economic infrastructure of the likelihood of individuals are below the poverty line in Paraguay in 2018. To meet the goal, we estimated a multilevel logistic model ordered on two levels, individual and departmental. The results show that access to infrastructure services is essential for reducing poverty probability in Paraguay. With regard to departments, the effect of infrastructure on the likelihood of reducing extreme poverty was higher in Caazapá (6,37%), San Pedro (6,15%) and Caaguzú (4,47%). Therefore denotes the importance of increased investments in infrastructure, public or private, in order to raise the quality of life of Paraguayan citizens. Keywords: Infrastructure. Poverty. Paraguay.en
dc.language.isoporpt-BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.rightsAcesso Abertopt-BR
dc.subjectInfraestrutura (Economia) - Aspectos sociais - Paraguaipt-BR
dc.subjectPobreza - Paraguaipt-BR
dc.titleImpacto da infraestrutura econômica sobre a probabilidade de pobreza no Paraguaipt-BR
dc.titleImpact of economic infrastructure on the likelihood of poverty in Paraguayen
dc.typeDissertaçãopt-BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5188183918060211pt-BR
dc.subject.cnpqEconomia dos Programas de Bem-Estar Socialpt-BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Viçosapt-BR
dc.degree.departmentDepartamento de Economiapt-BR
dc.degree.programMestre em Economiapt-BR
dc.degree.localViçosa - MGpt-BR
dc.degree.date2020-02-06-
dc.degree.levelMestradopt-BR
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