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Tipo: Dissertação
Título: Gestão comunicacional urbana em municípios brasileiros
Urban communication management in brazilian municipalities
Autor(es): Corrêa, Lucas Berdague
Abstract: Trata-se de uma pesquisa multidisciplinar, de caráter qualitativo, que buscou compreender as relações do fenômeno urbano enquanto sistema social complexo e a comunicação, em seu sentido amplo, enquanto meio e ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas de gestão e de planejamento urbano. Esta dissertação foi construída a partir de três artigos: o primeiro verificou, por meio de revisão bibliográfica, as relações do urbano e das cidades, enquanto sistema e subsistemas sociais, com a comunicação no contexto do séc. XXI, tomando como pano de fundo leituras sobre a realidade brasileira recente. O segundo explorou a necessidade de políticas públicas de gestão da comunicação urbana entre Sociedade Civil e Poder Público num caráter dialógico, ético e que reconheça os conflitos existentes como potenciais de transformação da realidade. Foram descritas e analisadas - a partir dos marcos teóricos estabelecidos anteriormente, da revisão de artigos relacionados e da interação com os canais comunicacionais institucionais - políticas públicas de comunicação já implementadas em três experiências de municípios do Brasil, respectivamente Curitiba-PR (2013-2016), Pelotas- RS (2017-2020) e Viçosa-MG (2020). O terceiro tratou da política pública de comunicação adotada pela Prefeitura Municipal de Viçosa dos meses de março a agosto de 2020 no combate à pandemia do novo coronavírus, período que antecedeu as restrições impostas por força da legislação eleitoral brasileira sobre a propaganda institucional. Nesse último artigo ficou entendido que as estratégias comunicacionais adotadas pelo Poder Público, aliadas a outras medidas técnicas de proteção sanitária, tiveram impacto relevante no processo de conscientização da população sobre os perigos da pandemia e facilitaram o controle do espalhamento e a letalidade da doença até o mês de agosto daquele ano. Com a chegada da pandemia do SARS-CoV-2 em território brasileiro, a pesquisa adquiriu maior relevância e enfrentou desafios que não haviam sido pensados inicialmente. Os resultados foram positivos e, no geral, foi possível verificar, pelo uso das mídias sociais e de estratégias de comunicação de massa utilizadas pelas prefeituras antes e durante a pandemia, de quais formas a comunicação pode ser usada como meio e como ferramenta para políticas públicas de gestão e planejamento urbano, para facilitar interações entre Sociedade Civil e Poder Público, solucionar problemas que afetem a coletividade e construir debates na esfera pública. Palavras-chave: Urbano e Cidades. Comunicação. Sistemas Urbanos.
This multidisciplinary, qualitative research sought to understand the intercourses between the urban phenomenon, as a complex social system, and communication, in its broad sense, as medium and tools for the development of public urban management and planning policies. This dissertation was built from three articles: the first verified, through bibliographic review, the relations between urban and cities, as a social system and its subsystems, with communication in the context of the 21st century, picking readings about the recent Brazilian reality as a background for these studies. The second one explored the necessity for public urban communication policies in a dialogical and ethical way, that recognizes existing conflicts as potential tools for transforming reality, in order to manage interactions between the Civil Society and the Public Power. Public policies of communication already implemented in three experiences of Brazilian municipalities, respectively Curitiba-PR (2013-2016), Pelotas-RS (2017-2020) and Viçosa-MG (2020), were described and analyzed based on the theoretical frameworks previously established, the review of related papers and after interacting with institutional communication channels. The third article dealt with the public communication policy adopted by the City of Viçosa, from March to August 2020, in the fight against the new coronavirus pandemic, a period that preceded the restrictions imposed by the Brazilian electoral law on institutional advertising. In this last article, it was understood that the communication strategies adopted by the Public Power, combined with other technical health protection measures, had a relevant impact on the population's awareness process about the dangers of the pandemic and favored controlling the lethality and spread of the disease until August of that year. With the arrival of the SARS-CoV-2 pandemic in Brazilian territory, this research acquired greater relevance and faced challenges that had not been thought initially. The results were positive and it was possible to verify, in general, through the use of social media and mass communication strategies developed by cities Public Power before and during the pandemic, in which ways communication can be used as a medium and as tool for public urban management and planning policies, to facilitate interactions between Civil Society and Public Power, solve problems that affect the community and build debates in the public sphere. Keywords: Urban and Cities. Communication. Urban Systems.
Palavras-chave: Comunicação na administração pública
Planejamento urbano
Política pública
Participação do cidadão
CNPq: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Citação: CORRÊA, Lucas Berdague. Gestão comunicacional urbana em municípios brasileiros. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28025
Data do documento: 22-Fev-2021
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