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Tipo: Dissertação
Título: Vivências de jovens negras cotistas em cursos de alto prestígio na Universidade Federal de Viçosa
Young black women in highly prestigious courses at the Federal University of Viçosa
Autor(es): Silva, Luciana Maria Pereira da
Abstract: Buscou-se conhecer, por meio deste estudo, as vivências das jovens negras cotistas que ingressaram em cursos de alto prestígio social da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para isso, procurou-se investigar se a origem social dessas estudantes influenciou seu ingresso em cursos de alto prestígio social, nas diferentes áreas de conhecimento de uma instituição de ensino superior. A implementação das políticas de democratização para o ensino superior, principalmente no ano 2000, resultou, entre outras ações, no aumento do número de vagas nas universidades públicas e na criação da política de cotas destinadas às minorias, o que possibilitou o acesso à educação superior de grupos sub-representados. A Universidade Federal de Viçosa aderiu ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) em 2007. Em 2013, foi implantada no país a Lei n. 12. 711, de 29 de agosto de 2012, conhecida como Lei de Cotas. Com a possibilidade de entrarem em universidades por meio da autodeclaração racial, jovens negros têm a oportunidade de mudar suas trajetórias. No entanto, esses mesmos jovens, em sua maioria, não procuram os cursos de alto prestígio na UFV, os quais são assim considerados devido ao seu status social e ao retorno salarial. Porém, indo contra o improvável, verificou-se que há jovens negros cotistas matriculados nos mesmos. Daí, a importância de se investigarem as trajetórias e o papel das famílias de mulheres negras cotistas que se matricularam nos referidos cursos, considerando as diferentes áreas de formação - Direito, Medicina e Medina Veterinária -, mesmo diante das desigualdades de raça e gênero. As análises foram realizadas por meio de estatística descritiva, com uso do software SPSS v.20.0. Os resultados conduziram a dois aspectos importantes: o primeiro resultou do caráter quantitativo da pesquisa e do desenho do perfil, por sexo e raça, dos estudantes cotistas dos cursos de Direito, Medicina Veterinária e Medicina da UFV, além do perfil exclusivo das participantes da pesquisa e de uma escala que demonstra como essas participantes avaliam suas identidades e autoeficácia. O segundo, de aspecto qualitativo, possibilitou verificar que a trajetória de cada estudante e composição de suas famílias são diversificadas e que não foram identificadas características semelhantes, nem no arranjo familiar, nem nas práticas educativas, que confirmem que determinados arranjos ou práticas parentais corroboraram para o sucesso ou fracasso dessas discentes, mostrando que o ambiente no qual estavam inseridas e as influências que tiveram não foram obstáculos e permitiram que cada uma ressignificasse sua história e seu ingresso nos cursos de alto prestígio social. Palavras-chave: Mulheres negras. Raça e gênero. Desigualdade. Cursos de alto prestígio
This study sought to investigate the trajectories of young black women who entered courses of high social prestige at the Federal University of Viçosa. For this, we verified the influence of the students' social origin on the chances of entering courses of high social prestige among the different areas of knowledge of a higher education institution. With the democratization policies for higher education implemented mainly in the 2000s, which resulted, among other actions, in the increase in the number of vacancies in public universities and the quota policy aimed at minorities, allowed the access of underrepresented groups in higher education. The Federal University of Viçosa (UFV) joined the Program to Support Federal University Restructuring and Expansion Plans (Reuni) in 2007, and Law No. 12,711 of 29 August 2012 was implemented in the country in 2013, known as the Quota Law. Entering universities through racial self- declaration, young blacks have the possibility to change their trajectories. However, these same young blacks, for the most part, do not enter high-prestige courses at UFV, courses that are thus considered due to social status and salary returns. However, going against the improbable, there are young blacks enrolled in these courses. Hence the importance of investigating the trajectories and the role of the families of black women who entered courses of high social prestige, considering the different training areas - Law, Medicine and Veterinary Medicine - even in the face of race and gender inequalities. Data analysis was performed using descriptive statistics, using the SPSS v.20.0 softwares. The results led to two important aspects: the first arising from the quantitative character of the research and the profile design by sex and race of students from the Law, Veterinary Medicine and Medicine courses at UFV, in addition to the exclusive profile of the research participants and a scale which demonstrates how these participants assess their identities and self-efficacy. The other that consists of the qualitative aspect, it was possible to verify that the trajectory of each student and the composition of their families are diverse and there were no similar characteristics, neither in the family arrangement nor in the educational practices, which led to the conclusion that certain parenting arrangements or practices resulted in the success or failure of these students, showing that the environment in which they were inserted and the influences they had allowed each one to give new meaning to their history and their entry into high social prestige courses. Keywords: Black women. Race and gender. Inequality. High-prestige courses.
Palavras-chave: Negras - Aspectos sociais - Viçosa (MG)
Raças
Análise de gênero
Igualdade na educação
Prestígio ocupacional
CNPq: Economia Doméstica
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: SILVA, Luciana Maria Pereira da. Jovens negras cotistas em cursos de alto prestígio na Universidade Federal de Viçosa. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28067
Data do documento: 26-Fev-2021
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