Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28100
Tipo: Dissertação
Título: Testando conhecimentos da química orgânica através de um jogo de quiz
Testing knowledge of organic chemistry through a quiz game
Autor(es): Coutinho, Marluce Lopes
Abstract: A cada dia aumenta a percepção sobre a necessidade de atualização do sistema de ensino. Novas técnicas precisam ser inseridas para despertar o interesse do aluno nessa Era em que a tecnologia se sobressai. A Química não é uma matéria bem recebida pela maioria dos estudantes do Ensino Médio. Muitos deles têm imensa dificuldade para processar a informação repassada pelo professor e relacionar o conhecimento com o cotidiano. Essa disciplina é vista muitas vezes como um amontoado de fórmulas, regras e contas matemáticas, fazendo com que a grande maioria dos estudantes considere suas aulas desinteressantes, maçantes e cheias de “decorebas”. Com isso, cabe aos profissionais da educação em Química o imenso desafio de mudar esse cenário. Assim, eles são compelidos a estudar novas técnicas para despertar nos alunos a curiosidade e a capacidade de correlacionar o conhecimento e sua aplicação no dia a dia da sociedade. Com a evolução dos dispositivos móveis, o grande número de funções que eles oferecem e a facilidade de acesso, os profissionais da educação têm buscado englobar o uso destes aparelhos em suas metodologias de ensino, a fim de tornar suas aulas mais dinâmicas e próximas à realidade dos alunos. Dentro deste contexto, este trabalho teve como objetivo a criação de um aplicativo na forma de um jogo de perguntas e respostas, denominado “Orgânica QUIZ”, para dispositivos móveis. O aplicativo foi desenvolvido empregando a plataforma de desenvolvimento Unity e poderá ser uma nova ferramenta para auxiliar o processo de ensino aprendizagem da Química Orgânica, visando tornar esse processo mais prazeroso, desafiador e alinhado aos interesses dos alunos do século XXI, totalmente ligados às tecnologias. Palavras-chave: Jogo didático. Nomenclatura orgânica. Funções orgânicas. Apps. Dispositivos móveis.
Every day there is a growing perception of the need to update the education system. New techniques need to be introduced to awaken the student's interest in this Age in which technology excels. Chemistry is not a subject well received by most high school students. Many of them have immense difficulty in processing the information passed on by the teacher and relating knowledge to daily life. This discipline is often seen as a jumble of formulas, rules and mathematical accounts, making the vast majority of students find their classes uninteresting, dull and full of “memorizations”. Thus, it is up to the professionals of education in Chemistry the immense challenge of changing this scenario. Thus, they are compelled to study new techniques to arouse students' curiosity and the ability to correlate knowledge and its application in society's daily life. With the evolution of mobile devices, the large number of functions they offer and the ease of access, education professionals have sought to include the use of these devices in their teaching methodologies, in order to make their classes more dynamic and closer to reality from the students. Within this context, this work aimed to create an application in the form of a game of questions and answers, called “Orgânica QUIZ”, for mobile devices. The application was developed using the Unity Engine and could be a new tool to assist the Organic Chemistry teaching and learning process, aiming to make this process more pleasant, challenging and aligned with the interests of 21st century students, that are totally connected to technologies. Keywords: Educational game. Organic nomenclature. Organic functions. Apps. Mobile devices.
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Química orgânica - Nomenclatura
Aplicativos móveis
CNPq: Química
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Química
Citação: COUTINHO, Marluce Lopes. Testando conhecimentos da química orgânica através de um jogo de quiz. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28100
Data do documento: 14-Abr-2021
Aparece nas coleções:Química - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo5,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.