Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28298
Tipo: Dissertação
Título: Um mergulho na existência do professor de segunda língua: a formação da identidade docente em contexto de ensino com L2
A dive into the existence of the second language teacher, the formation of teaching identity in the context of teaching with L2
Autor(es): Silva, José Geraldo da
Abstract: A busca pelo entendimento sobre a composição da identidade docente e como esta se constrói em contexto de trabalho com uma segunda língua (L2) é o cerne deste estudo que está situado em um recorte sincrônico pós-moderno (após 1960) de educação. Com o objetivo de observar a formação da identidade docente mediante performances corporais e elencar categorias temáticas que possibilitem um desenho mais nítido desta identidade, utilizou-se como metodologias a metassíntese qualitativa e a entrevista semiestruturada, que somaram a dados de estudos realizados com narrativas de professores de segunda língua atuantes em nível básico de ensino. Sabendo-se que os estudos que relacionam a identidade docente ao ensino de L2 são escassos, os dados desta pesquisa mostraram que a identidade do docente pós-moderno é atravessada por vetores como Corpo, Alteridades, Lugar, História, Sociedade, Política, Negação, Cultura e Estrutura do ambiente de ensino. Uma das conclusões possíveis que se chegou é que estes vetores ou categorias levantadas no estudo possibilitaram perceber a identidade do docente de segunda língua, diferenciando-a das demais identidades. Foi possível também ver o docente para além de um panorama reducionista de sala aula, uma vez que acessou-se um pouco de sua história de vida e de seu período de formação enquanto profissional e pessoa, entremeados pela língua que leciona. Por se tratar de um recorte que abarcou alteridades, requere-se a continuação deste trabalho em desdobramentos de outras pesquisas na mesma proposta temática, dada a complexidade da composição ontológica de cada sujeito. Palavras-chave: Ensino de segunda língua. Formação de professores. Identidade docente.
The search for understanding about the composition of the teacher identity and how it is constructed in a context of work with a second language (L2) is the core of this study that is situated in a postmodern synchronous context (after 1960) of education. In order to observe the formation of teacher identity through body performances and list thematic categories that allow a clearer design of this identity, qualitative metasynthesis and semi- structured interviews were used as methodologies, which added to data from studies conducted with narratives of second-language teachers working at the basic level of teaching. Knowing that studies that relate the teacher identity to the teaching of L2 are scarce, the data of this research showed that the identity of the postmodern teacher is crossed by vectors such as Body, Alterities, Place, History, Society, Politics, Denial, Culture and Structure of the teaching environment. One of the possible conclusions reached is that these vectors or categories raised in the study made it possible to perceive the identity of the second-language teacher, differentiating it from other identities. It was also possible to see the teacher beyond a reductionist classroom panorama, since some of his life history and his period of training as a professional and person were accessed, interspersed with the language he teaches. Because it is a clipping that addressed otherness, it is required to continue this work in unfolding of other researches in the same thematic proposal, given the complexity of the ontological composition of each subject. Keywords: Teacher training. Teaching identity. Second language teaching
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Professores de línguas - Formação
Identidade social
CNPq: Lingüística Aplicada
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: SILVA, José Geraldo da. Um mergulho na existência do professor de segunda língua: a formação da identidade docente em contexto de ensino com L2. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28298
Data do documento: 28-Jan-2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.