Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28304
Tipo: Dissertação
Título: Cultura e identidade brasileiras na animação: um estudo sobre Irmão do Jorel
Brazilan culture and identity in animation: a study in Jorel's Brother
Autor(es): Antunes, Cleonice Alves de Castro
Abstract: Os artefatos produzidos pela indústria cultural contemporânea são frequentemente simbólicos, de natureza linguística. Transmitidos pelos meios de comunicação de massa, se tornam repositórios das referências culturais de uma sociedade e estimulam uma disciplina de consumo – não somente de bens, mas também dos próprios símbolos e das culturas a eles agregadas. Dentre os objetos de maior destaque dessa indústria está o desenho animado. Historicamente dominado por produções estrangeiras, o cenário da animação no Brasil permite recordar conceitos como o de alienação cultural, a introjeção de uma cultura que serve a interesses alheios em outra. Quando se assume que cultura nacional é um discurso conscientemente construído a fim de orientar as ações e percepções de um povo a respeito de si, os discursos massivos têm sido interpretados na América Latina como parte de um sistema globalizado homogenizador, que apagaria manifestações culturais locais e, assim, suas identidades. Diferentemente da tendência à difusão da produção estrangeira, Irmão do Jorel (2014) é uma série animada brasileira, assumidamente inspirada em famílias suburbanas do país no fim do século XX, que representa a própria cultura em que se insere. O foco dessa pesquisa é identificar na narrativa de Irmão do Jorel elementos constituintes de uma cultura e identidade brasileiras – cotidianas, popular e não academicizadas – a fim de discutir seu papel na representatividade do Brasil. Para a contextualização adequada da pesquisa na perspectiva dos estudos literários, são revisadas, em seus dois primeiros capítulos, a situação dos estudos em literatura na contemporaneidade e as relações entre o texto literário e o audiovisual. Analisando-se em sequência um corpus de episódios levantados, nota-se a recorrência de um caráter memorial na narrativa, que aborda a transição da organização social brasileira entre as décadas de 1980 e 1990, ao mesmo tempo em que se destaca a influência dos meios massivos e da sociedade de consumo, consequentes do processo de globalização. Observa-se, assim, a representação da própria nação em uma narrativa do tipo massificado que, anteriormente, era acusada de promover o apagamento das identidades nacionais. O diálogo com o local, entretanto, não é imprescindível para a construção do sentido em nenhum dos episódios analisados, nos quais se evidencia o caráter sincrético – local e global, presente e passado – que parece ser central em Irmão do Jorel.
The artifacts produced by the contemporary cultural industry are often symbolic, with a linguistic nature. Transmitted by mass medias, they become cultural reference repositories of any given society, stimulating consumption habits – not only of goods, but also of the symbols and cultures linked to them. The animated cartoon is among the highlights of this industry. Historically dominated by foreign productions, the Brazilian animation scene allows us to recall concepts such as cultural alienation, the introjection of a culture that bows and answers to outside interests. When one assumes that national culture is a consciously constructed discourse that guides people’s actions and perceptions about themselves, massive discourses have been interpreted in Latin America as part of a global and homogenizing system that intends to erase local culture, hence their identities. Moving away from the tendency of foreign production diffusion, Jorel's Brother (2014) is a Brazilian animated series, openly inspired by suburban families of this country at the end of the twentieth century, mirroring the culture in which it is inserted. The focus of this research is to identify the elements of Brazilian popular and non-academic culture and identity in the narrative of Jorel's Brother, aiming to discuss its role in the representativeness of Brazil. Contextualizing the research in the perspective of literary studies, the first two chapters review the production on contemporary literature studies and the relations between literary and audiovisual texts. Afterwards, a corpus of episodes is analyzed. The recurrence of a memory-based narrative can be observed, addressing the transition of the Brazilian social organization between 1980s and 1990s, which highlights the influence of consumer society and globalization. Thus, the representation of the nation in a popular narrative format, previously accused of promoting the erasure of national identities, can be attested. The dialogue with the local culture, however, is not essential for constructing the meaning of any of the analyzed episodes, in which the syncretic character – local and global, present and past – appears to be central in Jorel's Brother.
Palavras-chave: Estudos literários
Animação (Cinematografia)
Desenho animado
Características nacionais
Cultura popular
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Letras
Citação: ANTUNES, Cleonice Alves de Castro. Cultura e identidade brasileiras na animação: um estudo sobre Irmão do Jorel. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28304
Data do documento: 27-Mar-2019
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdftexto completo1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.