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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência na supervisão do estágio curricular em história: narrativas de professores da educação básica
Professional development and teaching learning in the supervision of the curricular internship in history: narratives of basic education teachers
Autor(es): Derossi, Caio Correa
Abstract: A presente investigação desenvolvida nos âmbitos do Grupo de Estudos e Pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE) e da Linha 1 “Educação Pública: Sujeitos e Práticas” teve como base de filiação o campo da formação de professores, em específico o estudo dos docentes de História da Educação Básica que atuam como supervisores do estágio curricular. Nesse sentido, objetivou-se compreender e analisar os processos de aprendizagem e desenvolvimento da docência de professores da Educação Básica que atuam como supervisores de estágios de licenciandos em História. A questão que nos mobilizou foi se a supervisão do estágio curricular, realizada pelos professores de História da educação básica, poderia ser considerado um espaço de desenvolvimento e aprendizagem profissionais da docência. A pesquisa segue a abordagem qualitativa, de naturezas bibliográfica, descritiva e (auto)biográfica, que ancorou suas categorias em vasta fortuna crítica da literatura especializada. A investigação contou com quatro professores como participantes. A produção dos dados foi feita a partir das pesquisas documental, bibliográfica e da entrevista narrativa, dividida em seis eixos temáticos, que enfocaram a trajetória de vida pessoal, os processos de escolarização, à docência, a supervisão, as práticas pedagógicas e o trabalho remoto na pandemia. Como resultados, as narrativas encaminharam que a partir de trajetórias diversas, os movimentos de desenvolvimento e de aprendizagem aparecem ressignificados nas histórias compartilhadas, com o recorte no espaço supervisivo. A partir das narrativas, pode-se observar a preponderâncias dos percursos e memórias narrados nas aprendizagens e desenvolvimento da docência, evidenciando que o espaço da supervisão é também formativo e constitutivo da docência, já que na posição de supervisores, eles revisitam suas formações, práticas e trajetórias de vida, marcando uma aprendizagem e um desenvolvimento permanentes na profissão. Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional da Docência. Aprendizagem da Docência. Narrativas (Auto)biográficas. Professores de História.
The present investigation developed within the scope of the Study and Research Group Educator Training and Educational Practices (FORMEPE) and Line 1 “Public Education: Subjects and Practices” was based on the field of teacher training, specifically the study of teachers. History of Basic Education teachers who act as supervisors of the curricular internship. In this sense, the objective was to understand and analyze the learning and development processes of teaching teachers of Basic Education who act as supervisors of undergraduate courses in History. The question that mobilized us was whether the supervision of the curricular internship, carried out by History teachers of basic education, could be considered a space for professional teaching development and learning. The research follows the qualitative approach, bibliographic, descriptive and (auto) biographical in nature, which anchored its categories in a vast critical fortune of specialized literature. The investigation included four teachers as participants. The production of the data was based on documentary, bibliographic and narrative interviews, divided into six thematic axes, which focused on the personal life trajectory, the schooling processes, teaching, supervision, pedagogical practices and remote work. in the pandemic. As a result, the narratives led that from different trajectories, the development and learning movements appear resignified in the shared stories, with the cut in the supervisory space. From the narratives, one can observe the preponderance of the paths and memories narrated in the learning and development of teaching, showing that the space of supervision is also formative and constitutive of teaching, since in the position of supervisors, they revisit their training, practices and life trajectories, marking a permanent learning and development in the profession. Keywords: Professional Development of Teaching. Teaching Learning. (Auto) biographical narratives. History teachers
La presente investigación desarrollada en el ámbito del Grupo de Estudio e Investigación de Formación de Educadores y Prácticas Educativas (FORMEPE) y la Línea 1 “Educación Pública: Materias y Prácticas” se basó en el campo de la formación docente, específicamente el estudio de los docentes. Docentes de educación que actúan como supervisores de la pasantía curricular. En este sentido, el objetivo fue comprender y analizar los procesos de aprendizaje y desarrollo de los docentes docentes de Educación Básica que actúan como supervisores de los cursos de pregrado en Historia. La pregunta que nos movilizó fue si la supervisión de la pasantía curricular, realizada por profesores de Historia de la Educación Básica, podía ser considerada un espacio de desarrollo y aprendizaje docente profesional. La investigación sigue el enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico, descriptivo y (auto) biográfico, que ancló sus categorías en una vasta fortuna crítica de literatura especializada. La investigación incluyó a cuatro profesores como participantes. La producción de los datos se basó en la investigación documental, bibliográfica y entrevista narrativa, dividida en seis ejes temáticos, que se enfocaron en la trayectoria de la vida personal, los procesos de escolarización, docencia, supervisión, prácticas pedagógicas y trabajo a distancia en la pandemia. Como resultado, las narrativas llevaron a que desde diferentes trayectorias, los movimientos de desarrollo y aprendizaje aparezcan resignificados en las historias compartidas, con el corte en el espacio supervisor. De las narrativas, se puede observar la preponderancia de los recorridos y recuerdos narrados en el aprendizaje y desarrollo de la docencia, mostrando que el espacio de supervisión es también formativo y constitutivo de la docencia, ya que en el cargo de supervisores revisitan su formación, prácticas y trayectorias de vida, marcando un aprendizaje y desarrollo permanente en la profesión. Palabras clave: Desarrollo profesional de la docencia. Enseñanza del aprendizaje. Narrativas (auto) biográficas. Profesores de Historia.
Palavras-chave: Professores - Formação
Pratica de ensino
Professores de História - Entrevistas
Analise do discurso narrativo
CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Titulação: Mestre em Educação
Citação: DEROSSI, Caio Corrêa. Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência na supervisão do estágio curricular em história: narrativas de professores da educação básica. 2021. 401 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://locus.ufv.br//handle/123456789/28855
Data do documento: 1-Jun-2021
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