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Ocorrência de incêndios florestais e educação ambiental nos parques abertos à visitação pública em Minas Gerais

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dc.creator Bontempo, Gínia César
dc.date.accessioned 2015-03-26T13:15:28Z
dc.date.available 2007-04-19
dc.date.available 2015-03-26T13:15:28Z
dc.date.issued 2006-12-20
dc.identifier.citation BONTEMPO, Gínia César. Forest fires occurrence and environment education in the parks open to public visitation in Minas Gerais. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2006. por
dc.identifier.uri http://locus.ufv.br/handle/123456789/3140
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo geral levantar e conhecer as medidas educativas adotadas na prevenção de incêndios florestais nos parques estaduais e nacionais abertos à visitação pública em Minas Gerais. Por se tratar de uma pesquisa social, de caráter qualitativo, foram utilizados para a coleta de dados o levantamento, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. Aos gerentes dos parques foi aplicada uma entrevista semi-estruturada e solicitado o material educativo. De posse do levantamento feito por meio das entrevistas e da coleta dos materiais educativos, selecionaram-se as cartilhas Queimada Controlada e Queima Controlada Orientações e Procedimentos, para a análise participativa envolvendo a comunidade do entorno do Parque Nacional do Caparaó. A pesquisa mostrou que os incêndios florestais constituem um desafio real e constante para os gerentes dos parques abertos em Minas Gerais. De forma geral, está havendo uma redução das áreas queimadas, muito em função dos avanços nas medidas de redução de propagação do fogo, como, por exemplo, a formação de brigadas, a construção do aceiro e o monitoramento, por satélite, de focos de calor. Com relação às medidas educativas, observou-se que, de forma geral, estas têm se limitado às campanhas de sensibilização, com a realização, principalmente, de palestras e distribuição de cartilhas e folhetos que instruem sobre a legislação, os riscos e os prejuízos relacionados ao uso do fogo, além de orientar a respeito da técnica da queima controlada. A análise participativa demonstrou que os produtores rurais detêm conhecimento sobre o uso do fogo, que é transmitido de geração em geração. O fogo que se torna incêndio e atinge as unidades de conservação nem sempre é resultado da falta de cuidado ou de informação a respeito da técnica por parte do produtor, e, sim, de sua relação conflituosa com a unidade, pela morosidade do processo de indenização ou pelo impedimento de antigas atividades econômicas. Considerando os princípios do Método de Compreensão Crítica de Paulo Freire, conclui-se que há, ainda, muito a ser feito com relação às medidas educativas, que podem, a médio e longo prazo, proporcionar resultados duradouros e permanentes. Para isto, é necessário que os órgãos gestores, IEF e IBAMA, invistam em recursos humanos, criando equipes multidisciplinares capacitadas a interagir com as comunidades-alvos por meio de metodologias participativas. Que se discuta, coletivamente, a origem dos incêndios e se proponha alternativas ao uso do fogo, já que foi apontado nesta pesquisa que a causa principal dos incêndios é criminosa. É preciso também que os órgãos gestores apóiem financeira e logisticamente as iniciativas das unidades de conservação na confecção de seu próprio material educativo, que, com certeza, será contextualizado às suas particularidades e, conseqüentemente, mais eficaz. pt_BR
dc.description.abstract Our study aimed to compile and look into the educational actions targeting the prevention of forest fires in the public state and national parks of Minas Gerais. In view of the social nature and qualitative character of the study the data were collected in a survey as well as literature and field research. The park managers participated in semi-formal interviews and were asked for topic-related educational material. After the interviews underlying the survey and with the collected educational material, the manuals Controlled Burning (IBAMA, 2002) and Controlled Burning Orientation and Procedures (IEF/PROMATA, 2006) were chosen for a participative analysis involving a community from the surroundings of the National Park of Caparaó. The study showed that forest fires are in fact a constant challenge for the managers of the open parks in Minas Gerais. Generally speaking, the burnt areas are in decline, thanks to the headway made with the measures of reducing fire propagation, as for instance, the formation of fire brigades, the opening of forest aisles and hot spot detection by satellite monitoring. The educational actions were generally restricted to awareness campaigns, based mainly on lectures and the distribution of instructions and leaflets that inform on the legislation, hazard and damages related to the use of fire, besides providing orientation on the technique of controlled burning. The participative analysis showed that the farmers knowledge on the use of the fire is transmitted from generation to generation. A fire that grows into a forest fire and attains the conservation units is not always a result of carelessness or lack of technical information of the producer, but rather of his conflicting relation with the unit, owing to the tardy process of compensation or the impairment of former economical activities. Based on the principles of the Method of Critical Comprehension of Paulo Freire, it was concluded that there is still much to be done with regard to educational actions, with promising long-lasting and permanent results in the mean and long term. For this purpose, the concerned institutions, IEF and IBAMA, must invest in human resources with the creation of multidisciplinary teams that are able to interact with the target communities in a participative approach. The origin of forest fires must be collectively discussed and alternatives to the use of fire proposed since the main causes of fires are considered criminal offences, as showed here. The assigned institutions must further support the initiatives of the conservation units financially and logistically to establish proper educative material, adapted to local peculiarities and, consequently, more effective. eng
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.format application/pdf por
dc.language por por
dc.publisher Universidade Federal de Viçosa por
dc.rights Acesso Aberto por
dc.subject Unidades de conservação por
dc.subject Incêndios florestais por
dc.subject Educação ambiental por
dc.subject Conservation units eng
dc.subject Forest fires eng
dc.subject Environment education eng
dc.title Ocorrência de incêndios florestais e educação ambiental nos parques abertos à visitação pública em Minas Gerais por
dc.title.alternative Forest fires occurrence and environment education in the parks open to public visitation in Minas Gerais eng
dc.type Dissertação por
dc.contributor.advisor-co1 Ribeiro, Guido Assunção
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783554H6 por
dc.contributor.advisor-co2 Doula, Sheila Maria
dc.contributor.advisor-co2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785704Z8 por
dc.publisher.country BR por
dc.publisher.department Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de por
dc.publisher.program Mestrado em Ciência Florestal por
dc.publisher.initials UFV por
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA por
dc.creator.lattes http://lattes.cnpq.br/7740263302383138 por
dc.contributor.advisor1 Lima, Gumercindo Souza
dc.contributor.advisor1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723065Y4 por
dc.contributor.referee1 Ribeiro, Kátia Torres
dc.contributor.referee1Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795752U6 por
dc.contributor.referee2 Gonçalves, Wantuelfer
dc.contributor.referee2Lattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785438Z8 por


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  • Ciência Florestal [681]
    Teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência Florestal

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