Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/3393
Tipo: Dissertação
Título: Corpos, Narrativas e Imagens do Gênero Masculino na revista Men s Health
Título(s) alternativo(s): Bodies, Narratives and Images of Gender in Male Men's Health magazine
Autor(es): Duarte, Josimar Faria
Primeiro Orientador: Farias, Rita de Cássia Pereira
Primeiro avaliador: Calvelli, Haudrey Germiniani
Segundo avaliador: Bifano, Amélia Carla Sobrinho
Abstract: Este trabalho tem por finalidade problematizar as representações corporais masculinas significadas mediante a repetição e ritualização do discurso ―o prazer de ser homem‖, emitido pela revista Men s Health. Busca-se detectar, definir e analisar uma maneira de estilização do corpo em que a hipertrofia muscular configura-se enquanto espaço simbólico de identidade masculina, o que produz sentidos, significados e efeitos de dominação, que se somam a outras formas tradicionais de submeter às pessoas a patologização social. Posto isto, definimos por objetivo entender como homens que se preocupam com as formas corporais constroem as imagens de si e para si, assim como delineiam os elementos sociais e culturais que influenciam suas visões. Desse modo, procurou-se analisar como os indivíduos (re)elaboram, (re)significam e (re)interpretam, conforme seus interesses sociais e culturais, as imagens corporais que circulam na atualidade. Para tanto, considerou-se a importância das imagens corporais que circulam por meio da mídia impressa no processo de subjetivação e socialização dos gêneros. Recorremos a uma metodologia de narrar tais imagens. Nosso desafio foi fazer com que essas imagens não fossem tratadas como exemplares de um contexto, mas como campo de análise. Portanto, cabe perguntar: quais imagens corporais são consideradas ―perfeitas‖ na mídia impressa para o gênero masculino? Como alcançar um corpo socialmente aceito? Como essas imagens reverberam no cotidiano de alguns leitores? Os resultados demonstram que as imagens corporais podem ser entendidas como importante segmento pedagógico de difusão de ideias de um tipo de masculinidade que assimila a condição de identidade atrelada aos corpos musculosos.
This paper aims to problematize the male body representations meant by repetition and ritualization of discourse ― the pleasure of being a man ", issued by the magazine Men's Health. Seeks to detect, define and analyze a way of styling the body where muscle hypertrophy is configured as a symbolic space of masculine identity, which produces meanings, meanings and effects of domination, which when added to other traditional forms to submit to social pathologizing people. Having said that, we define the objective of understanding how men who care about the bodily forms construct images of themselves and for themselves, as well as outline the social and cultural elements that influence their views. Thus, we sought to examine how individuals (re) establish, (re) mean and (re) interpret as their social and cultural interests, bodily images that circulate today. To this end, we considered the importance of body images that circulate through the print media in the socialization of gender subjectivity and process. We use a methodology to narrate such images. Our challenge was to make these images were not treated as specimens of a context, but as a field of analysis. Therefore, it is worth asking: what body images are considered" perfect " in print for males ? How to achieve a socially acceptable body? Since these images reverberate in everyday some readers? The results show that body image can be understood as important educational segment disseminating ideas of a type of masculinity that assimilates the condition of identity linked to muscular bodies.
Palavras-chave: Masculinidade
Corpo
Mídias
Representações
Masculinity
Body
Media
Representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor
Programa: Mestrado em Economia Doméstica
Citação: DUARTE, Josimar Faria. Bodies, Narratives and Images of Gender in Male Men's Health magazine. 2014. 123 f. Dissertação (Mestrado em Economia familiar; Estudo da família; Teoria econômica e Educação do consumidor) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3393
Data do documento: 7-Abr-2014
Aparece nas coleções:Economia Doméstica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.