Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/3427
Tipo: Dissertação
Título:  Eu não gosto desse instrumento, mas também o aluno não gosta das provas... A avaliação da aprendizagem e a avaliação de disciplinas na ótica de professores universitários
Eu não gosto desse instrumento, mas também o aluno não gosta das provas... A avaliação da aprendizagem e a avaliação de disciplinas na ótica de professores universitários
Título(s) alternativo(s): "I do not like this instrument, but the student does not like the tests, either ..." The learning process evaluation and the assessment of subjects from the perspective of university teachers
"I do not like this instrument, but the student does not like the tests, either ..." The learning process evaluation and the assessment of subjects from the perspective of university teachers
Autor(es): Evangelista, Maria Tereza Fernandino
Primeiro Orientador: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Primeiro coorientador: Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Primeiro avaliador: Herneck, Heloisa Raimunda
Segundo avaliador: Mâncio, Antonio Bento
Abstract: O presente estudo pretendeu analisar os significados atribuídos à avaliação da aprendizagem por professores e, ainda, investigar os desdobramentos dos resultados das avaliações de disciplinas na reestruturação das mesmas e, diretamente, na prática pedagógica. Essa pesquisa foi orientada em torno de algumas disciplinas e respectivos professores de um específico Centro de Ciências da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Percebemos como as questões didático-pedagógicas estão diretamente relacionadas com o Projeto para Avaliação de Disciplinas (PAD) visto que, através deste último, os docentes podem refletir suas concepções, impressões e situações vivenciadas em sala de aula, o que possivelmente gera elementos de contribuição para o seu próprio desenvolvimento profissional, como também para o estudante. Desse modo, fez-se pertinente a delimitação dos objetivos específicos deste estudo, a saber: verificar se os resultados das avaliações de disciplinas são direcionados a discussões e melhorias das mesmas; analisar os reflexos da avaliação de disciplinas nas práticas pedagógicas dos professores; caracterizar a prática pedagógica dos professores por meio das entrevistas realizadas com os docentes; identificar, nos relatos de entrevistas, as concepções dos professores sobre a avaliação da aprendizagem. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado um roteiro de entrevista que se orientou por questões que versaram sobre a formação acadêmica dos sujeitos, o PAD e a prática pedagógica dos sujeitos com ênfase na avaliação da aprendizagem, eixo desse estudo. A análise de conteúdo como opção metodológica nos forneceu elementos para a discussão dos dados, uma vez que orientou-nos na construção das categorias de análise, possibilitando apreciação das mensagens dos professores nas entrelinhas dos discursos, em busca dos significados que esses sujeitos atribuem à avaliação da aprendizagem. Este estudo revela elementos de uma prática pedagógica orientada pela racionalidade técnica e explicita lacunas relativas aos saberes pedagógicos. Da mesma forma percebeu-se que os professores entrevistados entendem a avaliação da aprendizagem mais em uma perspectiva de verificação do conteúdo e desvinculado do processo de ensino e aprendizagem; reconhecem parcialmente a relevância dos resultados das avaliações de disciplinas realizadas pelos estudantes e se utilizam, em parte, desses resultados para aprimorar sua prática pedagógica. Verificou-se que o núcleo do debate se enquadra no contexto da formação de professores, visto que, é neste lugar acadêmico que podem ser levantadas e debatidas questões referentes às práticas avaliativas que transformem um cenário carente de investimento na formação pedagógica dos profissionais.
The present study aimed to analyze the meanings attributed to the evaluation of the learning process by university teachers and also to investigate the unfolding of the outcomes of the assessment of subjects restructuring of these disciplines and directly in the classroom. This research investigated some subjects and their respected teachers, in a specific Science Center of Universidade Federal de Viçosa (UFV). We have perceived how didactic and pedagogical issues are directly related to the Project for the Evaluation of Subjects (PAD) since, by the latter, teachers can reflect their views, impressions, events experienced in the classroom, which possibly generates elements contributing to their own professional and their students‟ development. Thus, the specific objectives of this study are: to determine whether the results of subjects‟ evaluations are directed to discussions and improvements; analyze the impacts of the evaluation of subjects in the pedagogical practices of teachers; characterize the pedagogical practices of teachers through interviews, aiming to identify what conceptions teachers have about the evaluation of the learning process. Twelve interviews were conducted with teachers following a script with questions about the academic subjects, the PAD and the pedagogical practice of the subject with emphasis on the evaluation of the process learning, focus of this study. The content analysis provided us with elements for data discussion and guided us in the construction of categories for analysis of the teachers‟ messages in their speeches, in search of the meanings they attached to the subjects assessment of learning process. This study reveals elements of a teaching practice guided by technical rationality and also shows gaps relating teachers‟ pedagogical knowledge. Similarly, it was noticed that the teachers in this study understand evaluation in the prospect of checking the content taught rather than being part of the teaching and learning process; they, partially, recognize the relevance of the outcomes of subjects evaluation done by students and use some of these results in order to enhance their teaching. We realize that the core of the debate fits into the context of teacher education, since it is in the academy place where issues can be raised and discussed relating assessment practices that transform a scenario which lacks investment.
Palavras-chave: Avaliação de aprendizagem
Avaliação de disciplinas
Professor universitário
Formação de professores
Learning process
Assessment of disciplines
University teacher
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: EVANGELISTA, Maria Tereza Fernandino. "I do not like this instrument, but the student does not like the tests, either ..." The learning process evaluation and the assessment of subjects from the perspective of university teachers. 2012. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3427
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf786,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.