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Tipo: Dissertação
Título: Narrativas de professoras: análise da construção dos saberes da prática de profissionais com experiência reconhecida
Título(s) alternativo(s): Narratives of women teachers: analysis of the construction of practical knowledge from professionals with recognized expertise
Autor(es): Matias, Bárbara Ferreira
Primeiro Orientador: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Primeiro coorientador: Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Primeiro avaliador: Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Segundo avaliador: Nunes, Célia Maria Fernandes
Abstract: Os professores possuem uma importante função dentro da escola e da sociedade, como, por exemplo, transmitir a cultura e os conhecimentos produzidos ao longo do tempo, no sentido de garantir o desenvolvimento da humanidade, possibilitando uma integração do homem consigo mesmo e com o mundo (NÓVOA, 1991). Portanto, o trabalho dos professores se mostra como uma prática em que incide um alto nível de responsabilidade social. Nesse sentido, procuramos com esta pesquisa evidenciar as vozes de professoras experientes, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, do município de Viçosa (MG), consideradas referência em seu contexto de atuação. Por meio das narrativas dessas professoras experientes, buscamos apreender os processos formativos que contribuíram para que se consolidasse uma prática educativa que se tornou referência. Tivemos por objetivo discutir o processo de construção de seus saberes profissionais, mais especificamente os saberes experienciais, no contexto de atuação profissional durante seu percurso formativo; compreender as relações entre os percursos formativos (a vida de estudante da educação básica, a formação inicial e contínua) das professoras e a construção dos saberes práticos, no contexto de atuação profissional. Para as discussões sobre formação de professores apoiamos em Garcia (1999) e para a contextualização da realidade das políticas de formação dos docentes no Brasil nos pautamos em Freitas (2007), Pimenta (2007) e Saviani (2009); sobre as contribuições mais relevantes a respeito de saberes docentes, trazemos Tardif (2010), Gauthier (1998), Nunes (2004) e Borges (2004); sobre a aprendizagem da docência dialogamos com Mizukami (1996) e Schön (1995); sobre a categoria experiência nos apropriamos das reflexões trazidas por Dewey (2010) e a temática das narrativas foi aprofundada principalmente por meio das contribuições de Josso (2004), Ferenc (2005), Nóvoa e Finger (1988). A pesquisa qualitativa foi a abordagem utilizada. A entrevista foi o meio de interlocução com as professoras e a narrativa o meio de acesso às formas como os seres humanos experimentam o mundo (CONNELLY; CLANDININ, 1990), ou seja, o significado que as professoras entrevistadas atribuem ao mundo e o sentido que suas experiências trouxeram para a formação de cada uma. Dialogamos com 4 (quatro) professoras que, em média, possuem 32 anos de exercício no magistério. O acesso às professoras foi por meio da técnica bola de neve em que cada professora entrevistada indicava a próxima. Os relatos das professoras nos permitiu compreender que as experiências escolares anteriores, quando ainda eram estudantes, foram definitivas na construção da trajetória profissional. As professoras se formaram no ensino médio, entre 1976 e os anos 1982, em uma mesma escola, que era uma Escola Normal, tradicional, no município de Viçosa (MG), naquele período. Nessa escola, as professoras tiveram professores que serviram de referências à construção de seus saberes. O curso adicional ao magistério foi um marco em termos de saberes sobre os processos de construção do conhecimento sobre a alfabetização e a educação infantil; as professoras revelaram que a formação em serviço foi mais significativa que a formação inicial em suas trajetórias profissionais. Além disso, apontaram a experiência cotidiana como fonte de segurança para a sua prática. Evidenciaram os saberes demandados à docência que foram relativos aos saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos. O estudo aponta ser necessário um investimento no desenvolvimento profissional dos docentes; também há a necessidade de promover trocas, grupos de estudos etc. em que os professores iniciantes sejam tutelados pelos mais experientes. Por fim, fica o desafio de repensar a formação inicial dos docentes de maneira a possibilitar uma maior aproximação da realidade educativa.
Teachers have an important function within the school and society as, for example, to transmit culture and knowledge gained over time, to ensure the development of humanity, allowing an integration of man with himself and the world (NÓVOA, 1991). Therefore, teachers' work is shown as a practice that focuses on a high level of social responsibility. In this sense, this research tried to highlight the voices of experienced teachers who work in the early grades Elementary School, in Viçosa (MG), considered a reference in its context of performance. Through the narratives of these experienced teachers, we understand the formative processes that contributed to the consolidation of an educational practice that became a reference. Our aim was to discuss the process of building their professional knowledge, experiential knowledge more specifically in the context of professional practice during their training process, understand the relationships between the pathways (the life of a student's basic education, initial and continuing training) and the construction of teachers' practical knowledge in the context of professional practice. For discussions about teacher support in Garcia (1999) and to contextualize the reality of the political training of teachers in Brazil in We base in Freitas (2007), Pepper (2007) and Saviani (2009), about the most relevant contributions about teacher knowledge, we bring Tardif (2010), Gauthier (1998), Nunes (2004) and Borges (2004), on learning of teaching dialogued with Mizukami (1996) and Schön (1995), about the category "experience" we appropriate the reflections made by Dewey (2010) and topics of the narratives was deepened mainly through the contributions of Josso (2004), Ferenc (2005), Nóvoa and Finger (1988). A qualitative approach was used. The interview was the means of communication with the teachers and the narrative the access to the ways of humans experience the world (CONNELLY, CLANDININ, 1990), the meaning attributed to the teachers interviewed felt that the world and their experiences brought to the formation of each. Dialogued with 4 (four) teachers who on average have 32 years' practice in teaching. Access to teachers through the technique was "snowball" in which each teacher interviewed indicated the next. The teachers' reports allowed us to understand that the previous school experiences, when they were students, were in the construction of permanent career. The teachers have graduated from high school, the years between 1976 and 1982 in the same school, it was a Normal School, a traditional, in Viçosa (MG), in that period. In this school the teachers had teachers who served as references for the construction of their knowledge. The additional course to teaching was a milestone in terms of knowledge about the processes of constructing knowledge about literacy and early childhood education, the teachers revealed that in-service training was more significant than the initial training in their professional careers. Moreover, noted the daily experience as a source of security for your practice. Demonstrated the knowledge of defendants who have been teaching for the disciplinary knowledge, curriculum and teaching methods. The study aims to be a necessary investment in professional development of teachers, there is also the need to promote exchanges, study groups etc. that beginning teachers are protected by experienced teachers. The challenge is to rethink the initial teacher training in order to enable a greater similarity to the educational reality.
Palavras-chave: Formação de professores
Saberes docentes
Narrativa
Prática educativa
Teacher training
Teachers knowledge
Narratives
Educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MATIAS, Bárbara Ferreira. Narratives of women teachers: analysis of the construction of practical knowledge from professionals with recognized expertise. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3431
Data do documento: 12-Jun-2012
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