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Tipo: Dissertação
Título: Política pública de educação do campo: um estudo sobre a participação popular em Miradouro Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Public policy of rural education: a study of popular participation in Miradouro - Minas Gerais
Autor(es): Priebe, Miriam Cristina Schmidt
Primeiro Orientador: Souza, Dileno Dustan Lucas de
Primeiro coorientador: Mari, Cezar Luiz de
Primeiro avaliador: Portes, écio Antônio
Abstract: Essa pesquisa se caracteriza como um estudo de caso da política pública de Educação do Campo do Município de Miradouro, Minas Gerais. A questão central e o objetivo da pesquisa propôs responder se essa política foi construída a partir das demandas dos sujeitos do campo, e se a institucionalização pode ser caracterizada como uma experiência popular de construção da Educação do Campo. A metodologia de pesquisa baseou-se em pressupostos do materialismo histórico e dialético e da pesquisa qualitativa. O método empregado foi o estudo de caso. As técnicas utilizadas foram entrevistas semi-estruturadas e análise documental. O principal instrumento de pesquisa foi o roteiro de entrevistas com treze sujeitos de pesquisa, selecionados por amostra intencional. Dentre os sujeitos estão: educadoras, diretoras, supervisoras escolares, pais e mães de educandos. A justificativa pra esse estudo se deve a escassez de pesquisas em torno das políticas de Educação do Campo nos municípios brasileiros e a minha identificação pessoal com o tema. A dissertação foi organizada em três capítulos, o primeiro capítulo trata da trajetória de construção da Educação do Campo contextualizada à história da educação e do campo brasileiro. O segundo capítulo trata da trajetória de construção e institucionalização da política municipal de Educação do Campo de Miradouro e a participação dos sujeitos. A partir dos dados empíricos faço uma reflexão da situação local com o contexto das políticas educacionais brasileiras e a necessidade de ampliar a participação dos sujeitos. O terceiro capítulo trata dos processos educativos produzidos ao longo da trajetória de construção da política de Educação do Campo de Miradouro e as reflexões teóricas em torno do trabalho como princípio educativo. Nas considerações finais retomo questões consideradas como avanços nessa política, tais como: a ampliação das séries finais do Ensino Fundamental nas escolas do campo e a compreensão, por parte dos sujeitos, da educação como um direito. Como desafios, retomo as seguintes questões: a necessidade de ampliar a participação popular; o destaque dado aos resultados do município nas avaliações sistêmicas; a sobreposição do Plano de Desenvolvimento da Educação ao Projeto Político Pedagógico e os reflexos na política educacional local proveniente das políticas de racionalização de recursos elaboradas pelo governo federal.
This research is characterized as a case study of Rural Education public policy in Miradouro city, Minas Gerais state. The main question and the aim of the research proposed to answer whether this policy was built from the demands of the individuals rural and whether the institutionalization can be characterized as a popular experience of Rural Education construction. The research methodology was based on assumptions of historical and dialectical materialism and the qualitative research. The method used was the case study. The techniques used were semistructured interviews and documental analysis. The main research instrument was a interviews guide with thirteen research individuals, selected by purposeful sampling. Among the individuals are: teachers, principals, school supervisors, fathers and mothers of students. The justification for this study was due to scarcity of research on policies of Rural Education in Brazilian cities and my personal identification with the theme. The thesis was organized at three chapters, the first chapter is about the construction progress of Rural Education contextualized with history of education and the Brazilian countryside. The second chapter discusses the trajectory of construction and institutionalization of Rural Education municipal politcy in Miradouro and the individuals participation. From the empirical data I do a reflection about the local situation with the context of the Brazilian educational policies and the need to increase the participation of the people. The third chapter discusses the educational processes produced along the trajectory of construction the Miradouro Rural Education Policy and theoretical reflections around work as an educational principle. In the final considerations I returned issues considered advances in this policy such as the expansion of final grades of Elementary Education in the rural schools and the understanding by the individuals of education as a right. As challenges, I return the following issues: the need to expand popular participation, the emphasis on municipal results in systemic evaluations, the overlap of the Development Plan for Education with the Political Pedagogical Project and the reflexes on local educational politics from the rationalization resources policies developed by the federal government.
Palavras-chave: Educação do campo
Política educacional
Educação municipal
Participação popular
Processos educativos
Rural education
Educational policy
Municipal education
Popular participation
Educational processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: PRIEBE, Miriam Cristina Schmidt. Public policy of rural education: a study of popular participation in Miradouro - Minas Gerais. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3434
Data do documento: 26-Fev-2013
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