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Tipo: Dissertação
Título:  Ações formativas desenvolvidas em Universidades Federais Mineiras: estratégias de aprendizagem e (re) elaboração dos saberes docentes?
Título(s) alternativo(s): "Formative actions" developed in Federal Universities of Minas Gerais State, Brazil: strategies for learning and (re) elaborating teacher s knowledge?
Autor(es): Silva, Claudete de Freitas da
Primeiro Orientador: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Primeiro coorientador: Saraiva, Ana Cláudia Lopes Chequer
Segundo coorientador: Braúna, Rita de Cássia de Alcântara
Primeiro avaliador: Nunes, Célia Maria Fernandes
Abstract: Neste estudo, procuramos compreender o processo de aprendizagem profissional de docentes universitários, mais especificamente, quanto aos saberes que estes docentes vão elaborando e/ou reelaborando em programas de desenvolvimento profissional. Para isso, nos propusemos a analisar o processo de elaboração e/ou (re) elaboração do saber pedagógico de professores universitários, no âmbito de programas de desenvolvimento profissional docente; identificar a contribuição destes programas para o processo de aprendizagem docente de professores universitários; assim como diagnosticar se os professores, participantes desses programas de desenvolvimento profissional docente estabelecem a relação entre os conteúdos trabalhados nos cursos e a prática docente. O estudo teve como campo de pesquisa três instituições federais de ensino superior do estado de Minas Gerais (Universidade Federal de Viçosa, Federal de Minas Gerais e a Federal de Uberlândia) e como sujeitos, professores (as) das respectivas universidades. Em dois casos, ouvimos, ainda, Técnicos em Assuntos Educacionais e uma Doutoranda. O motivo desta escolha se deu, uma vez que, fazem ou fizeram parte das ações de desenvolvimento profissional de docentes, em análise. No que se refere ao número de sujeitos, tivemos: Três Técnicas em Assuntos Educacionais, uma doutoranda e oito professores. Utilizamos como técnica de coleta de dados: levantamento documental, entrevistas semiestruturadas, questionário e, também, a técnica bola de neve . Reconhecemos as contribuições da abordagem qualitativa para a compreensão do nosso objeto de estudo, e para análise dos dados optamos pela análise de conteúdo. O estudo revelou que em algumas Instituições Federais do estado de Minas Gerais, existem ações formativas que buscam auxiliar aos professores do referido nível de ensino em seus limites, no que se refere à (re) elaboração dos saberes pedagógicos no exercício da docência universitária, em sala de aula. Todavia, constatamos que não há Programas sistematizados, que, por sua vez, proponham-se ao desenvolvimento profissional de docentes universitários. Referente à contribuição das ações de formação investigadas (UAE, GIZ, NAPP e ações posteriores ao NAPP) para o processo de (re) elaboração de saberes docentes, compreendemos, auxiliados pela ótica das formadoras, que as ações desenvolvidas configuraram-se como um lócus formativo para os professores universitários, procurando atender às demandas do ensino por eles vivenciadas. Quanto aos docentes entrevistados, constatamos que ao reconhecerem alguns de seus limites referentes à aquisição do saber pedagógico encontraram por meio da adesão às ações de formação, assim como em sua formação autônoma, algumas estratégias para sanar os limites evidenciados. Esta prática veio a favorecer aos professores entrevistados o estabelecimento de relações entre o que viam durante o desenvolvimento das ações de formação em que estiveram inseridos e a sua prática docente, além de serem-lhes apresentadas as possibilidades de modificá-la. Reconhecemos, por fim, que as ações formativas, por nós analisadas, se constituíram, de fato, como estratégias de (re) elaboração do saber docente. Estas, por sua vez, se configuraram em espaços formativos, capazes de fomentar a reflexão sobre a prática docente e apontar caminhos para o enfrentamento dos desafios inerentes à docência universitária.
In this study, we sought to understand the process of professional learning of university teachers more specifically about the knowledge that these teachers elaborate and/or re-elaborate on professional development programs. For this, we have proposed to analyze the process of elaboration and/or (re) elaboration of professors pedagogical knowledge, identifying programs and their contribution for teacher‟s professional development and the learning process of university teaching, and to diagnose whether the teachers who participated in these programs establish the relationship among the contents worked in "courses" and teaching practice. The study had as a research field three federal institutions of college education in the state of Minas Gerais (Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Minas Gerais and Universidade Federal de Uberlândia) and as subjects some teachers from the respective universities. In two cases, we heard some Technicians in Educational Affairs and a Doctoral student. The reason for this choice was because they are or were part of the professional development actions for the professors under analysis. We heard three Technicians in Educational Affairs, a doctoral student, and eight professors. For data collection, we used the documentary survey, semistructured interviews, questionnaires, and also the snowball technique. We acknowledge the contributions of the qualitative approach to understanding our study object and we chose to analyze the data through content analysis. The study revealed that in some federal institutions of Minas Gerais State there are some formative actions that seek to help training professors in classroom practice to (re) elaborate pedagogical knowledge. However, we note that there are no systematic programs with the purpose for professor‟s professional development. Referring to the actions contribution for investigated training initiatives (UAE, GIZ, NAPP, and the NAPP subsequent actions) to the process of (re) elaboration of teacher‟s knowledge, aided by the formers perspective, we understand that the developed actions were as a training locus, seeking to meet the teaching demands they experienced. We noted that the interviewed teachers recognized some of their limits about the acquisition of pedagogical knowledge and found some strategies to address the highlighted limitations through adherence to training initiatives as well as by their autonomous formation. This practice came to favor the interviewed professors to establish relationships between what they saw during the training actions development and their teaching practice with presentation of suggestions and possibilities to modify it. We recognize finally that our analyzed formative actions constituted in fact strategies for (re) elaborating the teaching knowledge. These are configured in educational spaces that will encourage reflection about the teaching practice and show directions to confront the university teaching challenges.
Palavras-chave: Aprendizagem docente
Saberes pedagógicos
Ações formativas
Desenvolvimento profissional de docentes universitários
Teacher learning
Pedagogical knowledge
Formative actions
Professional development university teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SILVA, Claudete de Freitas da. "Formative actions" developed in Federal Universities of Minas Gerais State, Brazil: strategies for learning and (re) elaborating teacher s knowledge?. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/3437
Data do documento: 31-Mar-2011
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