Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/3449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Maria Alba Guedes
dc.date.accessioned2015-03-26T13:20:56Z-
dc.date.available2014-02-07
dc.date.available2015-03-26T13:20:56Z-
dc.date.issued2013-02-21
dc.identifier.citationTORRES, Maria Alba Guedes. Historical and methodological analysis of the Book of Trajan Antonio and its relations with the current National Curriculum Parameters (NPC). 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativas) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/3449-
dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi analisar as transformações que os conteúdos da aritmética (nomenclatura atual matemática) sofreram a partir do final do século XIX, meados do século XX e início do século XXI para procurar responder ao questionamento central: pode-se afirmar que as inovações trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) relacionadas aos conteúdos de matemática apresentam transformações significativas em relação às contribuições da obra Aritmética Elementar Ilustrada Ensino Teórico e Prático , de António Trajano? Livro foi escolhido por ter tido grande influencia na escolarização no Brasil. O método utilizado na pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando no decorrer do estudo à pesquisa teórica, a pesquisa histórica, a história das disciplinas escolares (matemática). Este estudo também discorre sobre a aprendizagem matemática no Brasil, por meio de considerações teórico-metodológicas. Também apresenta a importância da abordagem histórica para a compreensão das dificuldades de ensino- aprendizagem da matemática e o método intuitivo. Além disso, a presente pesquisa fez apontamentos sobre o autor António Bandeira Trajano e as contribuições da sua obra na educação brasileira, e analisou o conteúdo de matemática nos atuais PCN. Por fim, a pesquisa aponta a interseção entre a Obra de Trajano, o método intuitivo e os atuais PCN. Demonstram, assim, os pontos convergentes entre estes três elementos da pesquisa, e que existe uma utilização do método intuitivo nestas obras como estratégia para o resgate da qualidade do ensino e aprendizagem da matemática no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the changes that the contents of arithmetic (current mathematics) suffered from the late nineteenth century, mid- twentieth century and early twenty-first century to attempt to answer the central question: can affirm that the innovations brought by Parameters National Curriculum (NCP) regarding the contents of mathematics show significant changes in relation to the contributions of the book "Illustrated Elementary Arithmetic - Theoretical and Practical," by António Trajano? The method used in the study was a qualitative, using in the course of the study to the theoretical research, historical research, history of school subjects (mathematics). This study also discusses the mathematical learning in Brazil, through theoretical and methodological considerations. It also presents the importance of the historical approach to understanding the difficulties of teaching and learning of mathematics and intuitive method. Furthermore, this research has made notes about the author António Trajano Flag and the contributions of his work in the Brazilian education and analyzed the mathematics content in the current NCP. Finally, the research shows the intersection between the work of Trajano, the intuitive method and the current PCN. Thus demonstrates the converging points between these three elements of research, and there is a use of the intuitive method in these works as a strategy to rescue the quality of teaching and learning mathematics in Brazil.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectTrajanopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMétodo intuitivopor
dc.subjectPCNpor
dc.subjectMathematics education, Mathematicseng
dc.subjectTrajaneng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectintuitive methodeng
dc.subjectNCPeng
dc.titleAnálise histórica e metodológica do livro de António Trajano e suas relações com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)por
dc.title.alternativeHistorical and methodological analysis of the Book of Trajan Antonio and its relations with the current National Curriculum Parameters (NPC)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1962283646308671por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação, estado e sociedade; formação de professores e práticas educativaspor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Denílson Santos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727908H2por
dc.contributor.referee1Mill, Daniel Ribeiro Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515286597269486por
dc.contributor.referee2Mota, Maria Veranilda Soares da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661599366390708por
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf5,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.