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dc.contributor.authorSilva, Rafael Lopes e
dc.date.accessioned2015-03-26T13:28:03Z-
dc.date.available2012-04-04
dc.date.available2015-03-26T13:28:03Z-
dc.date.issued2011-07-04
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Lopes e. Evaluation of steel plane frames considering the contribution of the masonry through the strut-and-tie model. 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia; Saneamento ambiental) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/3755-
dc.description.abstractNeste trabalho apresenta-se uma avaliação do comportamento estrutural de pórticos planos de aço preenchidos com alvenaria estrutural de blocos de concreto celular autoclavado, considerando a contribuição da alvenaria na rigidez global da estrutura, por meio de um modelo de bielas e tirantes. Para realização dos estudos de caso, foram avaliados três pórticos planos de aço e, posteriormente, o modelo foi aplicado ao projeto de edifícios de aço com quatro, seis e oito pavimentos. Foram realizadas análises numéricas de primeira e segunda ordem (análise não-linear geométrica) de pórticos de aço contraventados com elementos de contraventamentos formados por barras de aço e por painéis de alvenaria. Os painéis de alvenaria foram considerados por meio do modelo de bielas e tirantes. São apresentadas comparações dos deslocamentos laterais e dos esforços solicitantes nas barras do modelo de bielas e tirantes para as análises de primeira e de segunda ordem. Os esforços solicitantes nas bielas e nos tirantes também foram comparados com os esforços resistentes nessas barras, com vistas a efetuar o dimensionamento estrutural do painel de alvenaria. Os resultados obtidos permitem concluir que é possível substituir as barras de contraventamento metálico por painéis de alvenaria até um determinado número de pavimentos. Este número depende de fatores como a rigidez dos pórticos e dos painéis de alvenaria e a intensidade das ações aplicadas.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents an evaluation of the structural behavior of steel plane frames infilled with structural masonry of blocks of autoclaved aerated concrete, regarding the contribution of the masonry to the structure global stiffening, through the strut-and-tie model. Case studies were evaluated taking into account three steel plane frames and, subsequently, the model was applied to the project of steel buildings with four, six, and eight stories. First and second-order numerical analyses (nonlinear geometrical analysis) were performed to braced steel frames with bracing elements formed for bars of steel and masonry panels. The masonry panels were considered across strut-and-tie model. It is presented comparisons of the lateral displacements and the solicitant forces in the bars of strut-and-tie model to first and second-order analyses. The solicitant forces on the strut and tie were also compared to the structural resistance on these bars aiming to achieve the structural dimension of the masonry panel. Through the results obtained it is concluded that it is possible to substitute the bracing metal bars for the masonry panels until determined numbers of stories. This numbers depends on factors such as the stiffness of the frame and masonry panels, and the intensity applied.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPórticos preenchidospor
dc.subjectAlvenaria estruturalpor
dc.subjectEstruturas de açopor
dc.subjectModelo de bielas e tirantespor
dc.subjectFilled porcheseng
dc.subjectStructural masonryeng
dc.subjectSteel structureseng
dc.subjectStrut-and-tie modeleng
dc.titleAvaliação de pórticos planos de aço considerando a contribuição da alvenaria pelo modelo de bielas e tirantespor
dc.title.alternativeEvaluation of steel plane frames considering the contribution of the masonry through the strut-and-tie modeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Veríssimo, Gustavo de Souza
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0831323865608115por
dc.contributor.advisor-co2Silva, Reginaldo Carneiro da
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761786T3por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeotecnia; Saneamento ambientalpor
dc.publisher.programMestrado em Engenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Rita de Cassia Silva Sant' Anna
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785816A8por
dc.contributor.referee1Paes, José Luiz Rangel
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766675E6por
dc.contributor.referee2Silva, Roberto Márcio da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7997560123447909por
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