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dc.contributor.authorFonseca, Carlos Henrique
dc.date.accessioned2015-03-26T12:24:54Z-
dc.date.available2009-07-10
dc.date.available2015-03-26T12:24:54Z-
dc.date.issued2008-12-05
dc.identifier.citationFONSECA, Carlos Henrique. Life style reflections on chicken consumption in Juiz de Fora, Minas Gerais. 2008. 207 f. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/407-
dc.description.abstractAs questões étnicas, os aspectos sociodemográficos, a educação, o acesso à tecnologia, nutrição, saúde e a maior sustentabilidade ambiental mudaram o perfil da produção e do consumo da carne de frango e fizeram surgir aves de corte mais saudáveis e com forte apelo ecológico na rotulagem, influenciando positivamente a avaliação do consumidor no momento da compra. O consumidor tem buscado escolher os alimentos com mais critério, fazendo da atitude individual de escolha uma demonstração do seu estilo de vida. Nesse sentido, os produtos de manejo mais ecológico, como as carnes alternativa e orgânica e hortifrutigranjeiros devidamente rotulados e certificados na origem, têm tido seu consumo aumentado substancialmente. O objetivo deste trabalho foi verificar quais as atitudes que levam os consumidores de carne de frango de Juiz de Fora a optar por esse tipo de alimento, bem como identificar quais os atributos de qualidade do frango que os influenciam nessas decisões e as práticas desses consumidores quando lidam com os riscos alimentares. A natureza da pesquisa foi exploratória do tipo descritivo, tendo-se adotado uma amostra nãoprobabilística. Por isso, as inferências extraídas da amostra devem ser ressalvadas, em razão das limitações desse tipo de abordagem. Foram realizadas entrevistas com gerentes de supermercados, hipermercados, açougues e com butiques de carnes e consumidores de carne de frango de Juiz de Fora. Observou-se uma tendência de o consumidor atribuir maior importância aos atributos extrínsecos e intrínsecos e menor importância aos de origem. Os atributos data de validade e odor da carne foram determinantes para a atitude de compra. Aparência, brilho, cor, frescor, maciez, odor, sabor, textura e procedência foram atributos muito importantes na preferência dos consumidores. As mulheres valorizaram mais os atributos intrínsecos da carne de frango, como sabor, cor, brilho e data de validade, e os homens se mostraram mais preocupados com os resíduos de agrotóxicos e de hormônios nos produtos que consomem. Alguns dos resultados sugerem possibilidades de desdobramentos, uma vez que indicam caminhos para novos estudos sobre as atitudes dos consumidores e os riscos alimentares. Pode-se perceber que o consumidor de alimentos nos estabelecimentos pesquisados possui atitude de consumo própria, norteada por atributos de qualidade do produto que julga importantes e que se tornam determinantes na sua escolha.pt_BR
dc.description.abstractThe ethnic issues, the sociologic and demographic aspects, the education, the access to technology, to nutrition, to health and a greater environmental sustainability changed the production and consumption profiles of chicken meat and created healthier broilers, with a strong ecologic apped on the labels, positively influencing the assessment of the consumer at the time of purchase. The consumer searches to choose food more carefully, by making the individual choice a statement of his lifestyle. Thus, the products with a more ecologic management, such as the alternative and organic meats, grains, vegetables and fruits properly tabeled and certified at their origin, have had their consumption substantially increased. The objective of this work was to check which attitudes that guide the chicken meat consumers of Juiz de Fora, Brazil, to choose this kind of food, as well as to identify which quality of attributes of the meat that influences these decisions and the practices of these consumers when they deal with food risks. The mature of the research was exploratory, of the descriptive type, and the non probabilistic sampling was adopted. Therefore, the inferences extracted from the sample should be taken with caution, because of the limitations of this kind of approach. Interviews with managers of supermarkets, hypermarkets, slaughter houses and meat boutiques, as well as with chicken meat consumers of Juiz de Fora were made. A tendency of the consumer to attribute a greater importance to the extrinsic and intrinsic features and less importance to its origin was observed. The attributes validity date and meat odour were determinant for the purchasing attitude. Appearance, brightness, colour, freshness, softness, odour, taste, texture and origin were very important attributes for the consumers preference. Women valued more the intrinsic attributes of the chicken meat, such as taste, colour, brightness and validity date. Men showed to be more concerned about pesticides and hormone residuals in the products they consume. Some of the results suggest possibilities of further developments, since they indicate ways for new studies about the attitudes of the consumers and of food risks. It can be noted that the food consumers in the shops researched have their own consumption attitude, guided by quality attributes which they judge to be important and that become determinant in their choices.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHábito de consumopor
dc.subjectCarne orgânicapor
dc.subjectFrango de cortepor
dc.subjectConsumption habitseng
dc.subjectOrganic meateng
dc.subjectBroiler chickenseng
dc.titleReflexos do estilo de vida no consumo de carne de frango em Juiz de Fora, Minas Geraispor
dc.title.alternativeLife style reflections on chicken consumption in Juiz de Fora, Minas Geraiseng
dc.typeTesepor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798803A4por
dc.contributor.advisor-co1Chaves, José Benício Paes
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787754A9por
dc.contributor.advisor-co2Deliza, Rosires
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787393T4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentCiência de Alimentos; Tecnologia de Alimentos; Engenharia de Alimentospor
dc.publisher.programDoutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentospor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOSpor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Regina Célia Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790986E3por
dc.contributor.referee1Albino, Luiz Fernando Teixeira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930540518087267por
dc.contributor.referee2Perez, Ronaldo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763156J5por
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