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dc.contributor.authorPalitot, Maria de Fátima de Souza
dc.date.accessioned2015-03-26T13:33:24Z-
dc.date.available2008-03-03
dc.date.available2015-03-26T13:33:24Z-
dc.date.issued2007-05-28
dc.identifier.citationPALITOT, Maria de Fátima de Souza. Pedagogy that alternates productive and school activities: exploratory study in Escola Rural de Massaroca (ERUM). 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/4082-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar um modelo alternativo de escola para o meio rural, que procura minimizar os problemas enfrentados pelos jovens de Massaroca, na busca pela aquisição do ensino básico. Enfatiza a possibilidade de identificar as potencialidades e as fragilidades do projeto pedagógico desenvolvido pela Escola Rural de Massaroca (ERUM), para que se possam apontar alguns caminhos para o aprimoramento e para que seja viabilizado um modelo alternativo de escola para uma realidade específica como a do meio rural. Nesse sentido, o objetivo geral foi verificar as práticas pedagógicas da Escola Rural de Massaroca e as famílias de seus alunos em relação ao contexto que estão inseridos, bem como a coerência entre a proposta pedagógica da escola e as necessidades e aspirações das populações assistidas naquelas comunidades rurais. Especificamente, propõese investigar a conexão entre o trabalho desenvolvido pela escola, analisando práticas pedagógicas desenvolvidas nesse contexto, observando se o saber local e as necessidades tecnológicas das famílias são valorizados pela escola e como esta se apropria e media o conhecimento e as técnicas desenvolvidas pelas instituições parceiras. Analisando as práticas da pedagogia da escola, inspirada em princípios norteadores da pedagogia de alternância, no que se refere ao conhecimento e a interação entre os diversos atores locais, este estudo se propõe também a investigar quais as contribuições desse processo de ensino- aprendizagem na configuração da dinâmica do desenvolvimento local de Massaroca-BA.pt_BR
dc.description.abstractThe object of this study is to analyze an alternative school model for the rural environment that pursues to minimize the problems faced by the young students in Massaroca in their search for the acquisition of basic education. It emphasizes the possibility of identifying the potential and the weak points of the pedagogical project developed by Escola Rural de Massaroca (ERUM), in order to show some ways of improvement and make possible an alternative school model for a specific reality such as the rural environment. To achieve this, the general objective was to observe the pedagogical practices of Escola Rural de Massaroca and the families of its students in relation to the context in which they are inserted, as well as the coherence between the school s pedagogical proposition and the needs and aspirations of the aided population in those rural communities. It specifically proposes to investigate the connection between the work developed by the school, analyzing the pedagogical practices developed in this context, observing if the local knowledge and the families technological needs are valued by the school, and how the school appropriates and intermediates the knowledge and the techniques developed by associate institutions. This study also proposes to investigate the contributions of this teaching-learning process in the configuration of the local development dynamics of Massaroca-BA, analyzing the school s pedagogical practices, inspired in the principles of a pedagogy that alternates school and productive activities as they relate to knowledge and interaction among several local actors.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectDesenvolvimento localpor
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectFamily agricultureeng
dc.subjectLocal developmenteng
dc.titlePedagogia da alternância: estudo exploratório na Escola Rural de Massaroca (ERUM)por
dc.title.alternativePedagogy that alternates productive and school activities: exploratory study in Escola Rural de Massaroca (ERUM)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Doula, Sheila Maria
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785704Z8por
dc.contributor.advisor-co2Ferreira Neto, José Ambrosio
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723804D6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInstituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimentopor
dc.publisher.programMestrado em Extensão Ruralpor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.contributor.advisor1Valadares, Jose Horta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794526Z5por
dc.contributor.referee1Braga, Geraldo Magela
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788021D4por
dc.contributor.referee2Amodeo, Nora Beatriz Presno
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6045747294263289l/visualizacv.do?id=K4708493A7por
dc.contributor.referee3Muniz, José Norberto
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783559D8por
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