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Tipo: Dissertação
Título: O rural na Veja: linguagem, imagem e poder
Título(s) alternativo(s): The rural in Veja Magazine: language, image and power
Autor(es): Xavier, Kmilla Moreira
Primeiro Orientador: Coelho, France Maria Gontijo
Primeiro coorientador: Muniz, José Norberto
Segundo coorientador: Pinho, José Benedito
Primeiro avaliador: Dias, Marcelo Miná
Segundo avaliador: Lannes, Joaquim Sucena
Abstract: Esta dissertação analisa e interpreta a imagem do meio rural brasileiro veiculado pela mídia, especificamente, a revista Veja, mídia noticiosa impressa. A unidade de análise escolhida foi a revista semanal de informação de maior circulação nacional, a Revista Veja, pesquisada ao longo dos anos 2004 e 2005. Esta opção condiz com os propósitos deste trabalho, de verificar a imagem do rural mostrada a um público heterogêneo e não necessariamente vinculado ao meio rural. A pesquisa tem como pressuposto o importante papel dos meios de comunicação de massa que lidam com a informação jornalística na tarefa de mediar as concepções de realidade. Este estudo situa-se na perspectiva das pesquisas que consideram os meios de comunicação de massa como instrumentos capazes de exercer algum efeito sobre as concepções dos receptores das mensagens. Para a análise tomou-se como base o conceito de poder simbólico em sua relação com a linguagem e as interações mediadas como elementos que explicam o processo de produção de notícias dentro da hipótese do agenda setting e do enquadramento das notícias. Nesta pesquisa, partiu-se da idéia de que o rural poder ser melhor entendido hoje, à luz do conceito de multifuncionalidade da atividade agrícola. Buscou-se, assim, identificar os principais temas relativos ao meio rural nas mensagens jornalísticas, mas principalmente o modo como ele é categorizado, caricaturado ou valorado. Para isso, recorreu- se à procura de artifícios de justificação e fundamentação da mensagem jornalística que ajudam a revelar um tipo de representação do rural. A reflexão explora elementos de caráter mais objetivo, como a análise da seleção e disposição das mensagens no noticiário, além, de elementos valorativos presentes no conteúdo da própria mensagem, como as fotográficas e função das fontes no texto. Os dados depreendidos deste estudo mostram a mídia como um instrumento de mediação de sentido e poder socialmente legitimado, capaz informar e formar a partir dos enquadramentos que produz sobre o meio rural.
This dissertation analyzes and interprets the image of the Brazilian rural middle propagated by the media, in specific the Veja Magazine, printed Brazilian mass media. The analyze unit choused was the information weekly magazine that have the most public in Brazil, the Veja Magazine, studied through years of 2004 to 2005. This option have relation with the proposes of this work, that are to verify the Brazilian rural image showed to an heterogenic public but not necessary linked with the rural middle. The study wants to show the important role of the mass communications media that deals with the journalistic information in a task of mediate the reality conceptions. This study agrees with the researches that show us that the mass communications media are a tool able to exercise some influence in the messages ideas from the receivers. This analyze used the idea of symbolic power and its relationship with the language and its interactions mediate like elements that explain the news production process in a hypothetical of settings scheduling and news framings. This research, begins with the idea that the rural can be better understood in the nowadays, by the light of the concept of multifunction in the agricultural activity. So, the intention was to identify the main subjects that have relationship to the rural middle in the journal messages, but mainly the way how it is categorized, caricatured or appreciated. To it, a search have done to try to find ways to justificate and to base the journalistic messages that help to show a kind of rural representation. The reflection explore better objectived elements, like the analyze of the selection and the placement of the messages in the news, and valorized elements in the content of the message itself, like the photography ones and the font function in the text. The data in this study shows the mass media like a tool of sense mediation and power socially legitimate, able to inform and form its frames produced about the rural middle.
Palavras-chave: Jornalismo rural
Revista Veja
Mídia impressa
Poder simbólico
Rural journalism
Revista Veja
Printed midia
Symbolic power
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Citação: XAVIER, Kmilla Moreira. The rural in Veja Magazine: language, image and power. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4089
Data do documento: 4-Mai-2007
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