Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4103
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios da extensão rural educativa na Transamazônica (Itaituba - PA)
Título(s) alternativo(s): Challenges of educative rural extension in the Transamazonian (Itaituba PA)
Autor(es): Ferreira, Adriene Coelho
Primeiro Orientador: Muniz, José Norberto
Primeiro coorientador: Fiúza, Ana Louise de Carvalho
Segundo coorientador: Coelho, France Maria Gontijo
Primeiro avaliador: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Segundo avaliador: Dias, Marcelo Miná
Abstract: O estudo problematiza a proposição do papel do extensionista rural como agente do desenvolvimento rural, a partir de 2003, quando o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário introduziu com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER uma série de parâmetros que buscam reordenar este serviço, com ênfase na utilização de metodologias pautadas pela visualização da importância dos conhecimentos tradicionais em termos da construção de saberes apropriados para o manejo sustentável dos recursos. Na Transamazônica, nas últimas décadas, este serviço passou por crises. No entanto, após a PNATER vem ocorrendo ações que apontam para a resolução desta crise. Assim, a partir da experiência das instituições governamentais de ATER de Itaituba, buscou-se compreender o processo em que a PNATER está sendo implementada, a fim de visualizar as oportunidades e as dificuldades envolvidas nos mesmos. Com isto tentamos formular alternativas de ações ou prioridades que podem ser redefinidas. A real situação da ATER na Transamazônica atualmente ainda está dentro de um processo complexo, onde, apesar dos discursos apontarem para novos caminhos e soluções, opera dentro de uma situação bastante debilitada. Existem vários agravantes, como a grande extensão territorial e a má conservação das estradas; o reduzido quadro técnico e, em alguns casos, a falta de recursos financeiros. Agrava este quadro a precariedade da formação acadêmica dos técnicos, a dicotomia econômico versus social, que não fornece as ferramentas que têm sido exigidos. As principais conclusões do estudo são que, a fim de fortalecer o processo de resolução desta crise, é importante aprofundar o conhecimento teórico e prático dos técnicos. Outra alternativa seria a criação de um fórum para troca de experiências entre os atores e divulgação de experiências bem sucedidas. Adicionando as experiências de ONGs e de seus próprios grupos de produtores que têm procurado trabalhar dentro da perspectiva de uma nova extensão rural.
The study presents the proposition about the role of rural extensionist as an agent of rural development, from 2003, when the Brazilian Federal Government, through the Ministry of Agrarian Development, introduced with of the publication of the Technical Assistance and Rural Extension National Policy a number of parameters that seek reorder this service, with emphasis on the use of methodologies that sights the importance of traditional knowledge in terms of construction an appropriate knowledge for a sustainable management of resources. In Transamazonian in recent decades this service has gone through crises. However, after the PNATER has been occurring actions that point to the resolution of this crisis. Thus, from the experience of governmental institutions from ATER of the Itaituba trying to understand the process in which the PNATER is being implemented in order to view the opportunities and difficulties involved in them. With this we tried to formulate alternatives from which actions or priorities can be redefined. The actual situation of the ATER in Transamazonian currently is still within a complex process, where despite the speeches point to new directions and solutions, operates within a situation quite frail. Aggravates the precarious training of academic of technicians, the dichotomy economic versus social, which does not provide the tools that have been required. The main findings of the study are that in order to strengthen the process of resolving this crisis is important deepen the theoretical and practical knowledge of the technicians. Another alternative would be to create a forum for exchange of experience between the actors and dissemination of successful experiences. Adding the experiences of NGOs and their own groups of producers who have sought work within the prospect of a new rural extension.
Palavras-chave: Extensão rural
Educação
Transamazônica
Rural extension
Education
Transamazonian road
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Programa: Mestrado em Extensão Rural
Citação: FERREIRA, Adriene Coelho. Challenges of educative rural extension in the Transamazonian (Itaituba PA). 2008. 143 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4103
Data do documento: 29-Ago-2008
Aparece nas coleções:Extensão Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.