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Tipo: Dissertação
Título: Cotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolar
Título(s) alternativo(s): Daily in a rural school: a school communitys s representations
Autor(es): Lima, Fabiana Ribeiro Souza
Primeiro Orientador: Coelho, France Maria Gontijo
Primeiro coorientador: Barletto, Marisa
Segundo coorientador: Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
Primeiro avaliador: Menezes Neto, Antonio Julio de
Segundo avaliador: Barbosa, Willer Araujo
Abstract: Ao se problematizar a escola rural como espaço de socialização e de saberes, indagou-se, com esta pesquisa, quais seriam as especificidades dessa escola e como elas apareciam nas práticas pedagógicas nela realizadas. Em razão de serem ainda poucos os estudos sobre as escolas rurais, há expectativa de que este trabalho possa contribuir com a problematização e institucionalização acadêmica deste debate. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa foi conhecer o cotidiano escolar de uma escola rural de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, procurando caracterizar a representação desse lugar rural presente entre os diversos agentes a ela relacionados, quais sejam gestores, professores, cantineiras e auxiliares de limpeza, comunidade e estudantes. Por meio de um estudo de caso, de tipo etnográfico, procurou-se, também, analisar as práticas pedagógicas docentes e suas relações em seu dia-a-dia com o espaço rural, para assim, compreender as particularidades ou especificidades dessa escola em suas relações com o contexto local. Por meio deste estudo, a Escola Municipal de Roberts, localizada em uma área de Área de Proteção Ambiental (APA), no distrito de Bom Jardim, na cidade de Teixeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi possível perceber que o rural que a circunda é pouco, ou nada, levado em consideração às práticas pedagógicas docentes. Esse rural é representado como a roça e não como um contexto sócioambiental que tem um valor por suas características próprias. Dentre outros aspectos, além da necessidade de superação de questões estruturais do funcionamento de toda a educação do município, como se pode ler no corpo da dissertação, pode-se sugerir que novos temas deveriam orientar as práticas docentes para que a escola potencializasse uma visão mais crítica sobre o rural e o contexto sócio-ambiental que circunda esta escola. Além disso, pode-se perceber que os elementos que compõe o cotidiano escolar extrapolam os muros ou a sala de aula.
Characterizing the rural school as a socialization and knowledge place, it was inquired, on this paper, which would be this school s specificities and how they would appear on accomplished pedagogical practices. In reason to be very few studies on the rural schools, there are expectations that this work can contribute with the academic characterization and institutionalization of this discussion. Therefore, the general objective of this research was to know the rural schools s quotidian in a small city of Minas Gerais to characterize the representation of this rural place among the diverse agents related to it, which are managers, professors, cooks and also assistant of cleanness, community and students. By means of a case study, ethnicgraphic type, it was also sought to analyze pedagogical teaching practices and its daily relation with rural place, for, thus, understanding this school s particularities or specificities in its relation with the local context. With this study, the Escola Municipal de Roberts, located in an Área de Proteção Ambiental (APA), in the district of Bom Jardim in the city of Teixeiras, in the Zona da Mata of Minas Gerais, was possible to perceive that the rural that surrounds it is small, or nothing, led in consideration the pedagogical teaching practices. This rural is represented as rural and not as a partner- ambient context that had a value for its proper characteristics. Amongst other aspects, beyond the necessity of overcoming structural questions of the functioning of all the city s education, as it can be read in the body of the paper, it can be suggested that new subjects guide teaching practices in order to increase the school s critical vision of rural and the partner-ambient context that surrounds the school. Moreover, it can be perceived that the elements that compose the school s quotidian surpass the classroom s walls.
Palavras-chave: Cotidiano escolar
Escola rural
Representação
Educação rural
Educação do campo
Rural school
Representations
Rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Programa: Mestrado em Extensão Rural
Citação: LIMA, Fabiana Ribeiro Souza. Daily in a rural school: a school communitys s representations. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4104
Data do documento: 8-Dez-2008
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