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dc.contributor.authorLima, Fabiana Ribeiro Souza
dc.date.accessioned2015-03-26T13:33:33Z-
dc.date.available2009-07-01
dc.date.available2015-03-26T13:33:33Z-
dc.date.issued2008-12-08
dc.identifier.citationLIMA, Fabiana Ribeiro Souza. Daily in a rural school: a school communitys s representations. 2008. 127 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2008.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/4104-
dc.description.abstractAo se problematizar a escola rural como espaço de socialização e de saberes, indagou-se, com esta pesquisa, quais seriam as especificidades dessa escola e como elas apareciam nas práticas pedagógicas nela realizadas. Em razão de serem ainda poucos os estudos sobre as escolas rurais, há expectativa de que este trabalho possa contribuir com a problematização e institucionalização acadêmica deste debate. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa foi conhecer o cotidiano escolar de uma escola rural de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, procurando caracterizar a representação desse lugar rural presente entre os diversos agentes a ela relacionados, quais sejam gestores, professores, cantineiras e auxiliares de limpeza, comunidade e estudantes. Por meio de um estudo de caso, de tipo etnográfico, procurou-se, também, analisar as práticas pedagógicas docentes e suas relações em seu dia-a-dia com o espaço rural, para assim, compreender as particularidades ou especificidades dessa escola em suas relações com o contexto local. Por meio deste estudo, a Escola Municipal de Roberts, localizada em uma área de Área de Proteção Ambiental (APA), no distrito de Bom Jardim, na cidade de Teixeiras, na Zona da Mata de Minas Gerais, foi possível perceber que o rural que a circunda é pouco, ou nada, levado em consideração às práticas pedagógicas docentes. Esse rural é representado como a roça e não como um contexto sócioambiental que tem um valor por suas características próprias. Dentre outros aspectos, além da necessidade de superação de questões estruturais do funcionamento de toda a educação do município, como se pode ler no corpo da dissertação, pode-se sugerir que novos temas deveriam orientar as práticas docentes para que a escola potencializasse uma visão mais crítica sobre o rural e o contexto sócio-ambiental que circunda esta escola. Além disso, pode-se perceber que os elementos que compõe o cotidiano escolar extrapolam os muros ou a sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractCharacterizing the rural school as a socialization and knowledge place, it was inquired, on this paper, which would be this school s specificities and how they would appear on accomplished pedagogical practices. In reason to be very few studies on the rural schools, there are expectations that this work can contribute with the academic characterization and institutionalization of this discussion. Therefore, the general objective of this research was to know the rural schools s quotidian in a small city of Minas Gerais to characterize the representation of this rural place among the diverse agents related to it, which are managers, professors, cooks and also assistant of cleanness, community and students. By means of a case study, ethnicgraphic type, it was also sought to analyze pedagogical teaching practices and its daily relation with rural place, for, thus, understanding this school s particularities or specificities in its relation with the local context. With this study, the Escola Municipal de Roberts, located in an Área de Proteção Ambiental (APA), in the district of Bom Jardim in the city of Teixeiras, in the Zona da Mata of Minas Gerais, was possible to perceive that the rural that surrounds it is small, or nothing, led in consideration the pedagogical teaching practices. This rural is represented as rural and not as a partner- ambient context that had a value for its proper characteristics. Amongst other aspects, beyond the necessity of overcoming structural questions of the functioning of all the city s education, as it can be read in the body of the paper, it can be suggested that new subjects guide teaching practices in order to increase the school s critical vision of rural and the partner-ambient context that surrounds the school. Moreover, it can be perceived that the elements that compose the school s quotidian surpass the classroom s walls.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectRural schooleng
dc.subjectRepresentationseng
dc.subjectRural educationeng
dc.titleCotidiano em uma escola rural: representações de uma comunidade escolarpor
dc.title.alternativeDaily in a rural school: a school communitys s representationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Barletto, Marisa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763744U6por
dc.contributor.advisor-co2Ferenc, Alvanize Valente Fernandes
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3090603419576186por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentInstituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimentopor
dc.publisher.programMestrado em Extensão Ruralpor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.contributor.advisor1Coelho, France Maria Gontijo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784228E8por
dc.contributor.referee1Menezes Neto, Antonio Julio de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723322Z0por
dc.contributor.referee2Barbosa, Willer Araujo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784248J4por
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