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Tipo: Dissertação
Título: Juventude rural e as representações sobre a AIDS
Título(s) alternativo(s): Rural youth and representations about AIDS
Autor(es): Silva, Margarete Moreira Coutinho e
Primeiro Orientador: Doula, Sheila Maria
Primeiro avaliador: Costa, Luciano Rodrigues
Segundo avaliador: Mafra, Rennan Lanna Martins
Abstract: A presente dissertação está inserida na linha de pesquisa Identidades e Representações Sociais e tem como objetivo analisar as representações de jovens rurais sobre a Aids a partir das interações culturais rurais/urbanas e das formas de socialização juvenis. Considera-se a intensificação da relação campo/cidade proporcionada pela crescente facilidade de acesso através, principalmente, dos meios de comunicação e transporte e pelo movimento migratório. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a 131 alunos rurais e urbanos do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Agropecuária do IF Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Barbacena. A análise dos dados foi realizada através da elaboração de gráficos e descrição em forma de texto. A análise do conteúdo das representações foi feita a partir de palavras-chave ou núcleo de ideias principais que apareceram repetidas de forma regular entre todos os entrevistados. A pesquisa revela, dentre outras coisas, que os jovens rurais estão tendo acesso à informação a partir das mesmas ferramentas de comunicação acessadas pelos jovens urbanos, porém a informação, sozinha, não se traduz em conhecimento que seja capaz de provocar mudanças de atitudes frente à Aids, tornando-se necessário ser acompanhada de uma abordagem interativa que leve em conta a diversidade , o contexto sócio-econômico-cultural dos jovens e a condição de vulnerabilidade social a que estão expostos. Conclui-se que a escola e a família exercem um papel fundamental na sensibilização para a tomada de decisões e que a escola, particularmente, é considerada pelos alunos como uma instituição de grande confiabilidade para o aprendizado dos mecanismos de prevenção da Aids.
This dissertation is entered in the search line "Identities and Social Representations" and aims to analyze the representations of rural youth about AIDS from cultural interactions rural/urban and juvenile forms of socialization. It is considered the intensification of the relationship countryside/city afforded by the growing ease of access primarily through the means of communication and transport and migration movement. For data collection, a questionnaire was administered to 131 students from rural and urban school integrated with the Agricultural Technical Course in IF Southeast Minas Gerais - Campus Barbacena. Data analysis was performed using the graphing and description in text form. A content analysis of the representations was made from keywords or main core ideas that appeared regularly repeated among all respondents. The research reveals, among other things, that rural youth are having access to information from the same communication tools accessed by urban youth, but information alone does not translate into knowledge that is capable of causing changes in attitudes towards AIDS, making it necessary to be accompanied by an interactive approach that takes into account diversity, socio-economic and cultural development of young people and the condition of social vulnerability to which they are exposed. We conclude that the school and the family play a key role in raising awareness of decision making and that the school, in particular, is considered by students as an institution of high reliability for learning mechanisms of AIDS prevention.
Palavras-chave: Juventude
AIDS
Representações
Youth
AIDS
Representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Programa: Mestrado em Extensão Rural
Citação: SILVA, Margarete Moreira Coutinho e. Rural youth and representations about AIDS. 2012. 221 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4173
Data do documento: 23-Out-2012
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