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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do Curso Técnico em Agropecuária modalidade a distância
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the Agricultural Technical Course - distance mode
Autor(es): Leite, Valéria Bergamini
Primeiro Orientador: Muniz, José Norberto
Primeiro avaliador: Leite, Carlos Antonio Moreira
Segundo avaliador: Borges, Eduardo Sales Machado
Abstract: Esta dissertação propõe, enquanto pesquisa de avaliação, mensurar os indicadores de processo e resultado da primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária, via modalidade de ensino a distância do Instituto Federal de Barbacena. Em conformidade com os objetivos propostos pelo Programa e-Tec Brasil, esta pesquisa tenciona incentivar discussões acerca do direcionamento do programa, traçando uma trajetória adequada às necessidades emergentes. Para tanto, os indicadores de processo foram enumerados como formação docente; material pedagógico e; estrutura pedagógica e os de resultado como expansão e democratização do ensino, contribuição para o Ensino Médio e acompanhamento da trajetória escolar e profissional do egresso. Tais indicadores foram identificados por meio de dois tipos de instrumentos, sendo o primeiro referente à análise de informações contidas nos registros acadêmicos e o segundo conforme análise de questionários aplicados à docentes, egressos e desistentes. Para mensuração das análises utilizou-se estatística descritiva (frequência, cruzamento de tabelas, agrupamento em cluster, qui-quadrado) além da correlação de Kendall e teste de Friedman para dados não-paramétricos. Dentre os resultados mensurados nesta pesquisa, destacam-se: necessidade de ampliação do treinamento docente para uma formação permanente; adequação do material pedagógico dimensionando as ilustrações; diagramação do material pedagógico, propiciando acessibilidade para pessoas com necessidades especiais; aprimoramento de assuntos inerentes à interdisciplinaridade; adequação da carga horária; aplicação de estratégias para acompanhamento da trajetória curricular e profissional do discente com o intuito de propiciar melhores índices de permanência nas demais turmas. Por fim, conclui-se que os indicadores revelados por meio desta pesquisa, podem ser concebidos como eixo norteador para se definir novas diretrizes e estratégias considerando que o Programa corrobora para a melhoria do cenário educacional brasileiro, fazendo, pois, da avaliação e planejamento uma constante prática com o intuito de garantir a continuidade da qualidade do mesmo.
The aim of this investigation is to assess the procedural indicators and result indexes in the first distance learning class of the Agricultural Technical Course (Curso Técnico em Agropecuária form the Brazilian Federal Institute of Education, Science and Technology (IFET - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), campus Barbacena, Minas Gerais. This research intends to encourage discussions about the program directions, according to the aims proposed by of the e-Tec Brasil program, outlining a suitable trajectory to the emerging needs. For that purpose the procedural indicators were classified as docent formation , pedagogic material and pedagogic structure , and the results categorized as expansion and democratization of education , contribution for Secondary School and monitoring the egress s school and professional path. Such indicators were identified through two instruments: first analyzing the academic record information and the second analyzing questionnaires answered by docents, egresses and drop-outs. In order to measure the analysis we used descriptive statistics (frequency, table datacrossing, clustering, chi-squared distribution) besides the Kendall correlation and Friedman test for non-parametric data.Among the data measured we can highlight: necessity of docent training increasing to a permanent formation; adequacy of the pedagogical material; layout development of the pedagogic material, providing access to people with special needs; improvement of subjects concerning interdisciplinarity; adequacy of the hours of instruction; application of strategies to monitor the student s curricular and professional path in order to provide better permanence index for the other classes.Finally, we can conclude that the indicators revealed in this research can be considered as a guideline on the definition of new routes and strategies considering that the Program contributes to the improvement of the Brazilian educational scenery, making the evaluation and planning a constant practice aiming to guarantee the maintenance of the quality.
Palavras-chave: Pesquisa avaliativa
Agropecuária
Ensino a distância
Evaluative research
Agriculture
Distance learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento
Programa: Mestrado em Extensão Rural
Citação: LEITE, Valéria Bergamini. Evaluation of the Agricultural Technical Course - distance mode. 2012. 169 f. Dissertação (Mestrado em Instituições sociais e desenvolvimento; Cultura, processos sociais e conhecimento) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4174
Data do documento: 4-Out-2012
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