Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4847
Tipo: Dissertação
Título: A emoção no discurso da música gospel como estratégia na captação de fiéis
Título(s) alternativo(s): Emotion in the gospel music discourse as a strategy in the captivation of followers
Autor(es): Gonçalves, Gisele Siqueira
Primeiro Orientador: Melo, Mônica Santos de Souza
Primeiro avaliador: Lopes, Emília Mendes
Segundo avaliador: Paes, Cristiane Cataldi dos Santos
Abstract: Atualmente podemos observar um novo e crescente tratamento dado à emoção. É a emoção vista sobre o viés discursivo. Esta concepção tem permitido várias análises de efeitos de sentidos que o locutor pretende causar através do discurso em seus interlocutores. Assim, baseados nessa perspectiva, esta pesquisa se propôs a verificar o caráter patêmico contido nos discursos da música gospel evangélica, levando em consideração a sua evidência na mídia bem como no mercado fonográfico, nos últimos anos. Desta forma, nosso objetivo foi descrever as letras das canções evangélicas e relacionar sua organização discursiva ao efeito patêmico que estas visam causar no ouvinte, como estratégia de captação do fiel ao protestantismo. A análise focalizou as canções e testemunhos do cantor e compositor gospel evangélico Lázaro que estão inseridos no disco Testemunho e louvor , vencedor em várias categorias do maior evento da música gospel de 2009, o Troféu Talento. Como aporte teórico e metodológico foi utilizada a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau, por meio dos Modos de organização do discurso que nos permitiu descrever a organização das canções. Associada a esta teoria, utilizamos algumas teorias que abordaram a emoção no discurso e o discurso religioso.
Nowadays we can observe a new and increasing care given to emotion. It is the emotion seen under a discursive view. This conception has allowed several analyses of meaning effects that the announcer intends to cause through discourse on his interlocutors. Thus, based on such perspective, this study proposed to verify the pathemic character present in gospel music discourse, considering its evidence on the media as well as the phonographic market, in the last few years. In this way, our aim was to describe the lyrics of the gospel songs and relate their discursive organization to the pathemic effect that they aim at causing on the listener, as a captivation strategy of followers to the Protestantism. The analysis focused on songs and testimony by gospel singer and songwriter Lázaro, present in his album entitled Testemunho e Louvor , winner of several categories in the most prestigious gospel music event of 2009, the Troféu Talento award. As theoretical framework and for methodology it was used the Semiolinguistic Theory by Patrick Charaudeau, through the modes of discourse organization, which allowed us to describe the organization of the songs. Associated with this theory, we used others theories that approached emotion in discourse and religious discourse as well.
Palavras-chave: Análise do discurso
Teoria semiolinguística
Emoção
Música Gospel
Discourse analysis
Semiolinguística Theory
Emotion
Gospel music
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Estudos Linguisticos e Estudos Literários
Programa: Mestrado em Letras
Citação: GONÇALVES, Gisele Siqueira. Emotion in the gospel music discourse as a strategy in the captivation of followers. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4847
Data do documento: 7-Mar-2012
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf763,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.