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Tipo: Dissertação
Título: Língua e diversidade: o olhar dos alunos
Título(s) alternativo(s): Language and diversity: the view of students
Autor(es): Silva, Elaine Luzia da
Primeiro Orientador: Ladeira, Wânia Terezinha
Primeiro avaliador: Gediel, Ana Luisa Borba
Segundo avaliador: Abritta, Carolina Scali
Abstract: Esta pesquisa, fundamentada nas teorias da Análise da Conversa Etnometodológica, Sociolinguística Interacional, Categorização de Membros e Sociolinguística, investiga a fala em interação durante a ocorrência de grupos focais a fim de desvendar, principalmente através da análise da emergência de categorias (Sacks, 1972), o olhar de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em relação à língua portuguesa. Os dados foram gerados em uma escola pública localizada na Zona da Mata mineira, a partir da realização de três grupos focais, os quais ocorreram na própria escola. As gravações somaram um total de cento e treze minutos e noventa e dois segundos de interação e, após a coleta de dados, as gravações foram transcritas e analisadas a partir da perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica. A análise dos dados foi dividida em cinco partes, de acordo com os principais tópicos discutidos nas interações: i) A língua que eu falo; ii) O falar rural: uma variedade estigmatizada; iii) O papel atribuído ao professor; iv) Adequação da linguagem à situação de fala e v) Insegurança linguística. Os dados demonstraram que os participantes têm uma visão muito reducionista de língua, considerando-a como um conjunto de regras préestabelecidas pela gramática normativa. A diversidade linguística é desconsiderada, pois as mudanças naturais da língua são compreendidas como erros. Assim, como os participantes não têm domínio de todas as normas impostas pela gramática tradicional, eles acreditam que não sabem falar sua língua materna.
The present research, based on theories of Conversation Analysis, Interactional Sociolinguistics, Membership Categorization Devices and Sociolinguistics, investigates talk-in-interaction during the occurrence of focus groups in order to discover, mainly through the analysis of the emergence of categories (Sacks, 1972), what students in the 9th grade of an Elementary School think about the Portuguese language. Data was collected in a public school, located in Minas Gerais, from the realization of three focus groups which occurred at this same school. The recordings amounted to a total of one hundred and thirteen minutes and ninety-two seconds of interaction and, after data collection, they were transcribed and analyzed from the perspective of Conversation Analysis. The data analysis was divided into five parts, according to the main topics discussed during the interactions: i) The language that I speak; ii) The rural speak: a stigmatized variety; iii) The role assigned to the teacher; iv) Language adequacy to speech situation and v) Linguistic insecurity. The data showed that participants have a very reductionist view of language and they consider it a set of predefined rules by traditional grammar. Linguistic diversity is disregarded once the natural changes in the language are understood as errors. Thus, as the participants do not master all of the rules imposed by the traditional grammar, they believe that they are not able to speak their mother tongue proficiently.
Palavras-chave: Análise da conversa etnometodológica
Sociolinguística internacional
Categorização de membros
Sociolinguística
Diversidade linguística
Ethnomethodological conversation analysis
International sociolinguistics
Member categorization
Sociolinguistics
Linguistic diversity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Estudos Linguisticos e Estudos Literários
Programa: Mestrado em Letras
Citação: SILVA, Elaine Luzia da. Language and diversity: the view of students. 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4867
Data do documento: 25-Abr-2013
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