Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Bruna Araujo
dc.date.accessioned2015-03-26T13:44:32Z-
dc.date.available2014-09-18
dc.date.available2015-03-26T13:44:32Z-
dc.date.issued2014-04-28
dc.identifier.citationCUNHA, Bruna Araujo. Streets of my São Paulo: sensory notations and criticals views on poetic s Mário de Andrade. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/4877-
dc.description.abstractO presente trabalho detém-se na análise de alguns poemas de Paulicéia Desvairada (1922) e Lira Paulistana (1945) com o intuito de observar a rua enquanto local de sociabilidade do sujeito moderno. Paulicéia Desvairada foi o primeiro livro de poesia modernista publicado no Brasil. A obra marca o início do rompimento com as estruturas poéticas tradicionais, apresentando linguagem e recursos estilísticos inovadores, tais como versos livres, versos polifônicos e dissonâncias. Já em Lira Paulistana, as inovações cedem lugar a versos mais regulares, com rimas e refrãos. Nessas duas obras poéticas, distanciadas por mais de vinte anos, a cidade de São Paulo, poetizada de formas distintas, é o grande tema dos poemas. Em Paulicéia Desvairada, a cidade paulistana apresenta ainda resquícios de um passado provinciano, o eu- lírico encontra-se em meio à multidão e diante de ruas que estão passando por um processo de modernização. Na Lira Paulistana, a cidade de São Paulo já é uma metrópole, o eu-lírico sente-se ainda mais no anonimato das ruas prontamente modernas. Nesse sentido, nos propomos a analisar alguns poemas das obras Paulicéia Desvairada (1922) e Lira Paulistana (1945), observando a tensão entre o eu e a cidade , já bastante identificada pela crítica, atentos ao conceito de espaço polissensorial, espaço semantizado e aspectos históricos e sociais da cidade de São Paulo nos anos 1920 e 1940. Ao aproximarmos essas duas obras do escritor, foi possível perceber que ele problematiza as mudanças ocorridas na cidade e as consequências causadas por essas mudanças, que, para ele, dilaceram, aos poucos, as relações humanas.pt_BR
dc.description.abstractThis work focuses on the analysis of some poems of Paulicéia Desvairada (1922) and Lira Paulistana (1945) in order to observe the street as a place of sociability of the modern man. Paulicéia Desvairada was the first book of modern poetry published in Brazil. The work marks the beginning of the break up with traditional poetic structures with innovative language and stylistic features, such as free and polyphonic verses and dissonances. In Lira Paulistana, innovations are giving way to more regular verses with rhymes and choruses. These two poetic works, apart for over twenty years, poeticized the city of São Paulo in different ways, this place is the great theme of the poems. In Paulicéia Desvairada, the São Paulo city still has remnants of a provincial past, the self-lyrical lies in the crowd and on the streets who are going through a process of modernization. In Lira Paulistana, the city of São Paulo is now a metropolis, the self-lyrical feel even more in the anonymity of this modern streets. In this case, we propose to analyze some poems of Paulicéia Desvairada (1922) and Lira Paulistana (1945), in order to focus our attention between the "I" and the "city", already well identified by criticals, who are aware to the concept of polissensorial and semanticized space and historical and social aspects of the city of São Paulo in the 1920s and 1940s. As we approached these two works of the writer, we realized that he sees some problems about the changes in the city and the consequences caused by these changes, which, for him, it fades the human relationship away.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoesia líricapor
dc.subjectPoesia modernapor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectMario de Andradepor
dc.subjectLyric poetryeng
dc.subjectModern poetryeng
dc.subjectSocietyeng
dc.subjectMario de Andradeeng
dc.titleRuas do meu São Paulo: notações sensoriais e visões críticas na poética de Mário de Andradepor
dc.title.alternativeStreets of my São Paulo: sensory notations and criticals views on poetic s Mário de Andradeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5813574285151531por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguisticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.programMestrado em Letraspor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.contributor.advisor1Siqueira, Joelma Santana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7544225793792187por
dc.contributor.referee1Machado, Marcia Regina Jaschke
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6318759231493003por
dc.contributor.referee2Lopes, Marcos Aparecido
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0214389411812756por
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf764,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.