Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Renata Miranda
dc.date.accessioned2015-03-26T13:44:33Z-
dc.date.available2014-12-12
dc.date.available2015-03-26T13:44:33Z-
dc.date.issued2014-03-28
dc.identifier.citationRODRIGUES, Renata Miranda. The constructions and negotiations of professional identities of an English teacher in talk in interaction in classroom. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/4882-
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido em uma escola pública do interior de Minas Gerais e teve como objetivo principal investigar a construção e a negociação da identidade de uma professora de língua inglesa na fala-em-interação em sala de aula. Compartilhando de uma visão sociointeracionista da linguagem, acreditamos que os participantes negociam continuamente o que está sendo dito ou feito, isto é, a maneira como eles expressam o que dizem e a forma como eles lidam com uma dada situação. Em uma interação, professores e alunos negociam não só sentidos, como também identidades, uma vez que os participantes, ao se posicionarem, projetam uns para os outros, imagens do self (GOFFMAN, 1998). Este estudo linguístico-discursivo teve como pressupostos teórico-metodológicos as teorias da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), os estudos da Psicologia Discursiva, da Sociolinguística Interacional e da Linguística Aplicada. Buscamos estudar a construção da identidade de uma professora de língua inglesa na fala-em-interação em seu contexto natural de produção. Logo, utilizamos como instrumentos de coleta de dados as gravações em áudio e suas transcrições, a observação participante e o questionário. A análise dos posicionamentos assumidos pelos participantes e explicitados pelas convenções de contextualização demonstrou que há uma relação hierárquica entre a professora pesquisada e os alunos, na qual a professora assume uma posição de autoridade, uma vez que ela se projeta no discurso como uma participante que detêm todos os direitos sob a tomada dos turnos, bem como assume uma posição de controladora do comportamento dos discentes. A análise dos posicionamentos revela, ainda, que a professora pesquisada assume as identidades discursivas de conselheira, controladora da qualidade, avaliadora, planejadora e amiga. Os posicionamentos assumidos pela professora (exceto o posicionamento de amiga) revelam uma construção de uma identidade profissional fortemente influenciada pelo método tradicional de ensino (Método Gramática e Tradução), no qual predomina um ensino centrado no professor com forte controle da sala de aula. Os resultados mostram, ainda, os desafios de se lecionar em sala de aula numerosa.pt_BR
dc.description.abstractThis study was conducted in a public school in Minas Gerais and aimed to investigate the construction and negotiation of identity of an English teacher in talk in interaction in the classroom. Sharing a sociointeractionist view of language, we believe that participants continuously negotiate what is being said or done, i.e., how they express what they say and how they deal with a given situation. In talk in interaction, teachers and students negotiate not only the senses but also identities, since the participants position themselves, they project to each other images of self (Goffman, 1998). This linguistic-discursive study was theoretical and methodological grounded in the theories of Ethnomethodological Conversation Analysis (ECA), studies of Discursive Psychology, the Interactional Sociolinguistic and Applied Linguistic. We aim to study the construction of the professional identity of an English teacher in talk in interaction in its natural context of production. Therefore, we use as data collection instruments the audio recordings and their transcripts, participant observation, questionnaire in addition to document analysis. The analysis of positions taken by participants and shown by conventions of contextualization has revealed that there is a hierarchical relationship between the teacher and the students researched, in which the teacher assumes a position of authority, since she projects herself into the discourse as participant who owns all the rights of the turn taking and controls students‟ behavior. The positioning analysis also reveals that the teacher searched assumes the discursive identity of counselor, quality controller of the language used in classroom, valuer, planner and friend. The positioning taken by teacher (except for friend positioning) show a construction of an identity strongly influenced by traditional method of teaching (Grammar-Translation Method), in which predominates the teacher-centered teaching with strong classroom control. The results also show the challenges of teaching in a large classroom.eng
dc.description.sponsorship
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopor
dc.subjectAnálise da conversaçãopor
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectEtnometodologiapor
dc.subjectSociolinguísticapor
dc.subjectInteraction analysis in educationeng
dc.subjectConversation analysiseng
dc.subjectSocial identityeng
dc.subjectEthnomethodologyeng
dc.subjectSociolinguisticseng
dc.titleAs construções e as negociações das identidades profissionais de uma professora de inglês na fala em interação em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe constructions and negotiations of professional identities of an English teacher in talk in interaction in classroomeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5132122331745573por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEstudos Linguisticos e Estudos Literáriospor
dc.publisher.programMestrado em Letraspor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.contributor.advisor1Ladeira, Wânia Terezinha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9290556901857709por
dc.contributor.referee1Rodrigues Júnior, Adail Sebastião
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088498267748957por
dc.contributor.referee2Coelho, Hilda Simone Henriques
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5771180375483519por
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.