Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/4885
Tipo: Dissertação
Título: Caleidoscópio de histórias sobre a prática de ensino de língua inglesa na escola
Título(s) alternativo(s): Caleidoscope of stories about teaching english at a public school
Autor(es): Moraes, Rafael Barcellos de
Primeiro Orientador: Barcelos, Ana Maria Ferreira
Primeiro avaliador: Coelho, Hilda Simone Henriques
Segundo avaliador: Mello, Dilma Maria de
Abstract: Este estudo foi desenvolvido com uma professora de língua inglesa (LI) de uma escola de ensino regular da rede pública e teve como objetivo saber (i) que tipos de histórias ela contava sobre sua prática na escola, (ii) o que suas histórias revelavam sobre sua compreensão da prática de ensino de LI, e (iii) como a reflexão sobre a prática poderia auxiliá-la na busca por alternativas que poderiam ajudá-la a desenvolver-se profissionalmente. O referencial teórico foi composto a partir de estudos sobre a escola e a educação na contemporaneidade (MOSÉ, 2013), a formação do professor (GARCÍA, 1999), a formação continuada (GATTI, 2008), o processo reflexivo (DEWEY, 1910) e a prática reflexiva na formação do professor (ZEICHNER, 2003). A abordagem teórico- metodológica utilizada foi a Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2000), que é uma forma de pesquisa qualitativa que tem como foco central o estudo da experiência vivida e narrada (CLADININ, 2005). Os principais textos de campo utilizados foram (a) notas de campo, feitas a partir de observações de aula semanais, (b) sessões narrativo-reflexivas também semanais (gravadas em áudio e transcritas), (c) desenhos feitos pela participante, e (d) diários reflexivos do pesquisador, entre outros. A partir da codificação dos textos de campo, de onde surgiram os principais temas e categorias, foram escritas narrativas que versam sobre (i) os questionamentos da participante em relação aos problemas e dificuldades vividas na escola, (ii) o seu papel e os papeis de seus alunos na aula de LI, (iii) a prática de ensino em si, (iv) as ações desenvolvidas em sala de aula e (v) a relação da LI com as políticas educacionais. Os sentidos compostos apontam para uma compreensão da prática de ensino ainda muito presa aos problemas e às dificuldades do contexto. As conclusões indicam que seriam necessárias maiores reflexões, mais experimentações com a prática e mais tempo para que a participante pudesse se desvencilhar de práticas arraigadas.
This is a Narrative Inquiry (CLANDININ & CONNELLY, 2000) into the life of an English teacher in which I aimed at learning (i) what stories she tells about her practice in a public school, (ii) what she understand about her own practice by the stories she tells, and (iii) in which ways she could develop professionally by reflecting about her own practice. This study is positioned within the scholarly conversation of school and education (MOSÉ, 2013), teacher education (GARCÍA, 1999), continuing education (GATTI, 2008), the reflective process (DEWEY, 1910), and the reflective process in teacher education (ZEICHNER, 2003). It drew on a small range of field texts, including field notes, conversation transcripts, drawings made by the participant, reflective journals wrote by the researcher, among others. Data was interpreted and coded, leading to narrative plotlines from which I developed narrative accounts of the participant s life, which includes (i) her questions concerning the struggles she lived at school, (ii) her description of her role as a teacher and the role of students in the language classroom, (iii) the actions taken in class as an attempt to live out the difficulties of the context, (iv) the teaching practice, and (v) the relationship with educational policies. Her stories show that her teaching practice is deep-rooted in school problems and difficulties. Further reflection, experimentation with different practices and time would be necessary for her to be able to experience a new reality in class.
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Formação de professores
Escola pública
Pesquisa Narrativa
English language - Study and teaching
Teacher training
Public school
Narrative research
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Estudos Linguisticos e Estudos Literários
Programa: Mestrado em Letras
Citação: MORAES, Rafael Barcellos de. Caleidoscope of stories about teaching english at a public school. 2014. 185 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguisticos e Estudos Literários) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/4885
Data do documento: 27-Mar-2014
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.