Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5265
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização das fases fenológicas de três cultivares de milho, utilizando o conceito de graus-dia
Autor(es): Nuñez, José Gregório Olivera
Primeiro Orientador: Costa, José Maria Nogueira da
Primeiro avaliador: Aspiazú, Celestino
Segundo avaliador: Coelho, Dirceu Teixeira
Terceiro avaliador: Vieira, Hélio Alves
Quarto avaliador: Galvão, José Domingos
Abstract: Este estudo foi realizado no campo experimental da Estação Lisimétrica do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa, MG, durante o período de 5 de outubro de 1984 a 22 de fevereiro de 1985. Quatro métodos de cálculo de graus~dia (Residual, Villa Nova, Villa Nova Modificado e Brown) foram comparados para a determinação dos graus-dia acumulados desde a emergência até a maturação fisiológica dos cultivares de milho Br 120, AG 260 e Píoneer 6875. O método de Brown foi o que apresentou menor variabilidade em todas as fases fenológicas dos três cultivares. Os resultados das análises de regressão entre estádios fenológicos e graus-dia, calculados pelo método de Brown, indicaram que um total de 99% da variação observada nos estádios de desenvolvimento dos três cultivares de milho foi explicado pelos graus-dia acumulados. Uma comparação entre dias do calendário e graus-dia na estimativa dos estádios de desenvolvimento dos três cultivares de milho mostrou que os graus-dia são melhores estimadores dos estádios fenológicos. Com base nas exigências de graus-dia dos três cultivares de milho e utilizando-se médias semanais de precipitaçâo e de evapotranspiração potencial para um período de 18 anos (1968-1985), foi feita uma análise agroclimática do milho durante a estação de crescimento de Viçosa, considerando seis diferentes datas de plantio.
Palavras-chave: Agrometeorologia
Milho
Interação planta-ambiente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::AGROMETEOROLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia
Citação: NUÑEZ, José Gregório Olivera. Caracterização das fases fenológicas de três cultivares de milho, utilizando o conceito de graus-dia. 1985. 67 f. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1985.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5265
Data do documento: 27-Set-1985
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf6,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.