Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5266
Tipo: Dissertação
Título: Zoneamento ecológico para o cultivo da seringueira no estado de Minas Gerais
Autor(es): Rufino, Denise Teixeira Coelho
Primeiro Orientador: Aspiazú, Celestino
Primeiro avaliador: Vianello, Rubens Leite
Segundo avaliador: Coelho, Dirceu Teixeira
Terceiro avaliador: Valente, Osvaldo Ferreira
Quarto avaliador: Sediyama, Gilberto Chohaku
Abstract: Zoneamentos para o cultivo da seringueira no Estado de Minas Gerais já foram elaborados, mas há necessidade de atual¡zá-los, considerando a incidência do Fungo causador do mal-das-Folhas" e a utilização de dados e métodos mais modernos. Este estudo teve como objetivo a atualização e o aperfeiçoamento dos zoneamentos existentes. Os dados climáticos utilizados foram retirados das Normais Climatológicas publicadas pelo Ministério da Agricultura e dos arquivos do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e os dados de solos foram extraídos do Mapa de Solos do Brasil. Os dados ausentes das séries incompletas foram est¡mados através do método de interpolação por aproximação numérica e, depois da série completa, foram submetidos a uma análise fatorial. 0 resultado dessa análise englobou os 29 parâmetros utilizados e seus respectivos coeficientes em cinco fatores, cuja combinação (entre os parâmetros e os coeficientes) resultou em um índice para cada fator e para cada localidade em estudo. Os valores de cada Índice foram submetidos, a seguir, a um processo de interpolação que determinou valores para 100 células distribuídas uniformemente em toda a área. Esses valores das 100 células sofreram uma análise de agrupamento que dividiu cada rede de células em dois grupos, resultando em cinco redes subdivididas em dois grupos cada. A sobreposição dessas cinco redes resultou em um mapa didivido em 18 grupos distintos, que foram, posteriormente, submetidos a uma nova análise de agrupamentos por meio do algoritmo de Fisher, que agrupou os 18 grupos em quatro subgrupos, os quais, após as conclusões finais, determinaram quatro classes de aptidão para o plantio da seringueira no Estado de Minas Gerais.
Palavras-chave: Climatologia
Zoneamento ecológico
Seringueira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA::CLIMATOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia
Citação: RUFINO, Denise Teixeira Coelho. Zoneamento ecológico para o cultivo da seringueira no estado de Minas Gerais. 1985. 83 f. Dissertação (Mestrado em Agrometeorologia; Climatologia; Micrometeorologia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 1985.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5266
Data do documento: 6-Nov-1985
Aparece nas coleções:Meteorologia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf7,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.