Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLobo, Lilian Messias
dc.date.accessioned2015-03-26T13:53:12Z-
dc.date.available2011-04-07
dc.date.available2015-03-26T13:53:12Z-
dc.date.issued2009-12-29
dc.identifier.citationLOBO, Lilian Messias. Soils and educational alternations: action research in the formation of educators. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Fertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2009.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/5436-
dc.description.abstractA alternância educativa é uma estratégia de escolarização diferenciada para a educação do campo adotada, entre outras, pelas Escolas Família Agrícola (EFAs), na qual a formação dos estudantes abrange tempos alternados, escola e comunidade, com duração média de quinze dias. Ela proporciona aos estudantes que vivem no meio rural a possibilidade de permanecer e estudar em seu contexto sócio-geográfico, de compreender melhor a sua realidade e de adquirir uma formação profissional voltada para as atividades agrícolas. Para isso, a alternância se utiliza de instrumentos pedagógicos específicos e busca a formação conceitual através de temas geradores, que devem servir de base para a compreensão dos conteúdos escolares. Solos é um desses temas, no qual se observou a necessidade de capacitação de monitores, estudantes e agricultores associados às EFAs. Nesse contexto, a pesquisa realizada consistiu na construção, desenvolvimento e avaliação do curso Solos e Percepção Ambiental em Alternância, oferecido pelo Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES). Na perspectiva da pesquisa-ação, o curso consistiu de uma ação concreta para buscar soluções aos desafios existentes para a abordagem do tema solos em alternância. O curso buscou desenvolver habilidades metodológicas e a melhor utilização dos instrumentos pedagógicos da alternância, o plano de estudo e a colocação em comum. O curso foi estruturado em quatro módulos com tempo comunidade e tempo escola, abordando os temas Formação de Solos; Solos e Agroecologia e Geodiversidade do Bioma Mata Atlântica. Utilizaram-se como estratégias pedagógicas caminhadas de percepção ambiental, aulas dialogadas, discussões em grupos e a articulação entre aspectos conceituais e a prática cotidiana, além de instalações pedagógicas para a socialização das informações pesquisadas no plano de estudo no momento da colocação em comum. Isso resultou na ressignificação da prática educativa dos monitores, pois eles se apropriaram de novos métodos de abordagem e passaram a utilizar o plano de estudo e da colocação em comum de modo mais eficiente e efetivo. A ressignificação da prática educativa dos monitores também se deu em relação à compreensão da agroecologia, que passou a ser entendida não apenas como uma prática sustentável, mas também como uma estratégia de diálogo, resgate e valorização do conhecimento dos agricultores.pt_BR
dc.description.abstractAlternance is an educational strategy used in rural education by Rural Family Schools, where the student's habilitation comprises alternated school and community times, each one with an average of fifteen days. It gives to students of rural origin the possibility to stay and study in their social and geographical context, to better understand their reality and to achieve an agricultural oriented professional learning. To reach it, alternance uses specific pedagogic tools and core themes, which are the basis of the curricular contents learning. Soils is one of these themes, in which more understanding is needed by teachers (monitors), students and associated farmers of the Rural Family Schools. In this context, the research consisted in the building, development and assessment of a course about Soils and Environment in Alternance, given by the Program of Soil and Environmental Education. As part of an action research, the course was a concrete action to get answers to the challenges of approaching soil contents in alternance. The course aimed to develop methodological habilities and to stimulate a better use of the alternance pedagogical tools, the study plan and the "colocação em comum", which is the sharing of the information collected in the study plan done in the beginning of each school time. The course was organized in four modules encompassing community and school times, where SoilFormation, Soils and Agroecology and Geodiversity of the Atlantic Forest Biom were approached as core themes. As pedagogical strategies there were used environmental perception walks, participative classes, group discussions and articulation between theory and practice. Pedagogical installations were used and tested during the "colocação em comum" as a creative means to share and socialize the information gathered in the study plan. As a result, a new meaning for the educational praxis of the teachers was achieved, since they learned new methodological ways of approaching contents as well as used more efficiently and effectively the alternance pedagogical tools. The new value of the educational praxis of the teachers was also reached in Agroecology, which became understood not only as a sustainable practice, but also as a strategy of dialogue and knowledge rescue and valuing of farmers.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação em solospor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectEducation in soileng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectPedagogy of alternanceeng
dc.titleSolos e alternâncias educativas: pesquisa-ação na formação de educadorespor
dc.title.alternativeSoils and educational alternations: action research in the formation of educatorseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9307526062017730por
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Irene Maria
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761766J0por
dc.contributor.advisor-co2Barbosa, Willer Araujo
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784248J4por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFertilidade do solo e nutrição de plantas; Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química,por
dc.publisher.programMestrado em Solos e Nutrição de Plantaspor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLOpor
dc.contributor.advisor1Muggler, Cristine Carole
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798498U0por
dc.contributor.referee1Jucksch, Ivo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723123H4por
dc.contributor.referee2Mâncio, Antonio Bento
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782731E7por
Aparece nas coleções:Solos e Nutrição de Plantas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.