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Tipo: Tese
Título: Análise do ordenamento dos atrativos de turismo de base comunitária no Território da Serra do Brigadeiro-MG
Título(s) alternativo(s): Ranking analysis of the attractions of community-based tourism in the Territory of Serra do Brigadeiro-MG
Autor(es): Moraes, Werter Valentim de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Guido Assunção
Primeiro coorientador: Gonçalves, Wantuelfer
Segundo coorientador: Jacovine, Laércio Antonio Gonçalves
Primeiro avaliador: Emmendoerfer, Magnus Luiz
Segundo avaliador: Costa, Nadja Maria Castilho da
Abstract: A presente pesquisa elaborou um conjunto de matrizes que possibilitou caracterizar a atividade de turismo de base comunitária, utilizando-se do projeto Boas Práticas de Turismo de Base Comunitária desenvolvido no Território da Serra do Brigadeiro, estado de Minas Gerais, Brasil. O termo potencial turístico , comumente utilizado, remete a um dom natural que a região possui e que, por si só, garantiria o desenvolvimento turístico. Com esta visão deturpada, há um entendimento de que o planejamento seria desnecessário, pois já existiriam na região as condições apropriadas para que ocorresse o turismo independentemente de ações. Assim, uma percepção errônea das características e especificidades do território emperra a elaboração de uma oferta turística sustentável. O Território da Serra do Brigadeiro, assim como outros, é vítima deste estigma de ser reconhecido como região de potencial turístico, sem nunca ter sido desenvolvido nenhum planejamento que identifique suas reais características e se estabeleça ações em toda a cadeia produtiva do turismo, para comprovar o título de potencial turístico. Com as pesquisas bibliográficas foram identificados sete parâmetros considerados atrativos de turismo de base comunitária. São eles: unidade de conservação, água, mata, cultura, espaço de convivência, produção associada ao turismo e hospitalidade. A metodologia para hierarquização de atrativos turísticos da Organização Mundial do Turismo e do Centro Interamericano de Capacitação Turística subsidiou a seleção dos indicadores: potencial de atratividade, grau de uso atual, representatividade, apoio comunitário local, estado de conservação da paisagem, infraestrutura e acesso. Estes dados, pontuados e analisados dentro de uma escala, permitiram classificar os atrativos que não caracterizam e os que caracterizam a atividade estudada, estes últimos passíveis de serem transformados em produtos turísticos e aqueles já considerados produtos de turismo de base comunitária. A interpretação dos dados procurou entender a importância que determinados atrativos apresentam em relação ao turismo de base comunitária, como a presença de espaços de convivência, manifestações culturais e a hospitalidade. Os indicadores identificados que destacaram a essência da atividade foram o potencial de atratividade, a representatividade e o apoio local comunitário. Para o caso trabalhado, definido em 5 regiões denominadas núcleos de turismo de base comunitária, encontrou-se que todas as regiões são portadoras de atrativos passíveis de serem transformados em produtos. O desenvolvimento destes produtos com um planejamento pautado na gestão destes atrativos fará as potencialidades da região serem reconhecidas com os benefícios da comercialização, fechando, assim, a cadeia produtiva do turismo. Este ordenamento dos atrativos, como consequência destas matrizes facilita priorizar ações para a região do Território da Serra do Brigadeiro, estabelecendo-se roteiros de turismo de base comunitária e de turismo rural na agricultura familiar conforme Programa de Roteirização do governo federal. Por fim, as relações entre parâmetros e seus indicadores permitiram conceber a necessidade de uma visão distinta para cada ambiente analisado, enfatizando a complexidade e a necessidade de estudos que levem a uma análise comportamental por meio da percepção de subjetividades.
In the present research work we constructed a set of atrices that allowed the characterization of the community-based tourism activity, using the project Good Practices of Community-Based Tourism developed in the Territory of Serra do Brigadeiro, Minas Gerais, Brazil. Tourism potential is a commonly term used to refer to a natural gift of a region and which, by itself, would ensure tourism development. Within this distorted view, there is an understanding that planning would be unnecessary, since optimal conditions for tourism to occur already exists in the region regardless of actions. Thus, an erroneous perception of the area's distinctive characteristics restrains the development of a sustainable tourism offer. The Territory of Serra do Brigadeiro, as well as other regions, falls under the label of a tourism potential region, but without having developed any real plan to identify real tourism features and establish actions throughout the tourism production chain in order to confirm its designation as tourism potential site. Through literature review, we identified seven parameters considered to be attractive to community-based tourism, which are: conservation unit, water, forest, culture, public gathering space, tourism-associated production and hospitality. The methodology of the World Tourism Organization and the Inter-American Tourism Training Center for ranking tourist attractions provided the foundation for the selection of indicators: potential attractiveness, level of current use, representativeness, local community support, land conservation status, infrastructure and access. These data, analyzed and scored within a range, allowed the classification of attractions into those that do not characterize and those that characterize the activity studied, the latter capable of being turned into tourism products and those which are already seen as products of community-based tourism. The data analysis sought to understand the importance that certain attractions have in relation to community-based tourism such as the existence of public gathering spaces, cultural events and hospitality. The indicators that highlighted the essence of the activity were the attractiveness potential, representativeness and local community support. For the case in study, which was defined in five regions denominated clusters of community-based tourism, we found that all regions have attractions that can be turned into products. The development of these products based on the management of these attractions will make the region's potential to be recognized with the benefits of commerce, thus closing the tourism production chain. The ranking of attractions, as a consequence of these matrices, enables prioritizing actions for the region of Serra do Brigadeiro, establishing routes of community-based tourism and rural tourism in family farming according to the Brazil Itineraries Program of the Federal Government. Finally, the relationships between parameters and their indicators show the need to develop a distinct approach for each area examined, highlighting their complexity and the need for a behavioral analysis through the perception of subjectivities.
Palavras-chave: Indicador turístico
Turismo rural
Turismo na natureza
Unidade de conservação
Indicator tourism
Rural tourism
Nature tourism
Conservation unit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de
Citação: MORAES, Werter Valentim de. Ranking analysis of the attractions of community-based tourism in the Territory of Serra do Brigadeiro-MG. 2011. 172 f. Tese (Doutorado em Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/569
Data do documento: 29-Jul-2011
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