Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5886
Tipo: Dissertação
Título: A trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e suas aplicações contemporâneas
Título(s) alternativo(s): The trigonometry in basic education with a focus on historical evolution and contemporary applications
Autor(es): Oliveira, Juliana Elvira Mendes de
Primeiro Orientador: Guerreiro, Marinês
Primeiro avaliador: Santos, Laércio José dos
Segundo avaliador: Sabeti, Mehran
Abstract: Esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma proposta metodológica para o ensino dos conteúdos básicos de Trigonometria na Educação Básica com foco em sua evolução histórica e aplicações contemporâneas. Para isso apresentamos o conteúdo que julgamos básico para essa etapa de escolarização, abordando a trigonometria do triângulo retângulo, nos triângulos quaisquer e no círculo trigonométrico. Trazemos um breve relato do desenvolvimento histórico da Trigonometria, sua relação estreita com o desenvolvimento da Astronomia e também algumas de suas aplicações na atualidade. Apresentamos o que as propostas e orientações curriculares vigentes propostas pelos governos federal e estadual sugerem em termos do ensino de Trigonometria na Educação Básica e como este conteúdo é abordado nos livros didáticos. Trazemos uma sequência didática como proposta metodológica com atividades que utiliza recursos multimídia, recortes da História da Matemática e atividades práticas.
This dissertation aims to present a methodology for teaching the basic contents of Trigonometry in Basic Education focusing on its historical development and contemporary applications. For we present the contents that we believe to be the basic for this stage of education, addressing the trigonometry of the right-angled triangle, of an arbitrary triangle and of the trigonometric unit circle. We present a brief account of the historical development of Trigonometry, its close relationship with the development of Astronomy and also some of its applications in the present time. We introduct what the proposed and existing curriculum guidelines proposed by the federal and state governments suggest for the teaching of Trigonometry in Basic Education and how this content is covered in textbooks. We present a didactic sequence as methodological proposal with activities that use multimedia, clippings of the History of Mathematics and practical activities.
Palavras-chave: Trigonometria
Ensino básico
Evolução histórica
Aplicações
Trigonometry
Basic education
Historical evolution
Applications
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Ensino de Matemática
Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: OLIVEIRA, Juliana Elvira Mendes de. The trigonometry in basic education with a focus on historical evolution and contemporary applications. 2013. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5886
Data do documento: 12-Ago-2013
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf5,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.