Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Fabrício Ferreira
dc.date.accessioned2015-03-26T14:00:07Z-
dc.date.available2014-05-13
dc.date.available2015-03-26T14:00:07Z-
dc.date.issued2013-03-18
dc.identifier.citationDIAS, Fabrício Ferreira. Use the Calc spreadsheet in mathematics teaching in the first year of high school. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2013.por
dc.identifier.urihttp://locus.ufv.br/handle/123456789/5888-
dc.description.abstractNo Brasil, um dos assuntos principais que se estuda no primeiro ano do Ensino Médio é função. O cálculo de juros, o estudo das progressões e a apresentação de dados estatísticos por meio de tabelas, gráficos e médias também fazem parte da grade curricular. A proposta deste trabalho é mostrar estratégias interessantes como metodologia para o ensino de matemática no primeiro ano do Ensino Médio, utilizando-se da planilha eletrônica Calc, que permite a manipulação das funções, construção de tabelas e fórmulas, explorando temas do cotidiano dos estudantes de forma participativa, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades de investigação, incentiva a criatividade e autonomia, bem como proporciona aos educadores um trabalho pedagógico estimulante e uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, one of the main subjects studied in the first year of high school is to function. The calculation of interest, the study of the progression and presentation of statistical data through tables, graphs and averages are also part of the curriculum. The purpose of this paper is to show interesting strategies as a methodology for teaching mathematics in the first year of high school, using the Calc spreadsheet that allows the manipulation of functions, building tables and formulas, exploring themes of daily life for students participatory manner, which enables the development of research skills, encourages creativity and autonomy, as well as provides to educators, educational work stimulating and meaningful learning.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunçõespor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectProgressõespor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPlanilhapor
dc.subjectFunctionseng
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectProgressionseng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSpread sheeteng
dc.titleO uso da planilha eletrônica Calc no ensino de matemática no primeiro ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeUse the Calc spreadsheet in mathematics teaching in the first year of high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4745111426180109por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnsino de Matemáticapor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.publisher.initialsUFVpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.contributor.advisor1Sabeti, Mehran
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1192944329873105por
dc.contributor.referee1Takahashi, Lucy Tiemi
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791507J2por
dc.contributor.referee2Pedroso, Kennedy Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4348000840787746por
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.