Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://locus.ufv.br//handle/123456789/5891
Tipo: Dissertação
Título: Ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica
Título(s) alternativo(s): Auxiliary tools in the teaching and learning of the sine, cosine and tangent functions in basic education
Autor(es): Domingos Neto, Silvino
Primeiro Orientador: Moura, Allan de Oliveira
Primeiro avaliador: Alves, Alexandre Miranda
Segundo avaliador: Miyagaki, Olímpio Hiroshi
Abstract: O presente trabalho abordou o tema ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Teve como foco atividades de matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que investiga a eficácia da utilização das ferramentas calculadora científica, teodolito, prancha trigonométrica e o software GeoGeobra no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica. Teve como objetivo tornar o ensino de trigonometria mais significativo através da manipulação de ferramentas básicas. Este trabalho valeu-se da resolução de situações problemas que visavam o cálculo de medidas inacessíveis, medidas dos ângulos agudos de um triân- gulo retângulo e as medidas do seno, cosseno e tangente destes ângulos. Tratou-se ainda da plotagem e análise dos gráficos das funções seno, cosseno e tangente no sistema de coordenadas cartesianas. Analisou o quanto é relevante o uso destas ferramentas nas aulas de trigonometria e em especial no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Este estudo indica que o uso destas ferramentas pode resultar em avanços significativos no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente na educação básica, além de tornar um desafio a sua utilização por professores de matemática e pesquisadores.
The following study addresses the theme of auxiliary tools in the teaching and learning of the sine, cosine and tangent functions. Focused on math activities for students in the first year of high school, which investigates the effectiveness of using tools as scientific calculators, theodolites, trigonometric board and GeoGebra software in the teaching and learning of the sine, cosine and tangent functions in basic education. Aimed to make the teaching of trigonometry more meaningful through the manipulation of basic tools. This work is based on the resolution of problem situations aimed at calculating inaccessible measures, measures of the acute angles of a right triangle and the measurements of sine, cosine and tangent of these angles. Still having the use of plotting and analyzing graphs of the sine, cosine and tangent functions in the Cartesian coordinate system. We analyzed how relevant the use of these tools in trigonometry class and especially in the teaching and learning of the sine, cosine and tangent functions. This study indicates that the use of these tools can result in significant advances in the teaching and learning of the sine, cosine and tangent functions in basic education, and in addition to making a challenge to its use by math teachers and researchers.
Palavras-chave: Matemática (2. grau) - Estudo e ensino
Trigonometria
Ensino médio
Mathematics (grade 2) - Study and teaching
Trigonometry
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Ensino de Matemática
Citação: DOMINGOS NETO, Silvino. Auxiliary tools in the teaching and learning of the sine, cosine and tangent functions in basic education. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/5891
Data do documento: 17-Mar-2014
Aparece nas coleções:Matemática - Mestrado Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto completo.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.