Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://locus.ufv.br//handle/123456789/6047
Tipo: | Trabalho de Evento Cientifico |
Título: | Tecnologias nas salas de aula e o ensino de projeto arquitetônico |
Autor(es): | Zoleni, Lamim Braz Tibúrcio, Túlio Márcio de Salles |
Abstract: | Entre as décadas de 70 E 80, as tecnologias da informação e comunicação se
desenvolveram de forma acelerada por todo o globo. O mundo contemporâneo é,
constantemente, influenciado pelas novas Tecnologias da Informação e
Comunicação (nTICs). Essas tecnologias adentraram todas as esferas das atividades
humanas, sendo perceptíveis na arquitetura. Os aparatos tecnológicos são grandes
potencializadores do ambiente construído e das tarefas desenvolvidas pelo homem,
embora possam ser também inibidores. Tendo em vista esse contexto, o presente
artigo tem por objetivo investigar e discutir os espaços das salas de aula onde são
ministradas disciplinas de Projeto Arquitetônico II e IV pertencentes a duas instituições
federais de ensino superior. Esse trabalho é parte de pesquisa de mestrado, em
desenvolvimento, intitulada Impacto da Inserção de novas tecnologias em Cursos de
Arquitetura e Urbanismo de Instituições Federais de Ensino. A metodologia utilizada
inclui dois estudos de casos, permitindo a utilização de vários métodos de
investigação. No desenvolvimento da pesquisa de mestrado foram utilizados os
seguintes métodos: análise documental, questionário, mapa comportamental e
mapeamento tecnológico dos ambientes das salas de aula investigadas. Esse artigo
abordará o mapeamento tecnológico das salas de aula das disciplinas PII e PIV de
duas instituições tratadas aqui como A e B. Como resultados desta etapa da pesquisa,
constatou-se que os ambientes investigados são ambientes híbridos contendo
tecnologias tradicionais e novas. Isto mostrou que os espaços estão em transformação
para atender essa sociedade emergente que é informatizada, em rede, na qual os
avanços tecnológicos são contínuos. Between the 70 ́s and 80 ́s, the information and communication technologies have developed at an accelerated rate across the globe. The contemporary world is constantly influenced by new information and communication technologies (nICTs). These technologies stepped into all spheres of human activities, being noticeable in architecture. Technological devices are great enhancers of the built environment and the tasks performed by humans, although they can also be inhibitors. Given this context, this paper aims to investigate and to discuss the spaces of the classrooms where subjects of Architectural Design II (PII) and IV (PIV) are taught in two federal institutions of higher education in Minas Gerais. This work is part of master's research, under development, Impact of the Insertion of New Technologies in Architecture and Urbanism Programs in Federal Education Institutions in Brazil. The methodology includes two case studies, allowing the use of various methods of investigation. In developing the master's research the following methods were used: documental analysis, questionnaire, behavioral map and technology mapping of the classrooms environments being investigated. This paper will address the technological mapping of the classrooms where PII and PIV where though in two different institutions treated here as A and B. As a result of this phase of the research, it was found that the investigated environments are hybrid environments containing traditional and new technologies. This showed that the spaces are changing to meet this emerging society that is computerized, networked, in which technological advances are continuous. |
Palavras-chave: | Ambientes de aprendizagem Escolas de arquitetura Projeto arquitetônico Tecnologias de informação e comunicação |
Editor: | Universidade Federal de Viçosa |
Citação: | BRAZ, Z. L.; TIBÚRCIO, T. M. S. Tecnologias na sala de aula e o ensino de projeto arquitetônico. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2015, Viçosa-MG. Anais... Viçosa-MG: UFV, 2015. |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.18540/2176-4549.6047 |
URI: | http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6047 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | SBQP 2015 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
67.pdf | Texto completo | 554,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.