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Tipo: Tese
Título: Análise da terceirização na colheita florestal no Brasil
Título(s) alternativo(s): Analysis of the outsourcing in forest harvesting in Brazil
Autor(es): Leite, ângelo Márcio Pinto
Primeiro Orientador: Souza, Amaury Paulo de
Primeiro avaliador: Silva, Márcio Lopes da
Segundo avaliador: Jacovine, Laércio Antonio Gonçalves
Terceiro avaliador: Trindade, Celso
Quarto avaliador: Paiva, Haroldo Nogueira de
Abstract: A terceirização constitui uma estratégia de gestão que vem sendo amplamente adotada pela maioria das empresas brasileiras, particularmente as do setor florestal. Entretanto, apesar de sua crescente utilização, a terceirização não tem sido objeto de muitos estudos no Brasil, principalmente no que se refere ao setor florestal e, mais especificamente, à colheita da madeira. Diante dessa realidade, desenvolveu-se esta pesquisa, cujo objetivo principal foi analisar a terceirização na colheita de madeira proveniente de florestas plantadas no Brasil, segundo a percepção e, ou, o ponto de vista dos três principais atores envolvidos no processo, ou seja, a empresa florestal contratante, o prestador de serviços e o trabalhador. Portanto, tratando-se de um estudo exploratório descritivo, a coleta de dados desta pesquisa processou-se mediante a aplicação de questionários específicos a 15 empresas florestais contratantes, 15 prestadoras de serviços e diversos trabalhadores. Na seleção das empresas contratantes e das prestadoras de serviços avaliadas, utilizou-se a técnica amostral nãoprobabilística, em sua modalidade intencional ou por julgamento, e, no caso dos trabalhadores, a amostragem estratificada por função, sendo a seleção dos indivíduos, dentro de cada estrato, feita aleatoriamente (sorteio). Para representar a natureza dos conteúdos qualitativos e quantitativos, aplicou-se a técnica estatística descritiva por meio de processamento eletrônico dos dados, com determinação da média e dos percentuais correspondentes. Da análise dos resultados, pôde-se chegar às seguintes conclusões quanto às empresas contratantes: a terceirização proporcionou redução nos custos fixos e com mão-de-obra, e, conseqüentemente, nos custos de produção da madeira; além de agilidade e flexibilidade operacionais e redução de mão-de-obra (número de funcionários). No entanto, a qualidade dos serviços piorou, havendo também redução na produtividade. Entretanto, na opinião da maioria das contratantes, a tendência do processo de terceirização é de crescimento. No que se refere às prestadoras de serviços, verificou-se que: a ampla terceirização das operações da colheita florestal tem proporcionado, aos terceiros, oportunidade de crescimento e, ou, criação de novas empresas; as duas principais dificuldades enfrentadas pelas prestadoras de serviços, na execução de suas atividades, corresponderam ao alto custo do maquinário e mão-de-obra não-qualificada; apesar do pequeno percentual de retorno do investimento (6% ao ano, em média) e dos baixos preços recebidos pelos serviços prestados, a maioria das prestadoras de serviços mostrou-se estimulada a continuar atuando no ramo. Quanto ao trabalhador, pôde-se concluir que: pessoa jovem, casado, de origem rural, com baixo nível de escolaridade e pouco tempo de serviço na empresa correspondeu ao perfil do trabalhador das prestadoras de serviços; a maioria desses trabalhadores considerou perigosas as atividades executadas na colheita florestal, que, associadas às condições ambientais adversas (apontadas como as principais dificuldades enfrentadas), colocam em risco a saúde e segurança no trabalho; apesar de todos esses problemas, apenas um pequeno percentual de trabalhadores manifestou insatisfação com o trabalho desenvolvido, sendo detectado, também, bom nível de satisfação em termos das características e, ou, dimensões determinantes do grau de qualidade de vida no trabalho (QVT).
The outsourcing is a management strategy that has been widely adopted by most Brazilian companies, particularly in forest sector. In spite of its increasing use, the outsourcing has not been a subject considered in many studies conducted in Brazil, particularly concerning to the forest sector, and most specifically to wood harvest. In this context, the main objective of this study was to analyze the outsourcing in the harvest of the wood from the forests planted in Brazil, according to the perception and/or the viewpoint of the three main actors involved in this process, that is, the contracting forest company, those agencies rendering services and the worker. Considering the descriptive exploratory aspect of this study, the data collection of this research was performed by applying some specific questionnaires to 15 contracting forest companies, 15 agencies rendering services and several workers. In defining the appraised contracting companies and agencies rendering services, the probabilistic sample technique was used, in its intentional modality or by judgement; however, in the case of workers the function-stratified sampling was used with the selection of the individuals within each stratum being randomly performed (by raffle). To represent the nature of the qualitative and quantitative contents the descriptive statistical technique was applied by electronic processing of the data, by determining the average and respective percentiles. For the contracting companies, the analysis of the results allowed to conclude that the outsourcing provided the reduction in the fixed costs and labor costs, therefore a reduction in the production costs of the wood, as well as the operational flexibility and agility and labor reduction (employee numbers). By the other hand, the quality of the services became worse and a reduction in productivity occurred. However, on the opinion of most contracting parties, there is a tendency to the growing outsourcing process. In relation to those agencies rendering services, it was verified that: the wide outsourcing of the forest harvesting operations has been providing theses agencies with an opportunity to growth and/or the establishment of new companies; two main difficulties have been faced by the agencies rendering services when accomplishing their activities, that is, the high cost of the machinery and the unqualifying labor; although the low percentile of the return on investment (6% a year, on the average) and the low prices received by the rendered services, most of the service rendering agencies showed to be stimulated to continue their activities in this area. In relation to the worker, it was concluded that: an young and married person from rural origin, with low school level and a short time under service in the company corresponded to the profile of those agencies worker; according to most of those workers, the activities performed in forest harvesting are dangerous, what together with the adverse environmental conditions (pointed out as the main difficulties to face) constitute a risk to those workers health and safety in work.; in spite of all problems, only a low percentile of workers manifested dissatisfaction with the developed work, since a good satisfaction level as to the characteristics and/ or dimensions determining the degree of the life quality in work (QVT).
Palavras-chave: Colheita florestal
Terceirização
Planejamento estratégio
Empresas florestais
Administração
Prestação de serviços
Qualidade
Trabalhadores florestais
Condições sociais
Satisfação no trabalho
Forest harvesting
Outsourcing
Strategic planning
Forest companies
Management
Service rendering
Quality
Forest workers
Social conditions
Satisfaction at work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Sigla da Instituição: UFV
Departamento: Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de
Programa: Doutorado em Ciência Florestal
Citação: LEITE, ângelo Márcio Pinto. Analysis of the outsourcing in forest harvesting in Brazil. 2002. 277 f. Tese (Doutorado em Manejo Florestal; Meio Ambiente e Conservação da Natureza; Silvicultura; Tecnologia e Utilização de) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2002.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://locus.ufv.br/handle/123456789/610
Data do documento: 13-Mai-2002
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