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Tipo: Dissertação
Título: Inter-relações entre aspectos arquitetônico-construtivos e a acústica em espaços adaptados para a prática musical
Interrelations between architectural-constructive aspects and acoustics for adapted music practice spaces
Autor(es): Talin, Layla Christine Alves
Abstract: A atividade de prática musical inclui o ensino e o ensaio de música e requer dos usuários especial esforço auditivo. Os espaços para prática musical necessitam atender a requisitos de modo a garantir o adequado desempenho acústico. Para tanto, o projeto deve integrar soluções acústicas desde as decisões iniciais de seu processo, garantindo condições para a qualidade da atividade-fim e a minimização de custos com a execução. Essa postura projetual deve ser adotada tanto para novas edificações quanto para readequação de edificações existentes. Os requisitos para projeto de ambientes de prática musical são estabelecidos na literatura e usados para avaliação dos estudos de caso. Foram estudados os casos da Universidade de Música Popular Bituca, em Barbacena-MG, do Conservatório Estadual de Música Theodolindo José Soares, em Visconde do Rio Branco-MG e do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos, em Barbacena-MG. Todos implantados em edifícios de valor histórico pré-existentes à atividade atual e passaram por obras de reforma. Os resultados mostram salas de prática musical com recorrentes inadequações quanto aos requisitos de demandas físico-espaciais, de níveis de pressão sonora durante a atividade, de níveis de ruídos incômodos e de atributos acústicos próprios da atividade musical. Destaca-se, dentre as conclusões, a demanda de mudança na abordagem dos projetos de adequação dos espaços para a finalidade de ensino e prática musical, especialmente quanto às soluções arquitetônico- construtivas dadas às partições internas e às superfícies das salas, devido à ineficácia verificada no desempenho desses componentes nas unidades analisadas. Ressalta-se a relevância da existência de ao menos um ambiente acusticamente adequado nas escolas de música para a formação dos indivíduos, do papel da administração das instituições no provimento de condições adequadas para a prática musical e da flexibilidade das soluções para a acústica dos ambientes de prática musical frente ao contexto do ensino de música e como tendência no cenário da arquitetura atual.
The musical practice includes teaching and rehearsal of music activities. This practice requires especial hearing endeavor. Thereby, the places need to attend requirements for acoustics performance. The design must have acoustics solutions since the process`s fists decisions, both for new buildings and for renovation. This way, the building will be enough quality for the use and the costs will be reduced. The literature provides the design‟s requirements and was applied to evaluate the Cases. The Cases were University of Popular Music Bituca, at Barbacena-MG, State Conservatory of Music Theodolindo José Soares, at Visconde do Rio Branco-MG and Municipal Conservatory of Music Heitor Villa Lobos, at Barbacena-MG. The schools were deployed in historical buildings and suffered renovation works. The results show practice rooms inadequacies with the requirements for the physical- spatial demands of sound pressure levels during the activity, the noise levels and attributes just for music. Conclusions: the demand for change in the approach to projects of spaces especially regarding the architectural-constructive solutions given to internal partitions and surfaces of rooms due to the inefficiency observed in the performance of these components in the units analyzed; the existence of at least one acoustically suitable environment in music schools for the training of individuals is relevant; the administration of institutions is essential in providing appropriate conditions for musical practice; the flexibility of the solutions to the acoustics in practice environments is significant for teaching music currently and contributes for the trend scenario of architecture.
Palavras-chave: Acústica arquitetônica
Projeto arquitetônico - Controle de qualidade
Música - Treinamento
CNPq: Arquitetura e Urbanismo
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: TALIN, Layla Christine Alves. Inter-relações entre aspectos arquitetônico-construtivos e a acústica em espaços adaptados para a prática musical. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6342
Data do documento: 9-Out-2013
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