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Tipo: Dissertação
Título: A Organização Interacional em uma Escola Waldorf: uma análise das estruturas de participação em sala de aula de Língua Portuguesa
The Interactional Organization in a Waldorf School: an analysis of participation structures in a Portuguese Language classroom
Autor(es): Dias, Danielle Roberta
Abstract: Esta dissertação, embasada em teorias propostas, principalmente, pela Sociolinguística Interacional e pela Análise da Conversa Etnometodológica, investiga a organização interacional do evento aula de Língua Portuguesa em uma escola Waldorf, analisando as estruturas de participação em sala de aula, a fim de focalizar a participação e o envolvimento dos alunos. Os dados foram gerados através da observação participante e da gravação em áudio da fala-em-interação de uma turma do 6o Ano do Ensino Fundamental na maior instituição Waldorf de Minas Gerais. Após a geração dos dados, transcrevemos, segundo convenções desenvolvidas por Gail Jefferson, presentes em Sacks, Schegloff e Jefferson (2003), uma aula de Português, cuja duração é de 120 minutos, e a analisamos a partir da perspectiva êmica. Os resultados revelam que, na Parte Rítmica da aula, os estudantes mostram-se muito participativos e envolvidos com as atividades que a professora propõe, tanto que se autosselecionam para falar constantemente e, por exemplo, indicam educandos para executar as performances, sugerem verbos para a conjugação, recomendam tempos do modo indicativo e ajudam os colegas com as respostas. Outro momento da aula em que os discentes participam e envolvem-se muito ocorre, na Fase Final, com a recontagem da história do dia anterior. Já em situações de manutenção da hierarquia e assimetria na relação entre os dois principais agentes do discurso produzido em sala de aula é notória uma redução expressiva (não extinção) da participação e do envolvimento dos alunos nas atividades, o que pode ser comprovado pelas longas pausas sem tomada de turno. Porém, averígua- se algo valoroso sob a ótica educacional, visto que as práticas conversacionais ali construídas podem ser consideradas bem distintas do que normalmente se associa a uma sala de aula tradicional. Embora a docente utilize perguntas de respostas conhecidas, seu propósito não é avaliar os estudantes, mas sim coconstruir conhecimento, mesmo tendo, para isto, um trabalho adicional e custoso.
This dissertation, based on theories mainly proposed by the Interactional Sociolinguistics and the Ethnomethodological Conversation Analysis, investigates the interactional organization of the event Portuguese Language class in a Waldorf school, analyzing the structures of participation in the classroom in order to focus on the students’ participation and rapport. The data was collected through participant observation and audio recording of talk-in-interaction in a 6th grade at an elementary school, in the biggest Waldorf institution of Minas Gerais State, Brazil. After the data collecting, the author transcribed, according to the conventions developed by Gail Jefferson, presented in Sacks, Schegloff and Jefferson (2003), 120 minutes of a Portuguese class, which was analyzed considering the emic perspective. The results show that in the Rhythmic part of the lesson the students are very participative and involved in the activities proposed by the teacher, that they constantly volunteer themselves to talk and, for example, frequently indicate other students to do performances, suggest verbs to be conjugated, recommend present tenses and help their classmates with the answers. Another moment of the class in which the students participate and engage a lot is in the Final Phase by retelling the story from the previous day. In situations of maintenance of hierarchy and asymmetry between the two main speech agents produced in the classroom is notorious a significant reduction (not the extinction) of students’ participation and involvement in the activities, which can be proven by the long pauses without turn taking. However, something valuable can be noticed in the educational perspective, since the built of conversational practices can be considered distinct from the ones usually associated with a traditional classroom. Although the teacher uses the common answer to questions pattern, her purpose is not to evaluate the students, but to build knowledge with them, even though, for this, she has an additional hard work.
Palavras-chave: Etnometodologia
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Sociolinguística
Análise de interação em educação
Escola Waldorf
Estrutura de participação
CNPq: Linguistica Aplicada
Editor: Universidade Federal de Viçosa
Citação: DIAS, Danielle Roberta. A Organização Interacional em uma Escola Waldorf: uma análise das estruturas de participação em sala de aula de Língua Portuguesa. 2015. 225 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6359
Data do documento: 31-Mar-2015
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