Locus  

Browsing Matemática - Mestrado Profissional by Title

Browsing Matemática - Mestrado Profissional by Title

Sort by: Order: Results:

  • Silva, Ana Paula Rezende Calado da (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-30)
    O assunto principal deste projeto é o cálculo de áreas sob gráficos de funções e de áreas de regiões delimitadas por uma curva plana simples. A proposta é apresentar estes cálculos sem o uso de técnicas do cálculo, ou seja, ...
  • Dias, Tiago de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3012322412587235 (Universidade Federal de Viçosa, 2014-06-27)
    Na perspectiva de justificar a presença do Cálculo Diferencial e Integral como tema obri- gatório nos currículos de Matemática do Ensino Médio, neste trabalho é realizada uma pesquisa histórica dos currículos de Matemática, ...
  • Carvalho Júnior, Júlio César de; http://lattes.cnpq.br/6857279719881572 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-07-14)
    O objetivo deste trabalho ́e mostrar aos alunos e professores do Ensino Médio como as funções não algébricas são calculadas por computadores ou calculadoras. Empregaremos as aproximações polinomiais de Taylor para avaliar ...
  • Silva, Henrique José de Ornelas (Universidade Federal de Viçosa, 2018-02-28)
    Este trabalho aborda as construções geométricas via régua e compasso, a justificativa algébrica da impossibilidade da resolução dos três problemas clássicos gregos: a duplicação do cubo, a trissecção de um ângulo arbitrário ...
  • Nantes, Danúbia Diniz (Universidade Federal de Viçosa, 2019-02-22)
    Neste trabalho vamos nos dedicar às construções básicas com régua e compasso, às construções de polígonos regulares inscritos no círculo e segmentos que representam expressões algébricas. Analisaremos, à luz da teoria ...
  • Brito, Hugo de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/3249463332832851 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-07)
    Esse trabalho aborda os conceitos de função. Citamos fatos históricos sobre o desenvolvimento do conteúdo de funções e a importância da resolução de problemas no raciocínio e aprendizado matemático. Utilizamos exemplos de ...
  • Domingues, Vinicius Roberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/3518363863096272 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-02-09)
    Este trabalho trata aos conceitos de Aritmética Modular e Matrizes que são utilizados na Criptografia. Foram abordados fatos históricos para mostrar a importância da Criptografia. Apresentamos conteúdos que podem ser ...
  • Soares, Joardson Junio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5755971414474641 (Universidade Federal de Viçosa, 2018-04-06)
    Este trabalho ter ́a um enfoque nas Curvas Planas no Ensino Médio com uma perspectiva literária de aprofundamento teórico e de sugestão pedagógica. Introduziremos as noções de curvas planas com definições, teoremas e ...
  • Guimarães, Viviane Guerra; http://lattes.cnpq.br/1799449930048678 (Universidade Federal de Viçosa, 2015-04-07)
    Nesta dissertação elaboramos uma proposta de atividade educacional que envolve o ensino da Geometria Plana através de recursos manipuláveis. O trabalho consta de revisão bibliográfica, apresentando a proposta de ensino do ...
  • Oliveira, Gleisiani de Fátima; http://lattes.cnpq.br/3583548166755840 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-06-09)
    Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para o ensino de análise combinatória, utilizando um método de classificação de problemas. Este método deve auxiliar os alunos do ensino médio a identificar e diferenciar ...
  • Arruda, Alexandre Goulart; http://lattes.cnpq.br/1300293912550457 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-08-12)
    O presente trabalho tem como objetivo apontar as semelhanças, diferenças, e relações existentes entre progressão geométrica, juros compostos e função exponencial no que se refere ao ensino desses conteúdos, através da ...
  • Souto, Eduardo Filipe de Miranda; http://lattes.cnpq.br/0640834292176233 (Universidade Federal de Viçosa, 2017-03-14)
    Este trabalho aborda conceitos de Sequências Numéricas, Progressões Aritméticas e Geométricas. É apresentado um questionário de verificação de conhecimento prévio, essencial para o estudo, e uma proposta de Ensino de ...
  • Augusto, Cristiano Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/7068610596543305 (Universidade Federal de Viçosa, 2019-04-11)
    Neste trabalho discutiu-se a resolubilidade das equações algébricas com coeficientes reais de grau menor ou a igual a quatro, as relações existentes entre coeficientes e raízes das equações gerais, o Teorema Fundamental ...
  • Sousa, Natalia Goncalves de (Universidade Federal de Viçosa, 2018-11-23)
    Este trabalho, abordará o tema estatística no Ensino Médio, contribuindo para o entendimento das relações entre a Estatística estudada do ensino médio e sua grande aplicação no cotidiano. Sua elaboração foi fundamentada ...
  • Marcelino, Alcione Ludgério (Universidade Federal de Viçosa, 2018-06-29)
    O Ensino da Matemática, de acordo com a realidade brasileira, requer uma atenção especial aos conteúdos básicos. Segundo Boulos (2001), “[...]a compreensão de determinadas disciplinas fica prejudicada pela falta de ...
  • Cruz, Marcelo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2016518214986812 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-03-18)
    Neste trabalho foi feito um estudo do ensino de funções reais nas escolas de Piranga-MG, apresentando algumas dificuldades e deficiências do processo ensino-aprendizagem através de um questionário respondido pelos professores ...
  • Mota, Ayrton Pereira da; http://lattes.cnpq.br/2158457815879190 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2014-04-04)
    Este trabalho aborda o Teorema de Euler para poliedros. Apresentamos fatos históricos relacionados ao Teorema de Euler, algumas demonstrações do teorema e uma noção da característica de Euler-Poincaré. Apresentamos também ...
  • Gomes, Márcio Roberto (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2013-04-10)
    O objetivo deste trabalho é dar um enfoque mais geométrico na introdução dos números complexos, de forma a torná-los mais compreensíveis e eliminando a ideia de números estranhos e de difícil compreensão.Para alcançar tal ...
  • Domingos Neto, Silvino; http://lattes.cnpq.br/7075003735929588 (Universidade Federal de ViçosaBREnsino de MatemáticaMestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalUFV, 2014-03-17)
    O presente trabalho abordou o tema ferramentas auxiliares no ensino e aprendizagem das funções seno, cosseno e tangente. Teve como foco atividades de matemática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que investiga a ...
  • Mileno, Evandro (Universidade Federal de Viçosa, 2015-12-14)
    O conteúdo funções é um dos mais importantes da matemática e esta presente no cotidiano de todas as pessoas, seja de forma direta ou indireta. Estes, dentre outros fatores justifica a presenga deste conteúdo na grade ...

Search DSpace


Browse

My Account